Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 20 casais dizem ‘sim’ em casamento coletivo promovido pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Há 15 anos Patrícia Sabino da Silva e José Adriano da Silva nutriam um sonho: oficializar a união diante de Deus e dos homens. E, finalmente, eles conseguiram, se casaram. O desejo só se concretizou porque a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), em parceria com a Defensoria Pública da Paraíba, colocaram em prática um projeto piloto de casamento coletivo. Além de Patrícia e Adriano, mais 21 casais disseram sim nesta sexta-feira (20).

A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Presidente João Pessoa, no bairro do Jardim Veneza, e envolveu casais que moram no Residencial Vista do Verde. A iniciativa também abriu espaço para quase 100 convidados, que testemunharam o momento de felicidade de todos eles.

Patrícia e Adriano contam que sem esse projeto não conseguiriam realizar a festa de casamento. “Estou sentindo muita gratidão a Deus. Foi um presente de Deus. Esse é um projeto que não tem em todos os lugares. Foi uma grande oportunidade”, agradeceu a noiva.

“A união é um projeto de Deus, em continuação, desde o começo do mundo. Sem esse projeto não iria ter como fazer o casamento. Esse projeto foi muito importante para nós e eu acredito que para todos também”, completou Adriano.

A chefe de gabinete da Semhab, Karla Souza, explicou como a proposta do casamento coletivo surgiu. “Esse trabalho lindo da Secretaria de Habitação, através do trabalho social que é desenvolvido dentro dos condomínios entregues pela Prefeitura de João Pessoa. A equipe incansável, sempre procurando trazer inovações, acesso, porque iniciativas como essa são louváveis, mas demoram chegar à comunidade. E é isso que a equipe da Secretaria de Habitação faz, é esse braço estendido, de alcance para a efetivação dos direitos. A secretária Socorro Gadelha está felicíssima. Habitação não é só entregar casa, é trazer condições dignas de sobrevivência e efetivação de direitos”, destacou.

Regina Franca, diretora do trabalho técnico da Semhab, detalhou os preparativos para o casamento, que começaram na quinta-feira (19), quando as noivas tiveram um dia especial com esmaltação de unha e designer de sobrancelhas. Nesta sexta-feira, foi a vez de fazer o penteado e a maquiagem, tudo de graça.

“A Secretaria de Habitação desenvolve um trabalho com as famílias dos residenciais, que são entregues pela prefeitura. E nós desenvolvemos um trabalho de um ano com essas famílias no pós-ocupacional. Dentro desse trabalho surgiu a ideia de fazer um casamento comunitário com as famílias que têm o sonho, mas não têm a condição. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado, nasceu esse projeto. Tratam-se de casais que já vivem juntos, já têm a união estável e, no dia de hoje, consolidaram essa união”, detalhou.

Nilton Soares de Oliveira Neto, assessor da Defensoria Pública e um dos idealizadores do projeto, falou dos direitos que o casamento garante às famílias. “A gente conseguiu agregar essa ausência de legalidade das uniões das famílias e um projeto pessoal que a gente vem trabalhando de resgatar a família como base, a união legalizada através do casamento civil. Junto com os cartórios daqui de João Pessoa que são parceiros, o 6º e o 7º cartório, hoje esses 22 casais fizeram essa união que dá mais garantias aos beneficiados nas habitações do município”, salientou.

A cerimônia foi realizada pelo pastor Josimar Tavares, que lembrou a importância dos laços matrimoniais. “O casamento é instituído por Deus. Mas o casamento não é todo tempo alegria, muitas vezes a luta chega e nos dias das situações difíceis, a união e o amor serão provados. Porque viver bem quando tudo está bem é fácil, mas quando a dificuldade chega é que chega a prova. Eu tenho certeza que com respeito e amor, esses casamentos vão durar para sempre”, celebrou.

Continue Lendo

Paraíba

“Quem sabe é Deus”, diz Cícero Lucena sobre futuro político nas eleições de 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deu início a uma agenda de visitas pelo interior da Paraíba, alimentando especulações sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado em 2026.

Nesta terça-feira (14/01), Cícero esteve em Ouro Velho, no Cariri paraibano, a convite do prefeito Dr. Júnior (União Brasil), durante as festividades de 64 anos de emancipação política do município.

“Quem sabe é Deus”, disse o gestor sobre a posição dele na majoritária no próximo pleito, conforme registrado pela Rádio Correio 98 FM.

Recebido como convidado de destaque, Cícero classificou a agenda como um gesto de gratidão pelo convite recebido por Dr. Júnior.

“Um convite que muito me honrou do prefeito Júnior que tem nesse momento cuidando de Ouro Velho, mas que já tem cuidando há muito tempo por meio do grupo, e agora ele assume a condição. Ele que tem um serviço humanitário muito forte naquela região por médico que é e agora cuida da população. É uma cidade que dá gosto de você ver. Quando o poder público tá cumprindo sua ação e compromisso de cuidar da população. E ao completar 64 anos teve uma belíssima festa que eu tive o prazer de ser convidado e sou grato pelo gestor”, explicou.

 

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2026: Lucas diz que está pronto para dar continuidade ao projeto de João Azevêdo na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), agradeceu a confiança do governador João Azevêdo (PSB) ao ser indicado pelo gestor como candidato natural ao projeto de sucessão da chefia estadual nas eleições de 2026.

Após reafirmar intenção de disputar o Senado Federal no próximo pleito, João destacou que Lucas teria total condições de disputar a majoritária pelo grupo sem que a mobilização cause rachaduras na base.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Corrieo 98 FM desta quarta-feira (14/01), o vice-governador destacou, também, que está pronto para dar continuidade ao projeto do governador na Paraíba.

“Primeiro dizer que é muito gratificante contar com a confiança do governador, não é algo que a gente construiu do dia para a noite, tem sido construído ao longo desses anos com muito trabalho, com muita serenidade e confiança. E a parceria de fazer parte desse governo, de ajudar a gestão a realizar as entregas que nós temos realizado e que vamos ainda realizar também. Fico feliz de poder representar a continuidade desse projeto, que é o que defendemos enquanto grupo que a Paraíba siga nesse caminho”,

Continue Lendo

Paraíba

“Somos um governo municipalista”, afirma João após gestores se queixarem de não receber convite para evento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), rebateu nesta quarta-feira (15/01) alguns prefeitos paraibanos que se queixaram de não terem sido convidados para participar do evento de lançamento do programa ‘Paraíba 2025-2026’.

A solenidade, que ocorreu na última segunda-feira (13/01) em João Pessoa, teve por objetivo divulgar as ações e investimentos que ocorrerão na Paraíba nos próximos anos na ordem de quase R$ 12 bilhões. Após o evento, o gestor reuniu durante um almoço 146 prefeitos para reforçar parcerias com o municipalismo do Estado e ampliação de convênios.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, João destacou que é natural que alguns prefeitos que não são aliados tenham suas insatisfações, no entanto, ele reforça que a gestão estadual adota uma postura municipalista.

“Nós agimos assim desde 2019. Nós fizemos 213 creches, será que os 213 prefeitos são aliados do governador? Não fizemos asfaltos em 210 cidades, será que os 210 prefeitos são aliados do governador? Isso já está devidamente respondido na nossa postura enquanto governo. Nós somos um governo municipalista. Isso já está provado e comprovado de que nós agimos assim. Não há dúvida com relação a isso e eu tenho certeza absoluta que na cabeça de ninguém tem essa dúvida de que eu tenho qualquer problema. Se você verificar aí, os anúncios que foram feitos na segunda-feira tem vários munícipios que os prefeitos não são aliados e jamais serão aliados meus, mas eu faço obra pra prefeito não, faço obra pra população do município”, explicou.

Ouça:

A reação dos gestores foi provocada após a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), lamentar não ter sido convocada para o lançamento do programa. Em resposta, o governador afirmou que não é de sua atribuição o cerimonial do evento e destacou que a cidade foi uma das maiores contempladas com os investimentos.

“Não sou eu que faço o cerimonial e não sou eu que faço a relação do convite, obviamente. O governador tem outras atribuições. Entretanto se você olhar na relação, Cajazeiras teve obras mais do que a grande maioria dos municípios. O que interessa esse convite ou a obra no município?”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo