O governador João Azevêdo participou da solenidade de entrega do Prêmio do Esporte Paraibano, que ocorreu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, na noite da quinta-feira (19/12). A edição 2024 da premiação, que reconhece atletas, paratletas, técnicos e outras personalidades que contribuíram para fortalecer o segmento, encerra um ano de muitas conquistas para o esporte paraibano: a realização do megaevento Paraíba Beach Games, dos Jogos da Juventude, do Circuito Brasileiro de Ginástica Artística e o desempenho de atletas e paratletas paraibanos na Olimpíada de Paris são apenas alguns exemplos – eventos que projetaram o nome da Paraíba para o mundo, gerando bons resultados para outros segmentos, como turismo e economia.
Na ocasião, João Azevêdo anunciou ainda mais investimentos para o esporte paraibano, com a assinatura da Ordem de Serviço para a adequação da iluminação em LED dos estádios José Américo de Almeida Filho (Almeidão), em João Pessoa, e Ernani Sátyro (Amigão), em Campina Grande – os investimentos são de R$ 2,5 milhões.
Durante a solenidade, acompanhado também pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, o gestor paraibano destacou a importância da homenagem. “O trabalho que a Secretaria da Juventude e Esporte tem feito pelo esporte amador e profissional é extraordinário – e isso tudo faz com que a gente se sinta na obrigação de homenagear aqueles que, verdadeiramente, lutam e levam o nome da Paraíba mundo afora. Ter uma noite como essa, dedicada ao esporte, dedicada àqueles que, através de um esforço pessoal, tiveram condições de fazer essa representação, para nós, que fazemos o Governo do Estado, é muito importante. É uma forma mínima de agradecer o esforço de cada um que levou o nome da Paraíba tão longe”, observou.
João Azevêdo também destacou os investimentos do Governo da Paraíba na participação dessas conquistas. “Nós temos tido a condição de fazer com que todos os nossos atletas participem de praticamente todas as disputas onde somos selecionados. Além disso, através de Programas como o Bolsa Esporte, a gente tem condição de beneficiar, só com esse programa, mais de 550 atletas que recebem a bolsa nos mais diversos níveis – de bolsas de representatividade, que chegam a R$ 4 mil às bolsas menores. Isso tudo como forma de incentivar, de permitir que o atleta tenha a mínima condição de se dedicar verdadeiramente ao esporte”, comentou, lembrando outras iniciativas, como a liberação de editais, por meio da Cagepa e do Detran, para beneficiar o futebol profissional masculino e feminino. “Isso tudo é o resultado do entendimento que temos de que o esporte nos representa”, completou, ao lembrar que o Governo já trabalha na elaboração de um projeto para a construção do Centro Paralímpico de João Pessoa.
Em seu discurso, o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, também evidenciou a importância dos investimentos para as conquistas obtidas pelo esporte paraibano no ano de 2024. “Tenho certeza de que nunca existiu um ano igual a este que estamos passando, com tantas conquistas, com tantas realizações. Neste ano, tivemos 27 mil estudantes da rede pública participando dos Jogos Escolares aqui no nosso Estado — dos 223 municípios, 218 participaram dos Jogos Escolares. Tivemos ainda os Jogos da Juventude, que foram realizados em João Pessoa, mostrando a capacidade da Paraíba de sediar grandes eventos”, comentou.
O secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim, classificou 2024 como um ano “ímpar” para o esporte paraibano. “Estou na Sejel desde o início, um ano tão bom para o esporte, tão promissor, tão decente para esse segmento”, completou, destacando o interesse de presidentes de confederações em trazer eventos para a Paraíba, algo bem diferente até pouco tempo.
A solenidade do Prêmio do Esporte Paraibano foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; pelo presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius; pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Isaías Gualberto, entre outras autoridades.
A premiação – O Prêmio do Esporte Paraibano já faz parte do calendário esportivo do Estado, e busca homenagear atletas, paratletas, técnicos e dirigentes que se destacaram ao longo do ano, contribuindo para o fortalecimento do segmento esportivo. Foram homenageados 360 nomes com troféus de Honra ao Mérito. Entre os agraciados, estão atletas, paratletas que conquistaram medalhas nos Jogos da Juventude, Paralimpíadas Escolares, além daqueles que conquistaram pódio em Paris 2024, assim como os que conquistaram alto rendimento nos Jogos da Juventude.
A premiação foi dividida nas seguintes categorias: Paralimpíadas Escolares (etapa nacional de São Paulo); Jogos Mirins 2024; Jogos Escolares Brasileiros; Jogos da Juventude; Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-17; Copa Paraíba de Futebol Raimundo Braga 2024; Atletas Paralímpicos; Indicados por Entidades Esportivas; Gerentes Regionais de Educação da Paraíba; Coordenadores das Gerências Regionais de Educação; Colaboradores e Parceiros da Sejel; Entidades e Organizadores de Eventos apoiados pelo Governo do Estado; e os Melhores Atletas de 2024.
Nessa categoria, os homenageados foram Giovana Campos (Natação); Silvana Fernandes (Parataekwondo); Netinho Marques (Taekwondo); e Petrúcio Ferreira (velocista paralímpico).
Ouro na Paralimpíada de Paris 2024, Petrúcio Ferreira falou em nome dos demais atletas homenageados com o Prêmio do Esporte Paraibano. “É uma grande honra falar em nome de todos os atletas homenageados deste ano de 2024, um ano que trouxe muitas conquistas e realizações – e muito ainda está por vir. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado, que está sempre acreditando no nosso trabalho, sempre nos incentivando com o Bolsa Atleta, o que tem nos dado segurança de seguir nossa carreira, com dias e dias de treino, até chegar às grandes competições. E fico muito feliz por estar aqui hoje, com novos nomes surgindo no cenário do esporte paraibano, e isso nos alegra cada vez mais”, concluiu.