O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe na edição desta sexta-feira (20/12), o Decreto nº 46,073, de 19 dezembro de 2024, que autoriza a desapropriação de terras para início das obras de construção do Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo, projeto popularmente conhecido como ‘Ponte do Futuro’.
De acordo com a publicação, “as áreas localizadas no Município de Santa Rita, destinadas à realização de compensação ambiental” que será implantada em quatro locais.
“É de natureza urgente a desapropriação de que trata este Decreto, para efeito de imediata imissão na posse dos imóveis descritos, de conformidade com o disposto no artigo 15 do Decreto–Lei nº 3.365/41“, diz a Portaria.
Clique aqui e confira a íntegra da publicação.
Ponte do Futuro
As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. A iniciativa é apontada como a maior obra do Governo da Paraíba de todos os tempos. O projeto consiste na construção das duas pontes. A primeira com 2 km ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena; terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.