Nos acompanhe

Paraíba

Funjope reúne Marinha e Corpo de Bombeiros para discutir segurança durante show pirotécnico

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou, na quinta-feira (19/12), uma reunião com o Corpo de Bombeiros, Marinha e a empresa responsável pela queima de fogos na festa do Réveillon. O encontro teve como objetivo discutir os procedimentos de segurança para realização do show pirotécnico no dia 31 de dezembro, que vai durar oito minutos e usará fogos sem estampido.

“Essa reunião que realizamos hoje é uma prática constante e cotidiana da Funjope. Sempre que anunciamos uma programação festiva, cultural, que envolve um grande evento, nós reunimos as autoridades, instituições que fazem interface àquele setor. No caso da queima de fogos, temos a necessidade de dialogar com a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e com a empresa responsável para que possamos planejar detalhadamente os acertos finais dessa queima de fogos que, este ano, será de oito minutos”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que, há mais de três anos, a Prefeitura de João Pessoa só utiliza fogos sem estampido em todos os eventos. “Nós conversamos com o Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos para ajustarmos e observarmos todos os detalhes para que possamos fazer um Réveillon bonito, mas evidentemente com segurança e tranquilidade para todos os envolvidos, inclusive o público”, disse.

O tenente Pablo Lopes, da Capitania dos Portos da Paraíba, explicou que a Marinha do Brasil participou da reunião para orientar os organizadores do evento nos aspectos relacionados à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.

“Isso para o evento envolvendo balsas fundeadas ao Largo de Tambaú, Cabo Branco e proximidades para o espetáculo pirotécnico. Orientamos a Funjope, Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente nos assuntos referentes à queima de fogos em balsa flutuante”, afirmou.

Já o capitão Severino Simão Leite, vistoriador da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, acrescentou que foi definido que o responsável pela queima de fogos, ou seja, a empresa que ganhou a licitação, vai submeter o projeto ao Corpo de Bombeiros para análise e devida aprovação.

“Logo após a aprovação desse projeto, é solicitada uma vistoria para que a gente verifique o que foi aprovado no projeto, se está de acordo, e aí sim, é liberado para o evento. O trabalho do Corpo de Bombeiros é fazer a vistoria de prevenção contra incêndio e controle de pânico. Vistoriamos o local para ver se está de acordo com as normas vigentes e na segurança do pessoal que vai ficar na praia”, explicou.

Além do tenente Pablo Lopes, da Capitania dos Portos da Paraíba, e do capitão Severino Simão Leite, vistoriador da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, participaram ainda da reunião Anderson de Oliveira, representando a empresa que fará o show pirotécnico e Jocélio Araújo, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo lança Operação Verão 2025 e entrega duas novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo lançou, na tarde desta quinta-feira (19), em João Pessoa, a Operação Verão 2025, que vai contar com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e outros integrantes do Sistema de Segurança Pública, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Sistema Penitenciário. As ações da operação já começam nesta sexta (20), quando tem início o verão, abrangendo os festejos de fim de ano e o Carnaval. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou dois caminhões autobomba tanque (ABTS), que serão utilizados em salvamento e no combate a incêndios — os investimentos são de R$ 4,4 milhões e representam um grande reforço já nas ações deste ano.

Durante a solenidade de lançamento, realizada no Largo de Tambaú e que contou com apresentação musical conjunta das três bandas das forças de segurança, João Azevêdo ressaltou que a Operação Verão busca proteger igualmente a população paraibana e os turistas que visitam o Estado. “Esta operação, que ocorre todos os anos, nesta edição ela se reveste de uma dimensão maior, com a integração de novas secretarias, como a Secretaria da Saúde, que passa a dar suporte aos bombeiros, aos guarda-vidas, para que a gente tenha um resultado melhor não só na proteção do turista, mas também do cidadão que aqui mora. Será uma grande operação — se estendendo até depois do Carnaval — para que a gente possa manter João Pessoa e as demais cidades com essa tranquilidade, que é sentida pelo País inteiro, haja vista o número de turistas que escolhem a Paraíba”, afirmou.

“É muito importante que a gente entenda que a Operação Verão é parte de tudo aquilo que o Governo tem feito pela Segurança deste Estado, fazendo com que a gente seja considerado por órgãos externos como o sistema de Segurança que se destaca nacionalmente. E quero agradecer, como um cidadão que nasceu neste Estado, aos homens e mulheres que fazem a Segurança Pública da Paraíba. A economia paraibana cresceu, o número de turistas que nos visitam é cada vez maior, e essas conquistas, entre tantas outras, refletem na necessidade de termos um Sistema de Segurança cada vez mais efetivo e cada vez mais preparado”, observou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, também evidenciou os investimentos que a pasta tem recebido do Governo do Estado. “A Segurança Pública é dever, missão de cada um de nós, compromisso de garantir que o nosso Estado continue tendo a visibilidade que tem e sendo referência no turismo, e isso é graças aos esforços de toda a equipe de Governo — e naturalmente a Segurança Pública também tem essa responsabilidade. E, neste ano, vamos ter um diferencial: a Secretaria de Saúde irá compor com o Corpo de Bombeiros e dar uma resposta mais rápida na busca e salvamento no nosso Litoral”, disse, citando outras parcerias, com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e também com a Secretaria do Turismo de João Pessoa.

Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação formal das tropas com os equipamentos — carros, motos, triciclos, bicicletas, botes, jet skis, entre outros, utilizados tanto no policiamento quanto nas atividades bombeirísticas. Este ano, todo o efetivo está empenhado na operação nos 223 municípios paraibanos, com reforço naqueles que concentram maior população e circulação de pessoas. Haverá, ainda, o uso estratégico das duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), em operações policiais e resgates aeromédicos.

A solenidade de lançamento da Operação Verão 2025 foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo delegado-geral de Polícia Civil, André Rabelo; pelo comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Sérgio Fonseca; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo; pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), João Alves; pelo superintendente do Detran, Isaías Gualberto; pela secretária da Setde, Rosália Lucas; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; e pelo deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), entre outras autoridades.

Por fim, houve a apresentação conjunta das três bandas das forças de Segurança, com um repertório natalino e contemporâneo, em alusão aos festejos de fim de ano.

Atuação das forças de segurança — O efetivo da Polícia Militar vai atuar com uso de viaturas, motocicletas, cavalos, drones, bicicletas, além do policiamento a pé. As estratégias adotadas seguem as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, que realizam o mapeamento e ocupação de áreas visando a prevenção e combate aos crimes contra o patrimônio e à vida.

Na capital haverá a presença do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) com ações de rondas, blitzen, abordagens e ações preventivas em toda a orla de João Pessoa, Lucena e Conde. O esquema de segurança prevê o uso dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos, que permitem mais rapidez e agilidade no atendimento em ocorrências com terrenos diversos.

Já o Corpo de Bombeiros irá receber o reforço de médicos da Secretaria de Estado da Saúde, para atendimento a ocorrências de resgates, especialmente de afogamentos. A parceria vai agilizar o atendimento das vítimas, em Viaturas de Intervenção Rápida (VIR) – com médicos e bombeiros militares, até o Hospital de Trauma de João Pessoa.

Ao longo da faixa que se estende de Barra de Camaratuba a Acaú, abrangendo os limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco os guarda-vidas estarão realizando o serviço de praia, com o suporte de embarcações, lanchas, botes infláveis de salvamento e jet-skis para a segurança dos banhistas, atuando também no interior do estado, em mananciais, como rios, açudes e lagos.

A corporação conta com mergulhadores treinados e especializados em operações de busca e resgate em ambientes subaquáticos, garantindo uma resposta eficaz em situações que demandem atuação nesse tipo de cenário.

Durante a Operação Verão, a Polícia Civil vai reforçar os plantões e nos locais de maiores eventos serão instaladas Delegacias Móveis. A Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher (Coordeam) também vai funcionar com mais equipes, graças ao ingresso de novos servidores, recém-nomeados.

A instituição ainda dispõe da Delegacia Online – delegaciaonline.pb.gov.br – na qual o cidadão pode realizar registro remoto de notícias de fatos e ocorrências policiais não-violentas tais como perda ou extravio de documentos, furtos simples, registro de pessoas desaparecidas e de violência doméstica e familiar, incluindo requisição de Medida Protetiva de Urgência e manifestação pela Representação Criminal. Já o Disque Denúncia – 197 possibilita ao cidadão denunciar, anônima e remotamente, práticas criminosas e autorias delitivas, inclusive com a possibilidade de envio de áudios, fotos e vídeos, via WhatsApp.

Com um efetivo de 60 agentes de trânsito e um total de 12 viaturas, além de dois reboques e uma van, o Detran-PB, por meio da Lei Seca, também participará da Operação Verão 2025.  Os agentes de trânsito serão responsáveis pelas fiscalizações, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras de sinalização retrátil.

Continue Lendo

Paraíba

Audiência Pública para debater o Plano Diretor de CG será realizada pela Câmara nesta sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após ser protocolado na Câmara Municipal pela Prefeitura de Campina, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), no mês de agosto, o Projeto de Lei da Revisão do Plano Diretor de Campina Grande, que atualiza as diretrizes de planejamento urbano do município, será debatido em uma Audiência Pública nesta sexta-feira, 20 de dezembro. O evento, promovido pela Comissão de Assuntos Relevantes da Casa legislativa, acontecerá às 9h30, na sede da OAB-PB, localizada no bairro Catolé.

O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, que esteve à frente da Revisão como presidente do Comitê Gestor, apresentou os principais pontos do projeto aos vereadores na última quarta-feira (18), destacando a importância da participação popular alcançada no processo. Ele comemorou o andamento das discussões na Câmara e falou sobre a expectativa de que o projeto seja votado ainda em 2024.

“O Plano Diretor é a base para o desenvolvimento ordenado da nossa cidade pelos próximos 10 anos. Estamos felizes com o avanço do debate na Câmara e confiantes de que o diálogo com os vereadores e a sociedade será positivo para a aprovação do Novo Plano Diretor ainda este ano’, ressaltou Felix.

A Audiência Pública desta sexta-feira (20) será aberta a todos que quiserem participar. A expectativa é de que neste encontro participativo seja definida ainda para 2024, a data da votação para a aprovação do Plano Diretor.

Continue Lendo

Paraíba

“Vão se surpreender”, diz João sobre anúncio que fará em janeiro dos investimentos para 2025-2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital nesta quinta-feira (19/12), confirmou que já no próximo mês de janeiro anunciará um conjunto de investimentos para o período de 2025-2026 que surpreenderá a todos devido ao alto número de ações que serão proporcionadas nos últimos anos da sua segunda gestão como chefe do Executivo Estadual.

Segundo João, o anúncio do projeto ‘Paraíba 25/26″ será feito na segunda-feira, dia 06 de janeiro de 2025, momento em que também prestará contas de todas as ações realizadas ao longo do ano 2024.

Os investimentos, diz João, serão direcionados para todas as áreas e não apenas no setor de obras físicas.

Confira o vídeo:

Continue Lendo