Foi protocolada nesta terça-feira (17/12), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato eleito Cláudio Régis e seu vice, Afonso Galvão, acusando a chapa de abuso de poder político e econômico, bem como compra de votos nas eleições municipais de 2024. A ação é movida pela oposição ao grupo, representado pela chapa da candidata Gleds.
Diante das denúncias apresentadas, a AIJE solicita a inelegibilidade de Cláudio Régis e Afonso Galvão. Após análise judicial com a comprovação das acusações, a eleição da chapa eleita poderá ser anulada, cassando os diplomas dos candidatos, além do pagamento de multa.
Entre as denúncias, destaca-se a utilização da função pública para benefício eleitoral, a coação de eleitores e a captação ilícita de sufrágio, termo para descrever a prática ilegal de compra de votos.
Leo Bezerra confirma que haverá mudança no secretariado municipal para a próxima gestão de Cícero
Publicado
em 17 de dez de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), reeleito em João Pessoa, confirmou que haverá uma reunião para definir quais nomes comporão o novo secretariado da próxima gestão do Executivo Municipal pessoense.
Segundo Leo, nenhum nome está definido ainda, mas alguns ajustes serão feitos.
“Não sei se grande reforma, mas vai fazer algumas reformas, alguns ajustes“, afirmou o vice-prefeito.
O comentário do gestor foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (17/12).
Confira o áudio:
Possibilidades
O presidente estadual do AGIR 36, Flávio Moreira, após ato de diplomação do vereador eleito do partido, Luís da Padaria, e dos suplentes, na segunda-feira (16/12), reforçou que busca ocupar espaços na gestão municipal em que a legenda “possa dar execução os projetos que fazem nosso partido”.
Consta entre os diplomados a suplente Alyne Moreira, 5ª mulher mais votada nas eleições deste ano em João Pessoa.
Mesmo sem querer apontar secretarias específicas, por entender que a decisão cabe ao prefeito Cícero Lucena (PP), Moreira destacou a trajetória da esposa Alyne no que tange o tocante à administração pública.
“Alyne é reconhecidamente uma técnica de mão cheia e capaz de ocupar qualquer espaço para servir ao povo de nossa cidade, visto que é vocacionada a ajudar quem mais precisa, assim como Cícero. Alyne tem como maior inspiração Lauremilia, uma abnegada mulher a serviço de nosso povo e certamente pode estar em qualquer lugar que o prefeito entender necessário”, destacou.
Já o vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP), por diversas ocasiões, manifestou interesse em comandar a Segurança Municipal de João Pessoa.
“É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.
Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).
Repartições estaduais têm ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro
Publicado
em 17 de dez de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
Os dias 24 e 31 de dezembro, datas que antecedem as comemorações de Natal e Ano Novo, serão ponto facultativo no Estado da Paraíba. A portaria do Governo do Estado nº 835 assinada pelo secretário da Administração, Tibério Limeira, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).
Conforme a portaria, o ponto facultativo é aplicado a todos os servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.
Governador nomeia mais 211 aprovados da segunda turma do concurso da Polícia Civil
Publicado
em 17 de dez de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (17), os atos de nomeação de 211 concursados da Polícia Civil, que concluíram a segunda turma do curso de formação. Os atos governamentais serão divulgados na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).
“Assinamos as portarias de 211 aprovados, que fizeram o curso de formação e passam a integrar as nossas Forças de Segurança e prestar um melhor serviço à população. A próxima turma será chamada no primeiro semestre de 2025, compromisso que assumimos e estamos honrando. Sejam todos bem-vindos às suas funções e que possam cumprir suas missões com esforço e dedicação”, frisou o chefe do Executivo estadual.
Ao todo, o concurso da Polícia Civil ofereceu 1.400 vagas, o maior da história da corporação. Na primeira etapa, foram convocados e nomeados 485 aprovados, sendo 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas. Nesta segunda etapa, 214 concursados já foram nomeados em novembro.