Nos acompanhe

Paraíba

Projeto Praia Limpa atua nos municípios de João Pessoa e Mataraca neste final de semana

Publicado

em

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizará, nas manhãs deste sábado (14) e domingo (15), ações do projeto Praia Limpa nos municípios de João Pessoa e Mataraca. No sábado (14), as atividades acontecem na praia do Bessa, em João Pessoa, das 7h30 às 10h30, a partir do nº 1890 da Avenida Governador Argemiro de Figueiredo. No domingo (15), a ação acontecerá na praia de Barra de Camaratuba, em Mataraca, das 9h às 12h, e a partir da Boca da Barra. Ambas as ações acontecem em parceria com o Projeto LimpaMar da ONG Guajiru.

Serão fornecidos acessórios de coleta e luvas para os voluntários que participarem da ação, aos quais se recomenda levar garrafa d’água e protetor solar para se manterem hidratados e protegidos durante as atividades. Os participantes também receberão coletes de identificação do projeto Praia Limpa, que devem ser devolvidos à organização no final de cada ação.

O projeto Praia Limpa atua com práticas de educação ambiental nas praias paraibanas envolvendo ações de conscientização voltadas para banhistas e proprietários de bares e restaurantes de toda a costa litorânea. Durante a ação, haverá a distribuição de sacolas biodegradáveis, mutirões de limpeza, orientações sobre o descarte correto do óleo e sobre a proibição de canudos plásticos, blitz ecológica, entre outras práticas sobre as ações.

Continue Lendo

Paraíba

Seis cidades da Paraíba têm estado de emergência decretado devido à estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Defesa Civil Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), decretou nesta sexta-feira (13/12) estado de emergência em seis cidades paraibanas devido ao longo período de estiagem.

Os munícipios são: Desterro, Itabaiana, Queimadas, Riacho dos Cavalos, São José de Princesa e Soledade.

De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), as localidades afetadas vêm enfrentando dificuldades severas em garantir recursos hídricos, o que tem agravado as condições econômicas e sociais.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, as prefeituras dessas cidades estão aptas para solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público arquiva inquérito contra Gusttavo Lima e paraibanos no caso das Bets

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) arquivou, nesta sexta-feira (13/12), as investigações sobre lavagem de dinheiro contra o cantor Gusttavo Lima e o casal José André da Rocha Neto e Aislla Rocha, empresários paraibanos ligados à casa de aposta Vaidebet.

O novo despacho, assinado pela subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos, Norma Mendonça Galvão de Carvalho, acompanha o entendimento dos promotores de Justiça que atuam no caso. Eles consideraram que a investigação policial não apontou crimes que justificassem uma acusação de lavagem de dinheiro contra a Vaidebet e contra o artista.

Os promotores entendem que a mera exploração de atividade de apostas online não cumpre o requisito porque leis de 2018 e 2023 permitiram o funcionamento das bets no Brasil.

“Como bem colocado pelos representantes ministeriais, não ficou configurado lastro probatório mínimo para a deflagração de ação  penal em relação aos destacados investigados, o que autorizaria a rejeição de eventual denúncia ou, caso fosse recebida, caracterizaria inegável constrangimento ilegal, apto a ensejar a propositura de habeas corpus para o trancamento da ação penal”, frisou a subprocuradora.

Continue Lendo

Paraíba

Alunos da Escola Municipal Fernandes Vieira recebem visita e presentes do Papai Noel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Fernandes Vieira, no bairro dos Ipês, tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (13). Elas receberam a visita de Papai Noel e da Mamãe Noel que trouxe um saco recheado de brinquedos. A ação foi fruto de mais uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE), com o Instituto Alpargatas (IA).

A Escola Fernandes Vieira foi a primeira escola de João Pessoa a ser abraçada por este projeto do Instituto Alpargatas. As 103 crianças matriculadas na escola escreveram a cartinha e estas foram adotadas pelos voluntários do IA.

“Nossos alunos estavam bastante ansiosos por este momento. É a primeira vez que eles estão tendo a oportunidade de escreverem uma cartinha e serem presenteados pelo Papai Noel”, afirmou a diretora administrativa, Solange Franco Ribeiro.

A analista do Instituto Alpargatas, Geilza da Silva Pereira Santos, falou sobre a importância da ação ‘Papai Noel na Escola’. “Nós temos uma imensa alegria de fortalecer essa credibilidade e esse legado que é a importância da educação para as crianças, justamente com essa união do espírito natalino. Os nossos voluntários, que são funcionários do Alpargatas, também amigos, parceiros, familiares dos funcionários, eles têm a maior alegria e prazer em nos procurar para poder adotar as cartinhas das crianças. É mais uma ação de sucesso junto com a Secretaria de Educação”, disse Geiza.

Antes da entrega dos presentes, os alunos realizaram apresentações culturais com músicas natalinas.

Emanuelle Larissa, do 1° ano, estava bastante feliz porque conseguiu ganhar de Papai Noel o que tanto queria. “Eu pedi um kit de pulseiras e maquiagem. Estou muito feliz. E fiquei muito feliz também porque Papai Noel esteve em nossa escola”, disse sorrindo a aluna.

Desde 2022 a Sedec vem desenvolvendo uma série de atividades em parceria com o Instituto Alpargatas, entre elas o ‘Programa Educação pela Cultura’, ‘Programa Educação pelo Esporte’, ‘Educação Profissional’, Prêmio Aluno Nota 10’, entre outros.

“E neste ano, essa ação com o voluntariado dos funcionários da empresa do Alpargatas. Vem reconhecendo uma ação exitosa da Sedec junto com o Instituto Alpargatas e, nesse momento de Natal, em que as pessoas celebram esse momento de comunhão, de fraternidade, de união, de colaboração, vem de forma muito feliz presentear as crianças da Escola Fernandes Vieira e que, pra nós, da Secretaria de Educação, também nos regozijamos com esse momento junto com a unidade de ensino e com a equipe do Instituto Alpargatas”, falou o diretor da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projeto de Vida da Secretaria de Educação, Lucian Souza da Silva.

Continue Lendo