Nos acompanhe

Paraíba

Alunos da Escola Municipal Fernandes Vieira recebem visita e presentes do Papai Noel

Publicado

em

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Fernandes Vieira, no bairro dos Ipês, tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (13). Elas receberam a visita de Papai Noel e da Mamãe Noel que trouxe um saco recheado de brinquedos. A ação foi fruto de mais uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE), com o Instituto Alpargatas (IA).

A Escola Fernandes Vieira foi a primeira escola de João Pessoa a ser abraçada por este projeto do Instituto Alpargatas. As 103 crianças matriculadas na escola escreveram a cartinha e estas foram adotadas pelos voluntários do IA.

“Nossos alunos estavam bastante ansiosos por este momento. É a primeira vez que eles estão tendo a oportunidade de escreverem uma cartinha e serem presenteados pelo Papai Noel”, afirmou a diretora administrativa, Solange Franco Ribeiro.

A analista do Instituto Alpargatas, Geilza da Silva Pereira Santos, falou sobre a importância da ação ‘Papai Noel na Escola’. “Nós temos uma imensa alegria de fortalecer essa credibilidade e esse legado que é a importância da educação para as crianças, justamente com essa união do espírito natalino. Os nossos voluntários, que são funcionários do Alpargatas, também amigos, parceiros, familiares dos funcionários, eles têm a maior alegria e prazer em nos procurar para poder adotar as cartinhas das crianças. É mais uma ação de sucesso junto com a Secretaria de Educação”, disse Geiza.

Antes da entrega dos presentes, os alunos realizaram apresentações culturais com músicas natalinas.

Emanuelle Larissa, do 1° ano, estava bastante feliz porque conseguiu ganhar de Papai Noel o que tanto queria. “Eu pedi um kit de pulseiras e maquiagem. Estou muito feliz. E fiquei muito feliz também porque Papai Noel esteve em nossa escola”, disse sorrindo a aluna.

Desde 2022 a Sedec vem desenvolvendo uma série de atividades em parceria com o Instituto Alpargatas, entre elas o ‘Programa Educação pela Cultura’, ‘Programa Educação pelo Esporte’, ‘Educação Profissional’, Prêmio Aluno Nota 10’, entre outros.

“E neste ano, essa ação com o voluntariado dos funcionários da empresa do Alpargatas. Vem reconhecendo uma ação exitosa da Sedec junto com o Instituto Alpargatas e, nesse momento de Natal, em que as pessoas celebram esse momento de comunhão, de fraternidade, de união, de colaboração, vem de forma muito feliz presentear as crianças da Escola Fernandes Vieira e que, pra nós, da Secretaria de Educação, também nos regozijamos com esse momento junto com a unidade de ensino e com a equipe do Instituto Alpargatas”, falou o diretor da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projeto de Vida da Secretaria de Educação, Lucian Souza da Silva.

Continue Lendo

Paraíba

Seis cidades da Paraíba têm estado de emergência decretado devido à estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Defesa Civil Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), decretou nesta sexta-feira (13/12) estado de emergência em seis cidades paraibanas devido ao longo período de estiagem.

Os munícipios são: Desterro, Itabaiana, Queimadas, Riacho dos Cavalos, São José de Princesa e Soledade.

De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), as localidades afetadas vêm enfrentando dificuldades severas em garantir recursos hídricos, o que tem agravado as condições econômicas e sociais.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, as prefeituras dessas cidades estão aptas para solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Programa Habilitação Social: Detran-PB e Sedh divulgam cronograma da 3ª chamada de candidatos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) prorrogaram o prazo de vigência do Edital 001/2023, do Programa Habilitação Social (PHS), e divulgaram o cronograma da 3ª chamada de candidatos, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13/12).

Com isso, ficam convocados os candidatos classificados, e ainda não contemplados, para o preenchimento de 2.183 vagas remanescentes. Elas deverão ser preenchidas durante um ano, de acordo com o novo prazo de vigência do edital. Um total de 34.257 paraibanos se inscreveu no programa, lançado pelo Governo do Estado, em dezembro do ano passado, para o preenchimento de 5 mil vagas.

A lista com os nomes dos candidatos classificados e aptos será disponibilizada no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, na próxima sexta-feira (dia 20). Eles deverão seguir as etapas e os prazos definidos no cronograma, sob pena de serem excluídos do processo seletivo.

O PHS tem o objetivo de atender à população de baixa renda, possibilitando, de forma gratuita, a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, contemplando hipóteses de adição e mudanças de categorias, bem como para renovação do documento de habilitação.

O candidato beneficiado é dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e da renovação de CNH. Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) credenciados ao Detran-PB estão aptos a receber os candidatos classificados no PHS.

Segue, abaixo, o cronograma desta fase do PHS: 

CRONOGRAMA – PHS
AÇÕES DATAS/PERÍODOS

Divulgação dos candidatos classificados para preenchimento das vagas remanescentes

20 de dezembro de 2024

Análise Documental

15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025

Divulgação dos classificados e desclassificados

12 de março de 2025

Envio dos Recursos

13 a 22 de março de 2025

Resultado da Análise do Recurso

26 de março de 2025

Lista final dos candidatos aptos para gratuidade da CNH

31 de março de 2025

Prazo final para abertura do RENACH dos candidatos aptos

Abertura do RENACH: 01/04/2025
Término do prazo: 30/04/2025

Continue Lendo

Paraíba

Banda larga: PB terá investimento federal para expansão de internet em comunidades de baixa renda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério das Comunicações e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram na quinta-feira (12/12) o investimento de R$ 214,5 milhões para a expansão da internet de banda larga móvel em 416 favelas dos Estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Os investimentos serão feitos com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O BNDES será o agente financeiro habilitado para aplicar recursos e aprovou o crédito para a empresa Brisanet executar o projeto. Ao todo , 613 mil pessoas serão beneficiadas nesses estados.

“Essa é mais uma aplicação do Fust que vai viabilizar um projeto com grande impacto social, com uma internet de banda larga para mais de meio milhão de brasileiro em áreas carentes do nosso Nordeste. São pessoas que precisam de mais conectividade para acesso aos serviços básicos e para terem autonomia no mundo digital”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Os investimentos, aprovados no âmbito do Programa BNDES Fust, visam a expansão e melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações por meio da construção de 309 torres urbanas, cada uma contendo uma ERB (Estação Rádio base) para propagação do sinal 5G em localidades classificadas com baixa qualidade de rede pela Anatel.

“O projeto aprovado pelo BNDES levará internet de banda larga a regiões com baixa renda e baixa qualidade de rede, criando oportunidades de inserção digital para a população dessas localidades. A conectividade de alta capacidade é essencial para o desenvolvimento econômico, facilitando o acesso a oportunidades de negócios, à educação e aos serviços de saúde”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Em outubro deste ano, o governo federal, por meio do Ministério das Comunicações e o BNDES, anunciou a liberação de R$ 65 milhões para a expansão de internet em 124 favelas e comunidades urbanas no país. Com recursos do próprio Fust, será financiada a instalação de 181 torres de 4G e 5G nesses locais e em outras áreas rurais e urbanas, em 23 estados das cinco regiões do Brasil.

Fust

O fundo viabiliza recursos para iniciativas de universalização de serviços de telecomunicações, que não podem ser realizadas com a exploração eficiente do serviço. As principais receitas que compõem o Fundo são a contribuição de 1% sobre a receita operacional bruta, decorrente de prestação de serviços de telecomunicações nos regimes público e privado e as transferências de recursos provenientes do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações).

Continue Lendo