Nos acompanhe

Paraíba

Nova doação de múltiplos órgãos no Hospital Metropolitano muda a vida de cinco pacientes

Publicado

em

Uma nova doação de órgãos foi registrada pela Central Estadual de Transplantes nesse domingo (1) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Com o gesto, cinco pacientes deixam a lista de espera e terão suas vidas transformadas.

A doação aconteceu após a confirmação da morte encefálica da paciente, diagnosticada depois de rigoroso protocolo de verificação. A doadora tinha 30 anos e morreu vítima de uma trombose venosa cerebral. Com a permissão da família foram doados o fígado, os rins e as córneas.

O fígado foi recebido por uma paraibana de 41 anos, o rim esquerdo foi destinado a um paraibano, e o direito a um paciente pernambucano. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos para avaliação.

Essa foi a 45ª doação de órgãos registrada na Paraíba em 2024 e a nona do Hospital Metropolitano. Segundo a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, o aumento no número de doações registrado neste ano reflete a dedicação das equipes envolvidas e os investimentos feitos por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nós nem terminamos o ano e já superamos o total de doações de 2023, mas isso só é possível devido a fatores como conscientização e sensibilização dos familiares, compromisso das nossas equipes e os investimentos feitos por parte da gestão. Com essa última doação, cinco pessoas passam a ter uma esperança de vida melhor, e vão poder passar um fim de ano diferente. Então, mais uma vez fica o meu registro de gratidão à família doadora,” enfatizou.

Este ano a Paraíba já realizou 248 transplantes e ainda aguardam por uma doação 693 pessoas. Para ser doador de órgãos não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a família, em vida, do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar

Continue Lendo

Paraíba

Cícero lamenta decisão da Justiça e garante que o Parque da Cidade será um dos mais belos do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comentou nesta quarta-feira (04/12), acerca da iniciativa do juiz convocado Inácio Jairo em suspender a decisão que permitia a continuidade das obras do Parque da Cidade, no espaço do antigo Aeroclube.

A medida foi tomada no âmbito do Agravo de Instrumento com Pedido de Efeito Suspensivo nº 082728164.2024.8.15.0000, interposto pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

Leia também: Burocracia: TJPB volta atrás e suspende decisão que liberou obras no Parque Cidade de João Pessoa

Segundo Cícero, é uma situação inadmissível uma vez que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está providenciando um dos mais belos parques de todo o país.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB aprova contas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de mais cinco Prefeituras Municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (04/12), sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado apreciou e julgou regulares as contas de 2023, prestadas pela Polícia Militar e pelo o Corpo de Bombeiros do Estado, assim como as contas das prefeituras de São Sebastião da Lagoa de Roça, Esperança e Marizópolis, relativas a 2022. Também as de Umbuzeiro (por maioria) e Natuba, referentes a 2021.

A Corte negou provimento ao Recurso interposto pela ex-prefeita do Conde, Márcia de Figueiredo Lucena, em face do Acórdão AC1 TC 01713/24, emitido pela 1ª Câmara, referente a procedimentos licitatórios (proc. nº 10199/21). Da mesma forma, não tomou conhecimento em relação à consulta formulada pela diretora do Instituto de Previdência do Município de São José dos Ramos, Stella Kamilli Cavalcanti de Pontes (proc. nº 05879/24), tendo em vista o não atendimento aos requisitos legais.

Reconsideração – O Recurso de Reconsideração impetrado pelo ex-prefeito de São Bento, Gemilton Souza da Silva (proc. nº 09262/18), foi parcialmente provido, apenas para reduzir o montante dos valores imputados ao gestor, em decorrência de irregularidades na aquisição de combustíveis. O valor da imputação era de R$ 636 mil. Após o recurso, foi reduzido para R$ 123 mil, conforme explicou o relator, conselheiro Fábio Nogueira, ao analisar a defesa e emitir seu voto, aprovado à unanimidade. Ainda cabe recurso.

Aplausos à OAB – Os conselheiros aprovaram “Voto de Aplausos” ao advogado Harrison Targino e demais membros da nova diretoria, eleitos para mais um mandato à frente da Ordem dos Advogados do Brasil  – Seccional da Paraíba. A propositura foi apresentada pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes, que enfatizou as qualidades do professor e doutor Harrison Targino, estendendo os cumprimentos aos demais membros da diretoria, do Conselho Federal e das comissões da Casa.

Composição – O TCE realizou sua 2475ª sessão ordinária remota e presencial. Na composição do quorum, além do presidente, estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador Manoel Antônio dos Santos Melo.

Continue Lendo

Paraíba

Dinho articula candidatura única para reeleição da Mesa Diretora da CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), revelou, nesta quarta-feira (04/12), articulações para candidatura única nas eleições da Mesa Diretora da Casa Legislativa em prol de sua reeleição.

Após receber apoio de 23 parlamentares, Dinho afirmou dialogo com outros vereadores que ainda não se posicionaram. São eles, João Corujinha (PP) e João Almeida (PDT).

“Acredito que uma candidatura única para a gente trabalhar pela cidade, ajudar o Executivo, é sempre um diálogo. Não tenha dúvida que estamos de portas abertas para recebê-los”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo