Nos acompanhe

Paraíba

Bebê cardiopata recebe alta após cirurgia com sucesso em São Paulo e retorna para JP nesta 6ª; veja

Publicado

em

A bebê cardiopata Raylla Gabriela Duarte Silva recebeu alta nesta quinta-feira (21/11) e retorna para casa, em João Pessoa, já nesta sexta-feira (22/11). Na terça-feira (05/11), ela passou com sucesso pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo.

De acordo com Luciene da Silva, de 31 anos, que é mãe da bebê, Raylla está muito bem.

Ela está bem, Graças a Deus. Estamos voltando para a Paraíba. O voo sai às 19h30 e chegaremos em João Pessoa por vota das 22h“.

Raylla Gabriela, que tem pouco mais de dois meses de idade, esteve internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida, após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade, depois foi transferida, na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo, por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba para o Hcor para realizar o tratamento necessário.

Leia também: Sucesso: bebê cardiopata paraibana passa por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Creuza Potiguara: conheça a indígena paraibana que representou o povo Potiguara no G20 Social

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A indígena Creuza Potiguara, integrante do povo Potiguara, que vive no Litoral Norte do Estado da Paraíba, nos municípios de: Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, foi uma das participantes do G20 Social durante realização do encontro do G20 neste ano de 2024, que foi sediado no Rio de Janeiro, do dia 14 a 19 de dezembro.

Creuza Potiguara participou como comerciante selecionada para apresentar e vender peças de artesanato de seu povo para os milhares de visitantes que acessaram ao chamado “Território do G20 Social“, juntamente com outros 149 expositores, no Boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Dentre as peças comercializadas pela potiguara estavam colares de sementes, cocares e diversos outros produtos artesanais produzidos pelo seu povo indígena.

Tem sementes de aguaí, Santa Maria, castanha atalaia, saboneteira, bananeirinha… A gente está aproveitando para mostrar nossa cultura e nosso artesanato para o mundo inteiro e esperando vender“, contou Creuza durante entrevista para a Agência Brasil.

Sobre o G20 Social

O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Os 13 grupos de engajamento que fazem parte do G20 Social são: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).

Além das atividades desenvolvidas pelos 13 grupos de engajamento, o G20 Social também incluiu pela primeira vez encontros entre as trilhas política (Trilha de Sherpas), financeira (Trilha de Finanças) e os grupos de engajamento.

Sobre o G20

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa sedia o 1º Festival Literário Internacional da Paraíba de 28 a 30 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O 1º Festival Literário Internacional da Paraíba (@fliparaiba ) acontece em João Pessoa de 28 a 30 de novembro, das 09h às 21h, no Centro Cultural São Francisco, com entrada gratuita. O evento, que conta com diversas mesas temáticas, divulgou sua programação completa.

A abertura do Festival será na quinta-feira, 28 de novembro, às 10h, com o Encontro de Realizadores de Festas e Festivais de Literatura da Paraíba. Às 16h, inicia a Feira de Livros, com estandes de editoras e lançamentos literários, seguida, às 17h, pela vernissage da exposição “O Rosto de Camões”, do artista João Francisco Vilhena. Tanto a Feira quanto a Exposição estarão abertas durante os três dias de evento. Às 20h, ocorre a cerimônia de abertura, com a entrega dos prêmios do programa “Redação Nota 1000”, encerrando a noite com um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), às 21h.

Na sexta-feira, 29 de novembro, começam as mesas temáticas, com discussões e palestras de autores, especialistas e outros convidados. Arrasta para o lado confira esta programação.

Além das mesas temáticas, o Festival contará com shows de Chico César, Sandra Belê e o recital de Jessier Quirino.

Confira a íntegra da programação:

Continue Lendo

Paraíba

“Colocarei meu nome à disposição”, revela João sobre candidatura ao Senado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cenário político paraibano já se movimenta com vistas às eleições de 2026 e possíveis disputas aos cargos majoritários vão se desenhando. O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), reafirmou nesta quinta-feira (21/11), durante entrevista ao @portaldacapital, que seu nome será colocado à disposição para disputa do Senado Federal.

A candidatura, defendida praticamente por unanimidade entre o grupo, tem sido especulada há alguns meses e passou a ser legitimada com o fim da campanha eleitoral deste ano.

João enfatizou que apesar da pretensão, a escolha deverá ocorrer após deliberação com os partidos da base e pela militância. “Colocarei meu nome à disposição. Quem vai decidir isso será primeiramente, as discussões internas, os grupos partidos a qual nós pertencemos e depois o povo, que quem decide é o povo”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo