A Paraíba está vivendo uma verdadeira transformação no setor turístico, com o aumento no número de turistas e o surgimento de novas rotas e atrações. Para acompanhar esse crescimento de forma eficaz, a Polícia Militar da Paraíba (PMPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), deu início ao I Curso de Policiamento Turístico (I CPTur/2024). A cerimônia de abertura, realizada nesta segunda-feira (18), contou com uma aula inaugural ministrada pelo presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, com o tema “Novo Cenário do Turismo da Paraíba”, marcando o início dessa importante capacitação.
O evento também teve a presença de Delano Tavares, secretário executivo de Turismo; Vitor Almeida, comandante da Guarda Municipal de João Pessoa; além de representantes do setor turístico paraibano.
O curso, promovido pelo Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) da PMPB, tem como objetivo capacitar policiais militares, tanto oficiais quanto praças, além de agentes de órgãos de segurança pública estaduais e municipais, fornecendo uma formação especializada para que os participantes possam atuar com mais eficiência nas demandas específicas do setor turístico.
Entre os temas abordados no curso estão: História e Geografia da Paraíba, Direitos Humanos Voltados às Minorias, Fundamentos do Turismo e Hospitalidade, Ecoturismo, Doutrina do Policiamento Turístico, e Mapeamento Operacional dos Equipamentos Turísticos, entre outros. A diversidade de tópicos é um reflexo das múltiplas facetas que os policiais precisarão compreender para garantir a segurança de turistas e da população local.
Ao destacar o “Novo Cenário do Turismo da Paraíba”, Ferdinando Lucena ressalta a necessidade de integrar a segurança pública ao desenvolvimento do turismo. “A Paraíba vive um momento ímpar, com um crescimento acelerado do setor turístico. O policiamento deve evoluir para acompanhar essa expansão, garantindo a segurança e a tranquilidade dos turistas e dos moradores”, afirmou a presidente da PBTur.
O major Bruno Rodrigues, comandante do BEPTur, ressaltou que o curso visa aprimorar a capacidade de apoio da Polícia Militar, durante eventos e também regiões turísticas de todo o estado. “A formação será contínua, preparando nossos policiais para as novas demandas do turismo paraibano”, afirmou o major.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou que a segurança no turismo da Paraíba estará sempre alinhada ao conceito de acolhimento. “O policiamento deve ser eficaz, mas, ao mesmo tempo, orientado pelo respeito e pela hospitalidade. A presença da segurança pública precisa transmitir confiança ao turista, sem intimidá-lo, mas oferecendo a tranquilidade necessária. A nossa polícia turística tem cumprido com excelência essa missão”, afirmou a secretária.