Nos acompanhe

Paraíba

Com a participação de 4.208 atletas, João Pessoa recebe os Jogos da Juventude a partir desta quarta

Publicado

em

Começam em João Pessoa, Paraíba, nesta quarta-feira (13/11), os Jogos da Juventude Caixa, que prosseguem até o dia 28 de novembro.  O evento conta com a participação de 4.208 atletas, de 15 a 17 anos, que vão disputar 18 modalidades olímpicas. Os Jogos têm como pilares o fortalecimento da cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas.

São 2.113 mulheres e 2.095 homens na edição deste ano, vindos das 26 unidades da federação e mais o Distrito Federal. A maior parte das delegações terá número semelhante de atletas. A do Rio de Janeiro terá 176 atletas, São Paulo (174), Santa Catarina (172), Paraná (172), Pernambuco (171), Minas Gerais (168), Distrito Federal (168) vêm logo depois. Apenas o Acre (110) e Roraima (133) terão menos de 140 atletas.

“Vários atletas que disputam os Jogos da Juventude são beneficiários do programa Bolsa Atleta do MEsp. São futuros brasileiros de alto rendimento, que estão na base, se especializando e aperfeiçoando, visando chegar ao alto rendimento”, ressaltou a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques. Iziane destacou ainda, que os jogos promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebem recursos repassados pelo governo federal via leis das loterias.

“Estamos muito confiantes de que entregaremos um evento de altíssimo nível, contribuindo cada vez mais com a formação integral desses jovens e com a revelação de atletas para o esporte de alto rendimento”, diz Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Com uma média de quase 30 técnicos por delegação e seis dirigentes, os Jogos da Juventude CAIXA deverão ultrapassar a marca de 5 mil membros de delegação, além de 558 árbitros, que também vêm dos estados e do DF.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse deve ser o caminho”: Tibério reafirma pretensão de disputar vaga na ALPB em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), reafirmou nesta quinta-feira (21/11) pretensão em disputar ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2026.

Atual presidente do partido em João Pessoa, o gestor revelou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, que o desejo de entrar na disputa ocorre após o resultado positivo do PSB nas eleições municipais deste ano.

“Naturalmente, por ter abdicado da disputa em 2022, pelo papel que cumpri agora em 2024, é quase que natural colocar o nome para alguma disputa e tenho me movimentado nesse sentido com a possibilidade de formalizar uma candidatura para deputado estadual em 2026. Para cada eleição tem um caminho e existe uma missão e eu jogo no time liderado pelo governador João Azevêdo. O PSB projeta eleger o maior número de deputados estaduais, federais e fazer uma boa composição para a majoritária com diálogo dos partidos e ter uma chapa competitiva e vitoriosa. Eu acredito que esse deve ser o caminho e acredito que posso dar uma contribuição nesse processo”, detalhou.

Continue Lendo

Paraíba

Cajazeiras recebe Selo UNICEF por avanços em áreas como saúde, educação e bem-estar social

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (21/11), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a cidade de Cajazeiras recebeu, pela primeira vez, o selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um reconhecimento internacional que atesta o compromisso e as ações voltadas para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a deputada estadual Doutora Paula (PP) representou o prefeito Zé Aldemir (PP) no evento de entrega da honraria.

“Esse é um momento importante para Cajazeiras, pois mostra a eficiência da administração do prefeito Zé Aldemir e mais que isso, mostra o cuidado que a gestão tem com as pessoas. O Selo Unicef é a coroação de um governo que fez muito e garantiu avanços fundamentais para a nossa cidade e nosso povo”, destacou Doutora Paula.

Continue Lendo

Paraíba

Consciência Negra: comissão da OAB-PB debate ações de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, se reuniu, nesta quinta-feira (21), com a Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB para debater ações de combate ao racismo no Estado. Na oportunidade, também foi debatida a pauta da Ordem em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Particirapam da reunião: Ana Guimarães (presidente da Comissão) e os membros: Francisca Leite, Raissa Helene, Simone Nascimento e Aristoteles Souza.

“O dia de hoje foi muito importante para a Advocacia Negra como um todo, pois tratamos sobre projetos a serem implementados e o apoio do presidente a esses projetos, para que a gente venha formentar ainda mais a nossa Advocacia Negra, nossa pauta racial, não só para a OAB, mas também para a sociedade como um todo, é extremamente importante”, afirmou a presidente da Comissão, Ana Guimarães.

A advogada Francuisca Leite destacou o apoio que a OAB-PB e o presidente Harrison Targino vem dando as pautas da advocacia negra no Estado.

“A reunião foi muito produtiva. Tratamos de várias pautas da nossa Comissão de Combate ao Racismo e Discrimação Racial. O presidente Harrison mais uma vez, se comprometeu com a nossa Comissão, como sempre, tem dado um apoio inquestionável a pauta racial. Em 2025, nós vamos avançar cada vez mais no sentido de prosperar o nosso movimento dentro da OAB pertinente à questão de raça e combate a toda forma de discriminação e preconceito”, disse.

Continue Lendo