Nos acompanhe

Paraíba

Pleno do TJPB empossa José Guedes Cavalcanti Neto como novo desembargador da Corte

Publicado

em

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba deu posse, nesta segunda-feira (11), ao novo desembargador da Corte, José Guedes Cavalcanti Neto. A cerimônia aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e foi conduzida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente do TJPB. A programação da posse começou pela manhã com uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Nilson Nunes, no Santuário Mãe Rainha.

O magistrado José Guedes foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, durante a Sessão Administrativa do Tribunal Pleno. Até então, ocupava a titularidade da 4ª Vara Criminal da Capital. Ele ocupa uma das sete novas vagas criadas pela Lei Complementar nº 193, de 15 de maio de 2024, que aumentou o número de desembargadores do TJPB.

Na solenidade de posse, ocorrida à tarde, compuseram a mesa de honra, além dos desembargadores, o procurador geral do Estado, Fábio Brito Ferreira, representando o governador da Paraíba; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra e o procurador Geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto.

O novo desembargador foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Joás de Brito Pereira Filho. Após prestar o compromisso regimental, ele recebeu a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário Epitácio Pessoa, categoria Alta Distinção.

Em seu discurso, em homenagem ao desembargador empossado, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, disse ser com genuína satisfação que se dirigia à Corte para saudar a ascensão de José Guedes ao cargo de desembargador. O gestor do Poder Judiciário paraibano, evidenciou que o momento transcende a mera formalidade institucional e representa a coroação de uma trajetória marcada pela excelência e dedicação à magistratura paraibana.

“O agora desembargador José Guedes Cavalcanti Neto traz consigo não apenas o conhecimento jurídico sedimentado em anos de experiência, mas também uma qualidade cada vez mais necessária em nossos tempos: a humanidade no trato com os jurisdicionados, com os advogados e com os servidores. Sua chegada a essa Corte representa mais que uma conquista pessoal, é um ganho institucional significativo”, destacou o presidente João Benedito da Silva.

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides fez a saudação pelo Tribunal de Justiça. Em seu discurso, o desembargador ressaltou que chega ao Tribunal de Justiça um magistrado vocacionado, digno e competente, que em sua longa trajetória como juiz de Direito de diversas comarcas deixou um legado do seu modo de proceder, sempre cordial e atencioso com as pessoas, colegas magistrados, representantes do Ministério Público, advogados, servidores e jurisdicionados.

“Chega Vossa Excelência a este Tribunal, num momento histórico de paz e harmonia dos seus integrantes, bem como de efetivas mudanças e reestruturação com aumento do número de desembargadores, que comporão as quatro Câmaras Cíveis e a Câmara Criminal, tudo com o objetivo de agilizar os julgamentos do grande volume de processos que são diariamente distribuídos, possibilitando, assim, o cumprimento das metas do CNJ”, afirmou o desembargador.

Depois foi a vez do promotor de Justiça Arlan Costa Barbosa falar em nome do Ministério Público estadual. Arlan Costa destacou o homem simples, cordial e camarada que é o novo desembargador. “O homem de firmeza de caráter e de um singular bom senso, que são marcas indeléveis de sua personalidade. Vossa Excelência não é apenas um magistrado exemplar, mas também um homem de bom coração”, pontuou.

Já em nome da OAB, seccional  Paraíba, falou o advogado Michel Figueiredo da Silveira, o qual enalteceu, como longa e profícua, a caminhada do empossado, no período em que atuou como juiz, enfatizando o caráter do desembargador José Guedes Neto como inabalável e de uma conduta irrepreensível, alicerçada nos sólidos valores que herdou de seus pais, além de ressaltar o apoio e amor incondicional de sua família.

“Permitam-me abrir aspas para lembrar uma célebre afirmação do saudoso Rui Barbosa, que resumidamente disse: o julgador não pode ser parte; é a Justiça”. É nessa personificação, tão bem representada por Vossa Excelência, que a sociedade paraibana e nós que fazemos parte da OAB depositamos nossas esperanças e nossa confiança, certos de que suas decisões serão pautadas pela imparcialidade, rigor técnico, empatia  e pela equidade que sempre nortearam sua atuação”, realçou o advogado Michel Figueiredo.

O novo desembargador, José Guedes, que chega ao Tribunal após 37 anos de exercício da judicatura no primeiro grau, iniciou seu discurso citando Eclesiastes 3, versículo 1: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu”.

O magistrado disse que assume a nova missão com o propósito de dar o melhor, com a pretensão de ter um bom relacionamento com os colegas desembargadores, integrantes da sua assessoria, membros do Ministério Público, advogados, servidores e os jurisdicionados.

“Rogo a Deus disposição para trabalhar, possibilitando entregar uma prestação jurisdicional célere; rogo a Deus sabedoria para sempre julgar com acerto, entregando o direito a quem tem direito; rogo a Deus coragem para julgar com independência, não me deixando influenciar pela pressão e fatores externos; rogo a Deus que me oriente a usar as palavras certas quando tiver que discordar das posições jurídicas de meus pares; peço a Deus humildade, serenidade, prudência, e, sobretudo honestidade e imparcialidade”, afirmou.

 

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino lidera com 45,9%; Paulo Maia registra 33,1% e Patrícia 9,7% na disputa pela OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Faltando apenas quatro dias para eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), o atual presidente, Harrison Targino, continua como o favorito na corrida pelo comando da Ordem, segundo pesquisa do Instituto Nexus, realizada entre os dias 10, 11 e 12 de novembro. A eleição acontece na próxima terça-feira (19) e deve mobilizar cerca de 13 mil advogados em todo o estado.

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados foram apresentados a uma lista de candidatos, Harrison Targino aparece na liderança com 45,9% das intenções de voto, seguido por Paulo Maia com 33,1%. Patrícia Azevedo ocupa o terceiro lugar, somando 9,7% das preferências. Além disso, 11,3% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferiram não responder.

A pesquisa também detalhou o desempenho dos candidatos em diversas regiões do estado. Harrison Targino lidera em municípios como Patos, onde obteve 83,5% das intenções de voto, e Sousa, com 67,3%. Em João Pessoa, ele também aparece à frente, com 51,9%, contra 34,3% de Paulo Maia. Já em Campina Grande, a vantagem de Harrison é de 55,2%, enquanto Paulo Maia tem 32,9%.

Já na pesquisa espontânea, onde os eleitores mencionam os candidatos de sua preferência, Harrison Targino lidera com 40,4% das intenções de voto, seguido por Paulo Maia, que registra 29,7%. A candidata Patrícia Azevedo aparece com 7%, enquanto Alberto Jorge contabiliza 1%. O percentual de 21,9% dos entrevistados afirmou não saber ou preferiu não responder.

Sobre a Nexus

A Nexus é uma empresa atuante no mercado desde 2020, com sede em João Pessoa, localizada na Avenida Machado de Assis, 137, Sala 2, no centro da cidade. A empresa se especializa em pesquisas de mercado utilizando metodologias qualitativas e quantitativas, com atuação em diversos estados do Brasil. Com o apoio de modernos recursos tecnológicos, a Nexus entrega relatórios que permitem extrair informações detalhadas e realizar cruzamentos de variáveis, garantindo análises profundas e precisas.

Continue Lendo

Paraíba

Força-tarefa do INSS regulariza mais de 3,3 mil benefícios do BPC na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A força-tarefa criada pelo Ministério da Previdência e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já prestou 80.309 atendimentos às pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tiveram seus pagamentos bloqueados. Segundo dados oficiais, a Paraíba tem 8.726 na fila de regularização e 3.330 foram regularizados nessa força-tarefa.

O reforço no atendimento presencial nas agências da Previdência se dará por 90 dias. Apesar de ser um benefício do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), o BPC é pago pelo INSS.

Levantamento realizado nesta quinta-feira (14) aponta que dos 304.722 benefícios bloqueados em outubro por falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, 194.870 foram desbloqueados até o último dia 13. Saiba se o seu nome está na lista pelo site do INSS sem precisar de login e senha.

Estão passando por revisão os beneficiários do BPC que estão sem inscrição no CadÚnico, mas recebem o pagamento, e os que não atualizam o cadastro há mais de 48 meses. A inscrição e a atualização do CadÚnico somente pode ocorrer no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde o beneficiário do BPC reside.

Quem procurar o INSS obterá informações sobre a revisão e fará o registro de comparecimento à Agência da Previdência. Com isso o bloqueio do pagamento é suspenso em até 72 horas. Os beneficiários do BPC têm ainda a opção de ligar na Central de Atendimento 135 e informar que a atualização/inscrição do CadÚnico está em andamento. O prazo de desbloqueio também é de até três dias.

Comparecimento ao Cras

Nos dois casos (comparecimento à agência ou ligação para o 135) o beneficiário tem que ir ao Cras para atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico em um prazo de 45 dias (nos municípios com até 50 mil habitantes) ou 90 dias (para os que têm mais de 50 mil habitantes). Caso não compareça no Cras da sua região para realizar os procedimentos o pagamento do BPC será suspenso.

Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com situação de calamidade pública reconhecida não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.

Quem tem direito

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. O BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo e que o beneficiário e sua família estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Isso deve ser feito no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde o beneficiário more antes mesmo de fazer o requerimento. Sem o CadÚnico, ele não pode ter acesso ao BPC.

Continue Lendo

Paraíba

Censo IBGE: Mangabeira lidera ranking com bairro mais populoso da Paraíba; Gramame fica em segundo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma levantamento divulgado nesta quinta-feira (14/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o bairro de Mangabeira, localizado na Zona Sul de João Pessoa, lidera o ranking de mais populoso da Paraíba, com cerca de 70 mil habitantes.

Os dados do Censo Demográfico 2022 também mostra que Gramame conquistou mais de 40 mil habitantes na última década e se tornou o segundo bairro da lista. De acordo com o levantamento, o território paraibano tinha, em 2022, um total de 255 bairros. O IBGE considera bairros apenas como divisões ou zoneamentos internos aos municípios legalmente instituídos pelo poder municipal.

Em 2010, Mangabeira tinha 75.988 habitantes, mas o número caiu consideravelmente na última década. Em 2022, 70.903 pessoas moravam na localidade. Cerca de 5.085 saíram do bairro.

Já Gramame, em 2010, tinha 24.826 habitantes e ocupava a 7ª posição nesse ranking. Em 2022, o bairro assumiu a 2ª posição, quando a sua população alcançou a marca de 64.890 habitantes, representando um crescimento populacional de 40.064 pessoas.

O bairro Malvinas, em Campina Grande, era o segundo bairro com maior população da Paraíba em 2010, porém, perdeu mais de 11 mil habitantes e caiu para a 5ª posição. O bairro Três Marias não figurava na lista dos dez maiores em 2010, mas ultrapassou Malvinas em 2022, ocupando o 4º lugar. O Serrotão também estreia na 9ª posição.

 

Continue Lendo