Nos acompanhe

Paraíba

Tovar cobra posição de Ricardo sobre crise e defende ICMS de 18% para o etanol

Publicado

em

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) solicitou, nesta segunda-feira (28), data que marca oitavo dia de protesto dos caminhoneiros, a redução no valor cobrado pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o etanol. Ele explicou que para haver competitividade, para uma alíquota total de 29% na gasolina deveríamos ter a alíquota ICMS do Etanol de 16% + 2%= 18%.

Os dados foram fornecidos pelo presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (SINDALCOOL), Edmundo Barbosa. Tovar vem discutindo com a categoria e elaborando em conjunto uma pauta propositiva em torno dos biocombustíveis.

Para o parlamentar, é preciso que haja uma valorização desse tipo de combustível, pois além de ser menos agressivo ao meio ambiente, as lavouras de cana de acurvar geram 44 mil postos de emprego na Paraíba.

“O etanol é um produto genuinamente brasileiro e tem boa parte de sua produção realizada aqui no Nordeste. Com uma eventual redução no ICMS da gasolina, o preço se aproximará do etanol, o que prejudicará a venda do produto. É preciso que haja uma redução também no valor do ICMS sobre o etanol para que esse não perca o seu valor diante do mercado”, disse.

Atualmente, na Paraíba o valor da alíquota é de 23% do ICMS, somado a 2% que é do Fundo de Erradicação da Pobreza, totalizando 25%. Já a gasolina tem o valor da alíquota em 27%, mais 2% do Fundo de Erradicação da Pobreza, somando ao final um total de 29%. “Na prática, o valor da alíquota do etanol deveria ser de 18%, o que acarretaria em um preço final menor nos postos revendedores”, explicou o tucano.

Outro ponto apresentado por Tovar e considerado como principal diz respeito às questões ambientais e, consequentemente, o custo que este, por sua vez, traz para saúde. “Um dos grandes problemas de saúde pública enfrentados hoje, no Brasil, está relacionado a poluição do ar. Segundo estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a causa da morte de 50 mil pessoas por ano no país. Além disso, o número de doenças causadas pela má qualidade do ar, a exemplo de doenças respiratórias, AVCs, etc, é uma triste realidade”, afirmou.

Tovar disse, ainda, que é preciso repensar esses impostos. “Hoje o que temos presenciado é o valor da gasolina subindo e, consequentemente, o etanol tendo o preço aumentado para forçar a venda de gasolina. Quando este motivo, por si só, deveria ser o suficiente para que a alíquota de ICMS sobre a gasolina fosse maior, pelos danos que provoca à saúde, tendo em vista que é um produto poluente e que contém em sua composição o benzeno (substância de teor cancerígena) conforme é indicado nas placas instaladas nas bombas de gasolina”, justificou e conclui.

Continue Lendo

Paraíba

No Chile, secretário de Educação da Paraíba entrega certificados aos estudantes do Conexão Mundo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, cumpre agenda no Chile essa semana. O objetivo da visita é participar de uma série de atividades com os intercambistas paraibanos e estudantes da Rede Estadual de Ensino selecionados pelo programa Conexão Mundo. Nesta terça-feira (05), Wilson Filho foi recepcionado por Tatiana Gomes Ramires, reitora da Faculdade de Economia da Universidad Gabriela Mistral; por Vitória Gutierrez, representante do Ministério da Educação do Chile; visitou uma escola no país, que é referência no ensino e em práticas pedagógicas a nível mundial; e conheceu uma das famílias anfitriãs dos quase 40 estudantes da Paraíba que participam do programa no país.

Em suas redes sociais, o secretário Wilson Filho destacou a emoção em poder participar um pouco da vivência que esses intercambistas têm acesso durante o período fora do Brasil. “Todos são extremamente acolhedores com os nossos estudantes que, num período de três meses, passam por uma verdadeira imersão em outro idioma, outra cultura e uma gama de conhecimentos. Durante a solenidade de entrega dos certificados foi possível ver, no olhar de cada um, a emoção pela conquista que vivenciou e que, agora retorna para casa com toda essa experiência na bagagem”, destacou.

Só no último edital publicado, o Conexão Mundo selecionou 400 estudantes de todas as Gerências Regionais de Educação para intercâmbios no Chile, Espanha, Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e para a China, um embarque que será inédito na história do programa. O secretário ressaltou a proporção que o Conexão Mundo tem no país e a importância do investimento do Governo do Estado nessa iniciativa.

“Sempre que compartilho experiência com secretários de outros Estados, eles ficam encantados com o que a Paraíba está conseguindo fazer. Veja, um Estado como São Paulo, que possui mais de 44 milhões de habitantes, implantou recentemente um programa de intercâmbio para embarque de 1000 estudantes, divididos em dois editais. A Paraíba, com 3,9 milhões, embarca 400. Temos o maior programa de intercâmbio na Rede Estadual do país, graças a decisão do Governo do Estado de investir na educação dos paraibanos”, destacou.

No Chile, Wilson Filho visitou a escola New Little College, em Santiago. Com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, responsável pelo programa Conexão Mundo, teve acesso às práticas pedagógicas que o país vem adotando, laboratórios e toda a estrutura do espaço. “Sempre que viajo em agenda pela Secretaria busco fazer essas visitas, porque a gente consegue compartilhar o que estamos fazendo e obtendo êxito e também ter acesso à iniciativas que estão dando certo em outro estado ou país, mas que podem funcionar na Paraíba também”, acrescentou.

O secretário esteve ainda na casa anfitriã de uma estudante intercambista, Laylma Esther, do município de Sobrado. Lá conversou com a paraibana sobre a experiência e também agradeceu a acolhida da família que a recebeu no país tão longe de casa. “É uma experiência muito diferente, sempre tive vontade de fazer intercâmbio, mas parecia ser um sonho muito distante, não sabia que conseguiria. Soube do programa no ano passado, quando uns amigos da escola passaram e me contaram. É uma oportunidade muito grande, poder vir para outro país, com tudo pago. Estou muito feliz com tudo que vivi aqui”, destacou a estudante da ECI Severina Ramos de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

Tibério vai à Espanha para representar a Paraíba no Smart City Expo World Congress

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, viajou à Espanha para representar a Paraíba integrando o time do Consad, o Conselho Nacional de Secretários de Administração, no Smart City Expo World Congress.

Realizado desde 2011, o congresso é um grande encontro global sobre cidades inteligentes e inovação urbana, que promove o intercâmbio de práticas e tecnologias inovadoras entre governos, empresas e especialistas do mundo todo.

“Novas ideias, soluções criativas, trocas de experiências. Pronto pra aprender e levar pra Paraíba novas e boas ideias. Vamos em frente!”, destacou o gestor.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Hervázio ressalta ascensão de Hugo Motta no cenário nacional após indicação à presidência da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (05/11), o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) ressaltou a ascensão política do deputado federal paraibano, Hugo Motta (Republicanos), no cenário nacional após indicação à presidência da Câmara.

Hervázio destacou que Motta já possui uma habilidade notável de articulação e construção de alianças, que o coloca como figura estratégica, não apenas para a Paraíba, mas em âmbito nacional.

“Um político jovem, que só nos dá orgulho. Hugo é a precocidade em carne e osso. Hugo está fazendo uma política de união em todo o Brasil, com inteligência e talento. Não sou vidente, mas é possível antever que Hugo Motta se tornará uma referência nacional. Ele tem inteligência, talento e a capacidade de unir forças políticas, o que é uma grande virtude”, disse.

Confira:

Continue Lendo