A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (29/10) um pedido de convocação ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
De acordo com o requerimento, de autoria do deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL), Lewandowski deve prestar esclarecimentos sobre abertura de inquérito policial pela Polícia Federal em desfavor do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) por ter criticado a atuação do delegado federal Fábio Alvarez Schor em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados no dia 14 de agosto deste ano.
“É crucial que o Poder Legislativo tenha pleno conhecimento das ações da Polícia Federal, principalmente quando tais ações podem configurar tentativa de cerceamento da atuação parlamentar, em contrariedade aos princípios democráticos”, justificou o parlamentar.
Van Hattem agradeceu a aprovação do requerimento de convocação, sobre a abertura de inquérito contra ele e contra o deputado Cabo Gilberto, em razão dos discursos na tribuna.