Um plano de promoção da Capital paraibana para ampliar a divulgação da cidade pós-Carnaval foi aprovado durante reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-JP), que ocorreu nesta quarta-feira (30). Batizado de ‘O primeiro sol das Américas’, o planejamento, que tem a parceria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB), será lançado no mês de novembro.
A reunião do Conselho foi coordenada pelo secretário de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), Daniel Rodrigues, que ressaltou que a Capital vive um excelente momento no turismo e afirmou que o setor não tem registrado período de baixa estação. “Atualmente, a rede hoteleira trabalha com uma média de 80% a 85% de ocupação dos leitos, com muitos hotéis registrando até 100% nos finais de semana”, pontuou.
“A campanha será iniciada em novembro apostando já no aumento de fluxo de turistas no período pós-Carnaval, por termos dados que apontam que teremos um dos melhores períodos de alta estação de todos os tempos, com a cidade completamente lotada de turistas. Quem não vai se hospedar em hotéis, ficará em casas de parentes, de amigos ou outro tipo de hospedagem”, completou Daniel Rodrigues.
O secretário executivo do Turismo da Paraíba, Delano Tavares, disse que a ação promocional é de suma importância. porque tem como foco reduzir a chamada sazonalidade do turismo. Ele apontou que é essencial também que João Pessoa seja divulgada no mercado internacional, acompanhando as ações da Embratur de investir na marca Nordeste para captar mais turistas estrangeiros. “O Governo tem buscado divulgar a Paraíba no mercado internacional, inclusive, com o governador (João Azevêdo) negociando a vinda de voos da Europa com as companhias aéreas”, afirmou.
Todos os membros do Comtur-JP se manifestaram favoravelmente pela aprovação da ação promocional. O presidente do Sindicato dos Guias da Paraíba, José Carlos, elogiou mais essa ação da Prefeitura, assim como o início do projeto que irá criar polos gastronômicos por diversas áreas turísticas, a exemplo da orla e Centro. O projeto ‘Rua dos Sabores’ teve início no bairro de Miramar, há duas semanas.
“Objetivo é colocar estação pra funcionar ainda hoje”, diz diretor da Cagepa após interrupção
Publicado
em 31 de out de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O diretor regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Wallace Oliveira, confirmou que a operadora está reunindo esforços para normalizar o abastecimento de água nos bairros de João Pessoa e Cabedelo que foram prejudicados devido a interrupção do serviço após assalto na Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame na madrugada desta quinta-feira (31/10).
Um grupo de bandidos formado entre oito e dez homens invadiu o local armados em um caminhão, rendeu todos os funcionários e realizaram o roubo de cabos de cobre, provocando a suspensão do fornecimento.
“Já acionamos alguns fornecedores da região de Recife, Natal e Campina Grande, além dos nossos próprios fornecedores aqui em João Pessoa. Deixando todo mundo alerta que assim que a gente tiver informação que a gente já tem, nossa equipe de logística pronta pra ir buscar esse material. O objetivo nosso e o esforço vai ser pra colocar a estação elevatória pra funcionar ainda hoje”, disse Wallace em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
TCE dá prazo de dez dias para prefeitos encaminharem legislação sobre saneamento básico
Publicado
em 31 de out de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
Em um ofício circular, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho, dirigiu-se aos prefeitos municipais solicitando, nesta quarta-feira (30), o envio da legislação relacionada às diretrizes locais para o Saneamento Básico. Essa solicitação está em conformidade com a Lei n° 11.445/2007 e a Lei n° 14.026/2020, que estabelece o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
O Tribunal de Contas solicita que a documentação seja enviada dentro de um prazo máximo de dez dias, improrrogáveis. O referido normativo deve ser encaminhado ao banco de legislação deste Tribunal, na categoria “planos estratégicos e/ou operativos referentes à execução de políticas públicas”. A não apresentação da legislação será interpretada como a inexistência da mesma, o que poderá ter repercussões significativas na Auditoria do município, incluindo reflexos no julgamento das contas municipais.
O conselheiro Nominando Diniz Filho enfatiza a importância da legislação para garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco, que visa assegurar a oferta de água potável e a coleta e tratamento de esgoto para a população até 2033.
Os prefeitos são, portanto, alertados sobre a urgência e a relevância de atender a essa solicitação, evidenciando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão dos serviços de saneamento básico no estado da Paraíba.
“Esquerda vai precisar rever a sua forma de comunicação”, diz João Azevêdo após resultado do pleito
Publicado
em 31 de out de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), concedeu uma entrevista nesta quarta-feira (30/10) ao programa CNN 360°, da CNN Brasil, e fez uma extensa análise sobre os resultados das eleições municipais, especialmente no contexto do Nordeste.
Apesar do sucesso local do PSB, que elegeu 69 prefeitos e 47 vice-prefeitos na Paraíba, o governador reconheceu uma tendência nacional de crescimento de setores mais conservadores. Ele enfatizou a necessidade de uma releitura da mensagem das urnas, especialmente para os partidos de esquerda.
Azevêdo apontou que “a esquerda com certeza vai precisar rever a sua forma de comunicação”.
João ressaltou a importância de uma gestão que se volte para políticas de inclusão e proteção social, mas que também atenda às demandas reais da população. “É necessário ter a capacidade de ouvir a população, ter a capacidade de dialogar permanentemente”, afirmou.