Nos acompanhe

Artigos

Medicinando: gestão baseada em dados

Publicado

em

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta terça-feira (29/10), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a gestão baseada em dados, também conhecida como “data-driven management”, que trata-se de uma abordagem estratégica que utiliza dados íntegros e informações relevantes para promover decisões mais assertivas.

A gestão baseada em dados, alinhada com o princípio de governança, atuam nas mais diversas áreas de uma organização. Elas substituem a intuição e/ou experiência pessoal por uma análise precisa e detalhada dos dados realizada em grande velocidade, volume e variedade, com o advento da IA, armazenamento em nuvens, big data e o aprendizado por máquinas (“machine learning”).

Veja mais:

Continue Lendo

Artigos

Café e cerveja favorecem a incontinência urinária; veja orientação de especialistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Baixa autoestima, diminuição das interações sociais, receio de praticar atividades físicas, isolamento e prejuízos à higiene. Esses são alguns dos problemas causados pela incontinência urinária, problema que pode atingir até 50% das mulheres em algum momento da vida. Os tipos mais comuns são a incontinência urinária de esforço, que é a perda involuntária de urina durante esforço, prática de exercício, ao tossir ou espirrar; e a incontinência urinária por urgência, que é a perda espontânea da urina.

“Como prevenir e tratar a incontinência urinará na mulher” é o tema do videocast “Sem Contraindicação” desta semana. Os convidados são o ginecologista e obstetra Marcelo Tissiani e a fisioterapeuta pélvica e obstétrica Rebecca Lisboa. No episódio, os especialistas explicam o que é a incontinência urinária, as causas e as principais novidades no tratamento, que inclui fisioterapia e medicamentos.

RECOMENDAÇÕES

Na conversa com a apresentadora Linda Carvalho, eles também chamam a atenção para medidas que ajudam a diminuir o problema, como evitar café, cerveja e alimentos que irritem a bexiga. Não beber muito líquido próximo ao horário de ir para a cama também está entre as recomendações. “Todos os alimentos que tragam um aumento da contração da bexiga devem ser suspensos ou então evitados”, orientou Tissiani.

Quando tratada adequadamente, a cura da incontinência urinária pode chegar a 98%. Nesse processo, a fisioterapia pélvica é uma das principais aliadas. A fisioterapeuta Rebecca Lisboa conta quais são os exercícios mais comuns e destaca que alguns deles podem, inclusive, ser feitos em casa. “Quando você passa por um fisioterapeuta, a gente ensina a maneira certa de contrair [o assoalho pélvico], de fazer os exercícios. […] Eu, geralmente, dou uma tabelinha de exercícios do que pode estar fazendo em casa para completar esse tratamento”, disse Rebecca, que integra a equipe do Espaço Vida, serviço da Unimed JP que oferece fisioterapia pélvica.

EPISÓDIO COMPLETO

O episódio completo do Sem Contraindicação sobre incontinência urinária na mulher está disponível no YouTube e no Spotify. O videocast também fica disponível no Portal Unimed João Pessoa.

Produzido pela área de Comunicação da Unimed João Pessoa, o “Sem Contraindicação” tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de novidades na medicina e no plano de saúde.

Continue Lendo

Artigos

Medicinando: influência da logística na qualidade assistencial da Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta segunda-feira (14/10), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância da logística garante a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Uma operação logística ajustada promove qualidade do atendimento, redução dos custos, melhoria da eficiência e segurança para os pacientes e toda a operação, de acordo com o gestor.

Veja mais:

Continue Lendo

Artigos

Romero (Bruno) x Adriano (Jhony): 2026 já começou em Campina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As duas candidaturas que disputam a Prefeitura de Campina Grande neste segundo turno ajudam a projetar, de cara, dois nomes de proa para o Governo do Estado em 2026. Na dois casos, segue uma lógica política: as coordenações das duas campanhas expõem os dois projetos que têm dependência direta para Campina a partir do resultado das urnas, no próximo domingo, 27.

Não é difícil chegar à essa dedução. Os dois coordenadores gerais das campanhas de Bruno Cunha Lima (União Brasil) e Jhony Bezerra (PSB) são, respectivamente, os deputados federais Romero Rodrigues (Podemos) e Murilo Galdino (PSB).

Não tem mistério. Romero já foi lançado pelo próprio Bruno como candidato a governador em 2026. Por sua vez, como já registrou o jornalista Geovane Santos esta semana, o irmão de Murilo, Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, tem interesse direto na vitória de Jhony em Campina por ser a cidade, vizinha de Pocinhos, sua base eleitoral, crucial para a disputa pelo Governo em 2026.

Campina Grande, portanto, já passa a ter consciência de que as urnas de domingo próximo poderão selar – ou ser amplamente decisivas – para garantir de forma antecipada um fato político em 2026: Romero Rodrigues ou Adriano Galdino no Palácio da Redenção.

Continue Lendo