Um espaço de convivência, lazer e cultura. Esse é o conceito da “Praça dos Imortais”, entregue na sexta-feira (25) ao município de Cabedelo.
O equipamento, localizado na orla de Intermares, possui uma área de 1.709,34m² e é fruto da Lei nº 2.208 de 25/04/2022 , que institui o Programa Adote uma Praça no Município de Cabedelo.
O Projeto urbanístico elaborado pela empresa Honu Intermares Construção e Incorporação, responsável por toda execução da obra, norteia a vocação do espaço da necessidade de lazer cultural, que servirá para a realização de diversos encontros, eventos e feiras literárias.
A Praça se baseia em um projeto de gentileza urbana e responsabilidade social e conta com espaço para eventos e convivência, vagas de estacionamento, mobiliário urbano (bancos, postes decorativos) e um caramanchão em madeira, ambos fornecidos pela PMC. No piso central, uma tartaruga desenhada no intertravado na cor grafite confere identidade e pertencimento ao bairro.
O espaço também utiliza elementos de artesãos locais e o seu totem principal homenageia os poetas Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.
“Esta será uma praça onde acontecerão grandes eventos culturais. Destacamos também o projeto Orla, que vem contemplando a urbanização da praia de Intermares até o Dique de Cabedelo e ainda tem muitas praças a serem construídas e mais áreas verdes como esta serão oportunizadas para a população. Esse momento é do povo, isso tudo é para o povo de Cabedelo”, destacou o prefeito VIgo Hugo.
O empresário português Rui Santos, sócio-proprietário da Honu Intermares, destaca o papel colaborativo da Prefeitura e a importância do projeto Adote uma Praça.
“Cabedelo tem particularidades interessantes e esta última gestão foi no sentido correto de melhorar seu território, e esse projeto Orla é algo que é muito significativo. Cheguei aqui há 20 anos e agora denotamos que atualmente temos uma gestão que realmente busca o desenvolvimento. O projeto foi abraçado por nós porque entendemos que essa parceria é importante e salutar para todos. Entendemos que todos que fazem parte da iniciativa privada, como da pública, assim como as ONGs e também os cidadãos e turistas, pertencem ao mesmo território. As empresas têm um impacto muito grande nisso tudo, porque edificam estruturas que duram por décadas, e a Prefeitura tem esse papel de promover essa interação. Importante lembrar também que a praça que construímos, além de prestigiar a classe artística, homenageia o patrimônio imaterial do município, que são as tartarugas, assim como o nosso empreendimento também o faz”, ressaltou Rui.
Adote uma Praça – O programa Adote uma Praça, coordenado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplah), visa o aprimoramento de serviços de manutenção e zeladoria, bem como a conservação, execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas dos logradouros públicos locais.
A iniciativa é desenvolvida com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em firmar Termo de Adesão com a administração pública municipal que queiram adotar, manter e zelar espaços públicos colocados ao benefício e uso da comunidade.
O Termo de adoção não representa cessão, concessão, permissão ou autorização de uso, a qualquer título dos respectivos bens, que permanecem em integral posse e propriedade do município de Cabedelo
Praça dos Imortais– Durante a entrega da Praça, também foi realizada uma solenidade da Academia Cabedelense de Ciências, Arte e Letras Litorânea (Accal), fundada em 17 de julho de 2019, e da Academia Estudantil Cabedelense Infantojuvenil de Artes e Letras Litorânea (Aecijal) com a apresentação de novos imortais assumindo cadeiras, a implementação de placas e plantação de árvores pelos integrantes do grupo, coordenado pela presidente Tânia Castelliano.
A Praça é uma homenagem aos escritores Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato e se configura como o primeiro espaço público voltado exclusivamente para a cultura, artes e literatura.
A praça contém 9 tótens com 77 placas indicando os 8 tipos das espécies arbóreas nativas que foram plantadas no local, juntamente com o nome de cada acadêmico da Accal com o seu respectivo patrono.
“Este é um sonho realizado e só temos muita gratidão por todos que se empenharam por isto”, ressaltou a presidente da Accal e da Aecijal, Tânia Castelliano.
Na ocasião, o prefeito Vitor Hugo tomou posse na cadeira de nº 12 que tem como patrono o poeta paraibano Eulajosé Dias de Araújo na Accal.
“Esse momento é histórico e eu não poderia deixar de agradecer a todos os acadêmicos que aprovaram o meu nome e dos novos imortais das academias. E também a todos que ajudaram a pavimentar o sonho dos poetas locais. O mais importante é fazer com o que nosso legado de boas ações seja imortal. Porque as pessoas só morrem, de fato, quando deixam de ser lembradas”, concluiu o prefeito.