O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, destacou o fortalecimento da instituição ao longo dos 93 anos completados nesta terça-feira (15). Ele ressalta que a OAB-PB está sendo preparada para o futuro com uma gestão que vem promovendo mudanças significativas com ações e posturas que a reposicionaram diante do seu papel junto à sociedade. Com mais diálogo, igualdade de gênero e abertura para a tecnologia, a Ordem se coloca diante dos desafios atuais com altivez, mas mantendo sempre o diálogo aberto com a advocacia paraibana com firmeza nos seus propósitos.
“A OAB em mais de seus 90 anos tem buscado bem representar a cada uma e cada um. A OAB de hoje tem compromisso em sua defesa e na defesa dos interesses mais legítimos da sociedade. Estamos todos servindo a instituição para que ela possa melhor servir a nós todos. Fica o convite a cada advogada e advogado, empodere-se da condição de verdadeiro proprietário dessa instituição que é sua. Participe ativamente dos processos decisórios e faça cada vez mais crescer essa entidade que nos move e nos representa”, pontuou.
A gestão do presidente Harrison Targino tem atuado com alguns eixos importantes no processo de fortalecimento da OAB-PB e sua construção para o futuro. O primeiro é a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia. Para isso, a gestão instalou a Procuradoria de Prerrogativas, que tem como diretora a advogada Simone Barsi, aprovada em processo seletivo, o primeiro realizado para o cargo na história da Ordem. “A defesa das prerrogativas é também dever da diretoria e de todos nós que queremos partilhar essa missão de lutar pela valorização e pelo respeito de todos e todas”, afirmou.
De acordo com Harrison, a OAB-PB também prioriza a defesa da advocacia por meio da Comissão de Prerrogativas, quando a Seccional se faz presente nas 11 Subseções distribuídas por todo o estado. Entre as ações, destaca-se a realização da Caravana de Prerrogativas, que escuta a advocacia e, a partir das informações obtidas, a Ordem tomou as medidas necessárias em defesa dos profissionais.
Formação – A formação profissional e a construção de uma rede de proteção e valorização da advocacia integram as ações de crescimento da OAB-PB atual. Entre as ações, o presidente Harrison Targino destacou o curso de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA), o maior da história da entidade, com 2,8 mil inscritos. A ESA tem garantido a formação de advogados e advogadas em todo o estado. “Temos vários cursos voltados à formação profissional e às habilidades e competências necessárias para enfrentar este tempo, sem descuidar de ser uma entidade participativa que garante os espaços”, frisou.
Outro ponto destacado na atual gestão é o fortalecimento das 47 comissões, que atualmente contam com a participação de cerca de 1.500 advogados. “É de comemorar esse aumento expressivo no número de advogados e advogadas que participam das comissões, sempre com muita atividade, nunca paradas, mas mostrando que a nossa OAB é inclusiva, sempre ouvindo pessoas das mais diferentes áreas de atuação e, principalmente, buscando servir”, destacou.
Nova Sede – Outro marco da atual gestão é a construção da nova sede, que era uma promessa e se tornou realidade. Ao lado do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o presidente Harrison Targino entregou o auditório e a primeira fase da nova sede da instituição, localizada na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.
Além do auditório, a estrutura da nova sede da OAB-PB contará com salas administrativas, amplo estacionamento, além de um espaço de descompressão e lazer, com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco. “Era um projeto que se transformou em realidade. Quando chegamos, era um terreno cheio de mato, e hoje é uma obra de R$ 20 milhões, a maior obra da história da OAB de todos os tempos, realizada agora, em tempo recorde, para ser ofertada à advocacia”, comemorou.
Mulher – A OAB-PB também está mais equânime, com mais mulheres participando da gestão, com presença forte na diretoria e nas comissões. “Uma das marcas da gestão foi garantir espaços para mulheres. A Ordem passou a ter uma gestão mais feminina, mais gentil. Mais mulheres presidentes de comissões, mais mulheres nas vice-presidências das comissões, mais mulheres na secretaria-geral de comissões. Todas as comissões tiveram crescimento, passando de 28% de presidentes mulheres para 58%. Hoje, mais de 60% dos membros das comissões são mulheres”, ressaltou.
Também se destaca a criação da paridade para a vaga de desembargador dentro do Quinto Constitucional com a indicação de três mulheres na lista Sêxtupla enviada ao Tribunal de Justiça da Paraíba. “Na Paraíba, 48,9% dos profissionais da advocacia são mulheres. Percebemos que, historicamente, os homens sempre foram beneficiados e, por isso, decidimos adotar a questão da paridade para a escolha dentro do Quinto Constitucional”, disse o presidente da OAB-PB.
Tecnologia – A gestão do presidente Harrison Targino também colocou a OAB-PB conectada com o futuro, investindo em inovação com o Programa Conecta, uma plataforma de interação que visa aprofundar as habilidades e competências necessárias para a inserção dos advogados e advogadas no mercado profissional do presente. “Posicionamos a OAB para que esteja mais voltada à discussão de novas tecnologias, de novos ambientes, do mercado profissional presente, de habilidades e competências”, frisou.