Nos acompanhe

Negócios

Lulu Santos volta à Paraíba em novembro com a turnê “Barítono”

Publicado

em

Lulu Santos volta a João Pessoa, no dia 29 de novembro, com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo

Negócios

Turismo: Paraíba no top 10 dos destinos imperdíveis para os feriados de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com a proximidade do mês de novembro, os amantes de viagens começam a se programar para os feriados. O tão aguardado feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, traz uma ótima oportunidade para explorar novos destinos. Para aqueles que podem emendar, a quarta-feira do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, proporciona um descanso prolongado de até seis dias, ideal para uma viagem mais longa e enriquecedora.

Entre os destinos destacados pelo site Viagem e Turismo, João Pessoa, a capital da Paraíba, brilha como um dos 10 melhores lugares para visitar no Brasil neste período. Com uma rica história e uma natureza exuberante, a cidade oferece experiências que encantam todos os tipos de viajantes.

O site enfatiza a importância de visitar o Centro Histórico, onde se destaca o Centro Cultural São Francisco, um magnífico conjunto barroco que revela a herança cultural da cidade. Além disso, a orla de João Pessoa, com suas tranquilas praias, impressiona pela arquitetura de prédios limitados a no máximo quatro andares, garantindo vistas deslumbrantes do mar calmo. A página também recomenda a visita ao Mercado de Artesanato Paraibano e à Feira de Artesanato de Tambaú, paradas obrigatórias para quem deseja levar um pedacinho da cultura local para casa. Esses locais oferecem uma variedade de souvenirs e produtos que refletem a autenticidade e a criatividade da Paraíba.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, enfatiza que veículos de comunicação especializados em turismo são essenciais para apresentar ao Brasil e ao mundo as belezas e particularidades do Destino Paraíba. “A capital é, de fato, uma excelente escolha para visitar em qualquer época do ano.”

A secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, acrescenta: “Quando a mídia valoriza lugares como a Paraíba, promove o turismo, mostra a cultura e as belezas do nosso destino. Essa visibilidade é fundamental para atrair turistas e apresentar a diversidade de experiências que nossa região oferece”.

Continue Lendo

Negócios

Fwd: Máquina não vai substituir o médico, avalia presidente da Unimed João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na semana em que se comemora o Dia do Médico, 18 de outubro, o videocast “Sem Contraindicação” tem como tema “O futuro da medicina”. Os convidados são o anestesiologista Gualter Lisboa Ramalho, presidente da Unimed João Pessoa, e o pediatra Bruno Leandro de Souza, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Eles conversaram com a apresentadora Linda Carvalho sobre os desafios e perspectivas da medicina com a incorporação de novas tecnologias, inteligência artificial, cirurgia robótica, formação dos futuros médicos, entre outros pontos.

Para Gualter Ramalho e Bruno de Souza, a tecnologia sempre foi e continuará sendo uma grande aliada da medicina. Eles discordam das previsões de que as inovações substituirão o médico. “A tecnologia é fundamental. Não são as máquinas que vão substituir os profissionais. São os profissionais de saúde e, [todos] de maneira geral, que utilizam tecnologia que já estão substituindo os que não usam”, afirmou Gualter Ramalho.

Bruno de Souza destacou que essa evolução é natural. Ele lembrou que a telemedicina, por exemplo, contribui para que a assistência chegue a locais remotos, aumentando a acessibilidade e salvando vidas. “Agora, uma coisa é que ela não pode substituir o trabalho humano e a sensibilidade humana tem que existir durante o uso da tecnologia. Ou seja, essa parte do contato, do cuidado, do olhar, do confortar, tem que estar presente no uso da tecnologia, não pode afastar o profissional disso”, ponderou.

Inovação com ética

Os médicos trouxeram ainda vários outros exemplos de como a tecnologia já está presente, hoje, na rotina de cuidados com a saúde de muitas pessoas. Existem dispositivos que monitoram as frequências cardíaca e respiratória, a qualidade do sono, e a pressão arterial.

Outro exemplo lembrado foi um dispositivo que mede a glicemia. A partir de um aparelho colocado no braço, o equipamento se conecta ao celular que monitora a curva de glicemia e vai enviando as informações para o médico. Também tem um hospital totalmente virtual, em uma província da China, com perspectiva de realizar até 15 mil atendimentos por dia.

Mas, todas essas inovações também trazem para o cenário a discussão sobre questões éticas e a importância da regulação e da preservação dos dados dos pacientes. Uma das questões colocadas é se uma empresa que tem acesso a informações detalhadas sobre a saúde de uma pessoa a contrataria.

Onde assistir

O episódio completo do Sem Contraindicação está disponível no YouTube (youtu.be/qVPrYQmmjhI) e no Spotify. O acesso também pode ser feito pelo Portal Unimed João Pessoa, que tem uma página exclusiva sobre o videocast (unimedjp.com.br/semcontraindicacao).

Produzido pela Unimed João Pessoa, o Sem Contraindicação tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar, além de trazer temas relacionados à área médica e ao plano de saúde.

Continue Lendo

Negócios

Instituto Assaí oferece curso gratuito em Cabedelo (PB); Inscrições acontecem até o dia 24/10

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Brasil registrou o maior número de aberturas de pequenos negócios do ano em julho de 2024, totalizando quase 378 mil novas empresas e somando 2,8 milhões ao longo do ano, conforme dados do Sebrae. Esses números incluem microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Na Paraíba, existem 254,6 mil pequenos negócios (Sebrae/PB), que fortalecem a economia e geram novas oportunidades. Para garantir o desenvolvimento e o sucesso de micro e pequenos(as) empreendedores(as), é fundamental investir em capacitação. Com o objetivo de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para as comunidades onde possui lojas, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, abre inscrições para um curso presencial gratuito, destinado a empreendedores(as) de Cabedelo e região, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de seus negócios.

Presente na Paraíba desde 2012, o Atacadista conta atualmente com cinco lojas no estado, reconhecendo o público empreendedor como uma parte importante de sua clientela. Com a premissa de apoiar empreendedores(as) do ramo alimentício, o Instituto Assaí realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na loja do Assaí Cabedelo, inaugurada em 2021 na Rodovia BR-230, o curso presencial gratuito “Gestão de Negócio” para empreendedores(as) do setor alimentício.

Com conteúdo prático, o curso contará com três encontros, totalizando 12 horas de carga horária divididas entre os três dias. Serão oferecidas duas turmas por dia, com 35 vagas em cada uma, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ao longo das aulas, os participantes participarão de vivências, debates, discussões em grupo, atividades práticas e receberão feedback. Essas técnicas têm como objetivo trabalhar questões intra e interpessoais, levando os(as) participantes à reflexão e à iniciativa de resolver problemas relacionados ao seu empreendimento e a si mesmos. A formação, com metodologia personalizada, foi elaborada e será aplicada pela Aliança Empreendedora, e visa contribuir para a autopercepção empreendedora e o desenvolvimento das competências necessárias, oferecendo conteúdos, dicas e ferramentas que auxiliarão o(a) empreendedor(a) a aprimorar a gestão do seu negócio, especificamente no setor alimentício. O curso é gratuito e destinado a micro e pequenos(as) empreendedores(as) de alimentação que já possuam um empreendimento, mesmo que informal.

Os(as) interessados(as) devem se inscrever pelo link: https://www.academiaassai.com.br/curso-presencial-cabedelo até o dia 24 de outubro. São 35 vagas por turma, com inscrições por ordem de chegada. As pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.

Sobre o Instituto Assaí     

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/

Sobre a Aliança Empreendedora

A Aliança Empreendedora é uma organização sem fins lucrativos, que atua em projetos de apoio a microempreendedores, implementação de negócios inclusivos em parceria com empresas e disseminação da cultura empreendedora no Brasil. Ela iniciou suas atividades em 2005 com a missão de “unir forças e viabilizar oportunidades para que pessoas e comunidades de baixa renda possam se tornar empreendedoras, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social”.

Saiba mais em: http://www.aliancaempreendedora.org.br/

Continue Lendo