Nos acompanhe

Paraíba

Vendas do varejo da PB mantém expansão em agosto e registram 2ª maior alta do País, revela IBGE

Publicado

em

As vendas do varejo paraibano no mês de agosto mantiveram a expansão, no mesmo patamar do mês anterior, e registraram a segunda maior taxa de crescimento do país. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10), mostram que o volume de vendas do comércio varejista da Paraíba expandiu 19,9% em agosto sobre o mesmo período do ano passado. Novamente, foi a segunda maior taxa de crescimento entre os 26 Estados e o Distrito Industrial, que em agosto foi liderada por Amapá (23,1%), enquanto o País apresentou alta de 5,1%.

Já na comparação de agosto sobre julho, as vendas ficaram estáveis na Paraíba (0,1%) enquanto o País apresentou um leve recuo (-0,3%). No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o volume de vendas do comércio varejista paraibano manteve alta de dois dígitos de crescimento (11%), ficando com a segunda maior taxa do País, liderada por Amapá (21%). Já o Brasil apresentou alta de 5,1% nos oito meses deste ano.

DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL –   Com o varejo em destaque no cenário nacional, a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE registrou que a Paraíba, neste ano, já apresentou as maiores taxas do varejo em dois meses: fevereiro (19,6%) e junho (16,4%), enquanto em três meses – maio (14,9%), julho (18%) e agosto (19,9%) – o Estado alcançou a 2ª maior taxa de crescimento.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado – que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba também foi destaque nacional ao apresentar expansão de 16,6% em agosto sobre o mesmo mês do ano passado, mantendo também 2ª maior taxa no indicador entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, enquanto o crescimento da média nacional ficou em 3,1%. No acumulado de janeiro a agosto, a alta chegou a dois dígitos (11%), bem acima da média do País (4,5%).

PRÓXIMO AO PICO HISTÓRICO – O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Cristiano Santos, revelou que o volume vendido pelo comércio varejista permanece “muito próximo” de seu pico histórico. “A gente tem que lembrar também que esse crescimento que houve até maio de 2024 foi um crescimento que levou o varejo ao patamar recorde da série de mais de 20 anos. Então está muito próximo ainda do patamar de maio. Esse rebatimento que a série teve nos últimos três meses está preservando o patamar (de vendas) bastante elevado. É uma performance muito próxima do máximo da série global. Em agosto, as atividades farmacêuticas e de supermercados foram as principais responsáveis pelo desempenho positivo do varejo”, comentou.

SOMA DE FATORES POSITIVOS – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que o forte crescimento das vendas do varejo em 2024 no Estado “é o resultado de uma soma de fatores da conjuntura atual que mesclam ações do governo e de indicadores positivos da economia como, por exemplo, a ampliação do saldo de empregos formais que já chegaram a 20,1 mil postos em apenas oito meses, o crescimento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que vai ultrapassar R$ 100 bilhões este ano (4ª taxa de maior crescimento do País), a abertura e atração de novas empresas, além da manutenção de um gestão fiscal equilibrada do Estado, que tem propiciado ao Governo da Paraíba não apenas manter o pagamento da folha de pessoal e de fornecedores em dia, mas ampliado os investimentos com recursos próprios no Estado para a realização de diversas ações e programas que  somam R$ 6,1 bilhões nos últimos cinco anos,” detalhou Marialvo.

O secretário da Fazenda Estadual acrescentou ainda que a projeção do crescimento do PIB da Paraíba para 2024 em 6,8%, segundo estudos do Banco do Brasil, é a maior do País entre os Estados. “Isso quer dizer que a economia da Paraíba está girando com muito mais vigor e intensidade do que no resto do país e o varejo é um dos beneficiados”, finalizou.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (14), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) vai ofertar 722 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos. Dentre as oportunidades, 493 são para João Pessoa e as demais nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Bayeux, Conde e Guarabira.

Atendente de telemarketing (médio completo) é a função que continua disponibilizando o maior número de vagas – 300 somente em João Pessoa, que também tem oferta de vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), pedreiro (10) vagas, professor de inglês – superior completo (6) e auxiliar de linha de produção, auxiliar de logística, carpinteiro, atendente de lanchonete e vendedor pracista (5 cada cargo), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 66 vagas, sendo destaque para carpinteiro (8 vagas), operador de trator e pedreiro (7 vagas para cada função), ferreiro armador na construção civil (6), auxiliar de cozinha – fundamental completo (4 vagas), também tem oportunidades para vendedor interno, vendedor de comércio varejista, operador de caixa, auxiliar de manutenção predial, auxiliar de limpeza e atendente de padaria (2 vagas para cada cargo) e demais ofertas em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão oferecidas 55 vagas de emprego, das quais 25 para mecânico de manutenção de máquina industrial, outras 25 para servente de obras, além de vagas para estofador de móveis (2), oficial de serviços gerais na m. de edificações (2) e para vendedor interno (1).

No Sine-PB do Conde, serão ofertadas 20 vagas assim distribuídas: servente de obras (5), analista de logística (4), pedreiro (3), cozinheiro de restaurante, garçom e pintor de obras, (2 vagas para cada função), motorista entregador e operador de empilhadeira (uma vaga cada cargo).

Nove vagas estarão disponíveis em Patos para as funções de auxiliar administrativo – médio completo (5 vagas), atendente de lanchonete e ajudante de carga e descarga de mercadoria (2 vagas cada).

No Sine/PB de Mamanguape, serão oferecidas três vagas para as funções de frentista – fundamental completo, operador de caixa e vendedor interno – médio completo (1 vaga para cada função).  Ainda serão disponibilizadas 10 vagas em Cabedelo, distribuídas para as funções de fiscal de loja, supervisor de logística, montador de estruturas metálicas, assistente de mídias sociais, marceneiro de móveis, vendedor pracista, mecânico de manutenção e eletricista, operador de empilhadeira, conferente de logística e ajudante de estruturas metálicas – uma vaga para cada cargo.

Em Sapé, serão 48 vagas, sendo 20 para servente de obras, enquanto para os cargos de repositor de mercadorias, operador de caixa, empacotador a mão serão ofertadas cinco vagas para cada; para motorista de caminhão e agente de vendas de serviços, três vagas cada cargo; e para balconista de açougue e atend. do setor de frios e laticínios, duas oportunidades para cada função, entre outras.

Para Guarabira, o Sine-PB tem 14 vagas direcionadas para a função de costureira em geral – médio incompleto – (6 meses CTPS). Já para Bayeux, serão quatro vagas – duas para atendente de balcão e duas para mecânico de veículos automotores.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Agir 36 reafirma apoio a Cícero e Leo no segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Executiva Regional do Agir 36, juntamente com a Executiva Municipal de João Pessoa, reuniu nesta sexta-feira (11/10) os ex-candidatos a vereadores e vereadoras, agora vereador eleito e suplentes, para reafirmar o seu compromisso com o prefeito Cícero Lucena (PP) no segundo turno das eleições, que será no dia 27 deste mês.

O presidente estadual, Flávio Moreira, destacou a necessidade de após uma grande vitória partidária nas urnas, que culminou com a eleição de Luis da Padaria, estar nas ruas com toda a militância para assegurar que João Pessoa continue no caminho certo.

“Eleger Cícero é garantir que João Pessoa possa continuar avançando, com a parceria governo do estado e prefeitura, com um prefeito humano e que pensa nas pessoas e não alguém que fez parte do governo responsável pela morte de milhares de brasileiros”, destacou Flávio.

O vereador eleito com 3694 votos, Luís da Padaria, em viagem, foi representado pelo seu filho Tiago Araújo, que destacou que “toda a força da militância de Seu Luís estará nas ruas para garantir uma vitória ainda maior”.

Já Alyne Moreira, presidente regional do AGIR Mulher e 1ª suplente de Vereadora com 3356 votos, relembrou que “enquanto o outro candidato estava se negando a comprar vacina, nosso Prefeito Cícero estava colocando vacina no braço do povo de João Pessoa e salvando vidas. Alguém que não cuida do povo em uma pandemia faria o que com a cidade?”.

O prefeito Cícero Lucena parabenizou o AGIR pela conquista da cadeira na Câmara, ressaltando a importância de ter a legenda com assento no legislativo, registrando a força e perseverança de todo o grupo, relembrando que a campanha depende do esforço coletivo.

Continue Lendo

Paraíba

MP recomenda que parte de processo contra Gusttavo Lima e VaideBet seja encaminhado à Justiça da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que parte de processo contra o cantor Gusttavo Lima e a empresa VaideBet seja encaminhada para a Justiça da Paraíba, no foro de Campina Grande, local de residência dos proprietários da empresa. A ação é em decorrência da investigação sobre lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais.

Na última semana, o MP apontou em parecer que faltam indícios de crime do cantor. O episódio representa uma nova divergência entre o Ministério Público e a Polícia Civil na investigação.

Para os promotores, não há ilegalidade demonstrada na transação da venda de uma aeronave por Gusttavo Lima à Esportes da Sorte, depois devolvida pela empresa e posteriormente vendida pelo cantor ao casal José André da Rocha Neto, dono da VaideBet, e Aislla Rocha.

Relembre o caso

Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco por suspeita de lavagem de dinheiro e organização criminosa. O caso está sob responsabilidade da juíza Andréa Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça do estado.

No dia 23 de setembro, a magistrada decretou a prisão preventiva do cantor por suspeita de ajudar foragidos da investigação a ficarem fora do país. A determinação foi revogada um dia depois pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do TJ-PE. Gusttavo Lima estava fora do Brasil e não chegou a ser preso.

Sobre valores apreendidos no cofre da empresa do cantor, o MP-PE afirma que “não há no relatório conclusivo da investigação nada que indique a origem dos valores em espécie apreendidos”.

Continue Lendo