Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2024: Justiça Eleitoral convoca faltosos a justificarem ausência no primeiro turno; veja

Publicado

em

A eleitora ou o eleitor que estava fora de seu domicílio eleitoral e não pôde votar nesse domingo (06/10), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, deve justificar a sua ausência à urna. Para isso, há duas possibilidades de apresentar a justificativa: pela internet ou de forma presencial. Em qualquer um dos meios, sendo obrigatória para eleitores com mais de 18 e com menos de 70 anos.

Justificativa pós-eleição

Quem não compareceu à votação e não pôde justificar a ausência no dia do pleito deve apresentar a justificativa até 60 dias após cada turno das eleições pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs.

Junto com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros.

Caso não tenha acesso a essas ferramentas de justificativa on-line, a pessoa poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.

Clique AQUI e consulte os endereços das Zonas Eleitorais da Paraíba.

Para quem estava no exterior no dia da eleição, o prazo para justificar a ausência à urna é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em aplicação de multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.

Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.

Continue Lendo

Paraíba

Ex-Menudo que mora na PB revela ter sido abusado por José Menendez, empresário morto pelos filhos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores sucessos recentes da Netflix, “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais“, retrata o assassinato de José e Kitty por seus filhos, Lyle e Erik Menendez. Com o lançamento, os irmãos voltaram aos tabloides, especialmente após o anúncio de uma nova audiência no caso.

Uma reportagem publicada pela CNN Brasil nesta terça-feira (08/10), revela conexões pouco mencionadas pela produção de plataforma de streaming e que liga o caso com o grupo musical porto-riquenho Menudo.

Isso se deve ao fato de que José Menendez era o empresário da gravadora musical RCA Records, que assinou com o grupo. Mais de 30 anos depois, em 2023, um dos integrantes da banda, Roy Rosselló, revelou em entrevistas e no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed” que o empresário o havia abusado sexualmente, em 1983.

Rosselló mora em João Pessoa, Capital da Paraíba, desde 2015.

As alegações de Rosselló agora fazem parte de uma petição que os advogados dos irmãos Menendez apresentaram ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles para anular suas condenações.

Os irmãos Lyle e Erik Menendez estão presos desde terem cometido o assassinato dos pais, em 20 de agosto de 1989, na residência da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Condenados à prisão perpétua, eles afirmam desde o julgamento que os crimes foram resultado dos abusos físicos, emocionais e sexuais que sofreram durante a infância e a adolescência pelo pai José Menendez, e legitimado pela mãe Kitty.

 

Continue Lendo

Paraíba

Vale tudo pelo voto: Queiroga chega a elogiar gestão do PT em JP e diz que voto de Cartaxo é honra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O clima de “vale tudo pelo voto” começa a querer aparecer em João Pessoa, tanto que o prefeitável Marcelo Queiroga, do PL, partido que se coloca como adversário número 01 do Partido dos Trabalhadores (PT) até em âmbito nacional, chegou a elogiar a gestão do PT em João Pessoa e dizer que o voto do deputado estadual petista Luciano Cartaxo seria uma “honra”.

Nós sabemos as diferenças que houve entre a gestão de Luciano e essa atual gestão […] eu ficaria honrado com o voto de Luciano“, disse Queiroga.

O comentário de Queiroga foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (09/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo diz que não foi surpresa Marcelo Queiroga no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (09/10), disse que a ida de Marcelo Queiroga para um segundo turno em João Pessoa não foi surpresa, uma vez que existe um ‘nicho’ de eleitores que fez com que fosse natural esse feito na Capital paraibana em relação ao 2º turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo