Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa inicia Semana da Criança com atividades lúdicas

Publicado

em

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, está realizando a Semana das Crianças. O principal objetivo é promover a confraternização entre os pequenos internos, além de levar alegria e diversão para todos os pacientes e acompanhantes. O evento acontece desta terça-feira (8) até a sexta-feira (11), na brinquedoteca da instituição.

Para a coordenadora da Pediatria, Maria Tereza Ferreira, comemorar a Semana das Crianças com festa é uma oportunidade de resgatar o espírito de criança, escondido pela dor e sofrimento durante o tratamento. “A iniciativa ajuda a suavizar o período de internação da criança. As atividades atenuam a ruptura com o cotidiano decorrente da internação hospitalar. A criança volta renovada e muito motivada”, afirma a enfermeira.

Maria Tereza explicou ainda que a programação diversificada conta com cinema, Dog Therapy, brincadeiras de época, jogos, bingo e vai culminar com uma grande festa no hall da Farmácia do hospital, com a presença de super-heróis, palhaços e animadores. Além de dicas de higienização bucal, fantoche, decoração toda colorida, lembrancinhas e brinquedos.

O diretor-geral do hospital, Laecio Bragante, explicou a importância da ação. “Entendemos que momentos lúdicos, no ambiente hospitalar, tornam a internação mais leve e despertam no servidor a solidariedade. Estamos empenhados em produzir, todos os anos, um Dia das Crianças cada vez mais especial”, enfatizou.

O pai do pequeno Davi, Ronaldo Santos, gostou muito participar da sessão de cinema. “Foi um momento bem especial para meu pequeno e para todas as crianças que puderam participar. Ele ficou muito feliz em sair do quarto e assistir o filme infantil que foi transmitido”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Avante anuncia apoio a Bruno Cunha Lima no 2° turno das eleições em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Avante na Paraíba, Vitor Hugo Castelliano, anunciou no início desta quinta-feira (10/11), o apoio do partido para o segundo turno das eleições em Campina Grande.

Assim como no primeiro turno, a legenda ficará ao lado do atual prefeito e candidato a reeleição, Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Bruno fez uma gestão exemplar, repleta de ações e dedicada ao povo de Campina Grande. Nada mais justo que mantermos uma aliança que acredito ser a melhor para a Rainha da Borborema”, disse Vitor.

No primeiro turno, o Avante conseguiu eleger o vereador Pastor Luciano Breno com quase 3 mil votos.

Continue Lendo

Paraíba

“Não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos”, diz Cartaxo sobre segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual petista, Luciano Cartaxo, divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (10/10), confirmando que, neste segundo turno das Eleições 2024, não fará campanha para nenhum dos candidatos a prefeito de João Pessoa.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

Em respeito aos 50 mil pessoenses que me confiaram seu voto para prefeito de João Pessoa, informo que não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos que estão na disputa neste 2º turno. Mais uma vez agradeço àqueles que verdadeiramente estiveram ao nosso lado nesta caminhada. E reitero que o povo de João Pessoa sempre poderá contar com o meu trabalho para melhorar a qualidade de vida de todas e todos!

– Luciano Cartaxo

Dentre as quatro principais candidaturas a prefeito da Capital paraibana, Cartaxo ficou em último lugar ao receber exatos 49.110 (quarenta e nove mil, cento e dez) votos (11,77 %).

O fracasso nas urnas já era esperado em João Pessoa dada a forma como o nome de Cartaxo foi apresentado à sociedade pessoense pelo próprio PT que, em mais uma eleição, saiu fragmentado e menos forte graças a impasses e rachas dentro da legenda desde que o deputado foi apresentado como o nome da sigla na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Relembre o caso

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejavam, respectivamente, representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da PMJP.

Cida Ramos passou a ser o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, arrependeu-se da própria decisão e decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho, já então morador de Brasília, e que mantinha relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal, e conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: Ricardo, Estela e Márcia abandonam Cida Ramos, aliada histórica, e declaram apoio a Cartaxo

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da PMJP, nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista que, por sua vez, decidiu impor o nome de Cartaxo com candidato do PT em João Pessoa mesmo com o nítido descontentamento da grande maioria dos integrantes da legenda na Capital paraibana..

Continue Lendo

Paraíba

TCE reprova contas das Prefeituras de Jericó e Alhandra com imputação de débito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Contas/PB aprovou, em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (09), as contas das prefeituras de Barra de Santana e Cacimbas, referentes a 2022. Também as de Itatuba no exercício de 2021, e de Coremas, remanescente de 2020. Reprovadas foram as prestações de contas municipais de Jericó (2022), durante a gestão do prefeito Kadson Valberto Lopes Monteiro, bem como as de Alhandra (2020), sob a responsabilidade do então prefeito Renato Mendes Leite.

Além das contas reprovadas, o prefeito Renato Mendes terá de repor aos cofres da prefeitura, no prazo de 60 dias, a quantia de R$ 302 Mil, a ele imputado, em virtude de despesas não comprovadas, conforme o voto do relator, conselheiro Fernando Rodrigues Catão. No caso de Jericó, a principal irregularidade e que ensejou a reprovação, foi o não cumprimento do percentual mínimo para gastos em educação, abaixo dos 25% exigidos pela Constituição. O relator do processo foi o conselheiro Renato Sérgio Santiago Melo. Em ambos os processos cabem recursos.

Regulares foram julgadas as contas de 2023, prestadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, de responsabilidade de Gilmar Martins de Carvalho Santiago, bem como, as da chefe da Defensoria Pública do Estado, Maria Madalena Abrantes, e da Polícia Civil do Estado da Paraíba, sob o comando do gestor André Luiz Rabelo de Vasconcelos.

Voto de Aplausos e Medalha Cunha Pedrosa – O Pleno do Tribunal de Contas/PB aprovou, nesta quarta-feira (09), “Voto de Aplausos” ao IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, em virtude da realização do 38º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que se realiza no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, assim como, a concessão da “Medalha Cunha Pedrosa” – a mais alta condecoração da Corte, à professora Cristiana Fortini, em virtude de sua atuação na presidência do IBDA, e pelo seu empenho para trazer à Paraíba o evento, que reúne mais de 2.500 participantes.  A proposição do “Voto de Aplausos” foi do conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2467ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

Continue Lendo