Nos acompanhe

Paraíba

MPPB traça medidas para cumprimento de transição responsável entre gestões municipais

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer garantir uma transição responsável nas gestões municipais, que serão renovadas a partir de 1º de janeiro. Para tanto, o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público do MPPB elaborou uma cartilha para orientar promotores de Justiça e gestores sobre o processo de transição dos mandatos de prefeitos.

Segundo o coordenador do CAO do Patrimônio, promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, a cartilha traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelos gestores para garantir a transição, evitando interrupção de serviços públicos essenciais, extravio de documentos e arquivos digitais e atraso no pagamento de servidores públicos e fornecedores.

O promotor Carlos Davi Lopes informou que foi encaminhado um material às Promotorias de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio público, contendo a cartilha e cópia de portaria de instauração de procedimento administrativo, para acompanhamento do processo. “A cartilha elenca os principais pontos de atenção dos novos gestores e do Ministério Público nesse processo. Uma transição republicana garante a preservação da memória institucional e evita solução de continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação”, comentou o coordenador do CAO.

A cartilha

A cartilha possui 11 capítulos que orientam sobre a formação de uma comissão de transição nos municípios (integrada por membros da gestão atual e da futura); o acesso e preservação de registros, documentos e arquivos públicos; informações sobre a situação financeira do ente; e a catalogação de bens patrimoniais (móveis e imóveis) e de material de consumo.

Também são abordados aspectos relacionados à área de pessoal das prefeituras; às obras públicas e serviços de engenharia; aos regimes próprios de previdências; à implantação de sistema de controle interno, entre outras providências práticas que devem ser tomadas para assegurar uma transição governamental responsável.

Clique aqui e confira a íntegra da Cartilha.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo diz que não foi surpresa Marcelo Queiroga no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (09/10), disse que a ida de Marcelo Queiroga para um segundo turno em João Pessoa não foi surpresa, uma vez que existe um ‘nicho’ de eleitores que fez com que fosse natural esse feito na Capital paraibana em relação ao 2º turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

OAB TV: entidade firma parceria com CMJP e estreará programa na TV Câmara voltada á advocacia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), firmaram, nesta quarta-feira (09/10), um termo de cooperação técnica para a realização de um novo programa que estará na grade da TV Câmara, a OAB TV.

A estreia será na próxima quinta-feira (17/10), às 19h30, e vai contar com a participação do presidente da Ordem, Harrison Targino.

O presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (PSD), falou da importância do programa á população pessoense.

“Importante um programa cidadão para os advogados, a população se informar e a Câmara é o canal do povo e agora junto com o doutor Harrison Targino e com o nosso procurador, a gente trazendo aí junto com a Procuradora, a TV Câmara essa parceria que pra gente é com muita alegria que volta agora um programa dedicado à OAB”, frisou.

Já o presidente da OAB, Harrison Targino, deu detalhes do lançamento. “Um veículo de informações jurídicas a servir direitos e garantias à população”.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prego batido: com apenas um voto contra, Cúpula PT aprova apoio a Cícero Lucena no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cúpula municipal do PT em João Pessoa aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (09/10) e com apenas um voto contra, o apoio da legenda ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), no segundo turno das Eleições 2024.

O voto contra foi do Drº. Fernando, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB.

Mais cedo, o próprio governador João Azevêdo (PSB), confirmou ao @portaldacapital, estar certo de que 99% do PT apoiaria Cícero no segundo turno.

Leia mais: João aposta que 99% do PT estará com Cícero Lucena no segundo turno das eleições

Leia mais: “É o apoio de um partido”, diz Cida Ramos ao confirmar que o PT seguirá com Cícero no 2º turno

Já a deputada estadual petista Cida Ramos, durante entrevista, também na manhã desta quarta, adiantava se tratar não de apoios individuais, mas, sim, do apoio de um partido.

O presidente municipal da legenda, Marcos Túlio, comunicou pessoalmente a todos os integrantes do partido, através de vídeo, a resolução do partido em João Pessoa.

Na ocasião, ele elogiou Cida Ramos e Marcos Henriques pelas respectivas posturas fiéis ao partido bem como as suas resoluções.

Confira o vídeo:

Continue Lendo