Nos acompanhe

Paraíba

Jazz, blues e canto lírico no Centro Cultural de São Francisco

Publicado

em

Canto lírico, jazz, blues, clássicos da música brasileira e internacional são alguns gêneros e estilos que o público pode apreciar nesta quarta-feira (9), quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no projeto Viva do Centro com Música, às 17h30, Centro Cultural de São Francisco (CCFS). A entrada é aberta para todos os públicos e o estacionamento é gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.

Na quarta-feira (9), na nave central da Igreja de São Francisco, será apresentado um dueto curto de ópera soprano e tenor, com os cantores Izadora França e Leonardo Domingos, acompanhados pelo pianista Vinicius Sales. No repertório ária famosas do italiano Giacomo Puccini, compositor de óperas italiano (1858-1924). Suas óperas são algumas das mais interpretadas atualmente, entre elas ‘La bohème’, ‘Tosca’, ‘Madama Butterfly’ e’ Turandot’. Além de Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi, com sua ‘La Traviatta’.

Em seguida, no adro do CCSF, se apresenta o naipe de saxofones da Big Band Rubacão Jazz, um grupo pequeno formado por Gilbert Monteiro (Sax Soprano), Erick Almeida (Sax Soprano), Isaac Santos (Sax Alto), Klauniston Gomes (Sax Alto) Andrea Tejera (Sax Alto), Francisco Júnior (Sax Tenor), Moisés Rodrigues (Sax Barítono). O grupo tem uma formação bastante versátil, podendo se apresentar com quatro ou até sete saxofonistas. A proposta do grupo é alcançar públicos distintos, trazendo um repertório variado em ritmos e estilos musicais, proporcionando uma maior disseminação cultural da música instrumental.

Na quinta-feira (10), às 17h30, haverá um dueto curto de ópera com o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, conduzidos pelo pianista Hamurabi Ferreira. O repertório também composto por árias e clássicos populares de óperas italianas, com final da tradicional ‘Ave Maria’ do vienense Franz Peter Schubert.

Logo após se apresenta Big Band Rubacão Jazz, uma orquestra clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do Frevo ao Jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.

Na sexta-feira (11), excepcionalmente, não haverá apresentação do grupo de trompetes da Rubacão Jazz, devido ao concerto da Orquestra Sinfônica Municipal. Mas, haverá uma ópera curta com os cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhado pelo pianista Vinícius Sales.

O educador, Sávio Pimenta, comentou que ficou sabendo do projeto por meio de um amigo de trabalho. “Fiquei impressionado com a qualidade dos músicos que nós temos e muitos não sabem. Uma lindeza”, disse que o educador.

Viva o Centro com Música – É um projeto idealizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Inovatec JP) em parceria com o governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o centro histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O Música no Centro também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

SERVIÇO:
PROJETO VIVA O CENTRO COM MÚSICA

Dias: 11, 10 e 11 de outubro 2024
Hora: 17h30
Local: Centro Cultural de São Francisco, Centro Histórico
Entrada gratuita para todos os públicos.
Estacionamento também gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.

Quarta-feira (9)

Canto: Izadora França, Leonardo Domingos e o pianista Vinicius Sales.
Instrumental: Naipe de saxofones da Rubacão Jazz

Quinta-feira (10)
Canto: Óperas curtas com Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e o pianista Hamurabi Ferreira.
Instrumental: Big Band Rubacão Jazz.

Sexta-feira (11)
Canto: Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhado pelo pianista Vinícius Sales.

Continue Lendo

Paraíba

PT deve decidir até amanhã sobre apoio a Cícero; Cartaxo não foi à reunião nem enviou representante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT Municipal de João Pessoa, Marcos Túlio, confirmou que tendência da legenda é apoiar o projeto político de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), que é contra a neutralidade e que espera que a decisão final não demore porque o segundo turno acontecerá ainda neste mês de outubro.

Segundo Marcos Túlio, o deputado estadual Luciano Cartaxo nem participou da reunião, nem enviou representantes da sua agremiação. Já o vereador Marcos Henriques e a deputada Cida Ramos não se fizeram presentes ao evento, porém, enviaram representantes que participaram ativamente do momento com contribuições significativas.

Os comentários do dirigente petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (08/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Carlão sobe o tom e diz que Durval deve deixar o PL caso não apoie candidatura de Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e vice-presidente do PL em João Pessoa, Carlão Pelo Bem, subiu o tom ao colega de partido, vereador Durval Ferreira (PL), para que ele se posicione e decida apoiar a candidatura de Marcelo Queiroga (PL) à Prefeitura da Capital no segundo turno das eleições.

A dura de Carlão ocorre após Durval decidir reforçar o projeto de reeleição do atual prefeito, Cícero Lucena (PP).

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (08/10), o parlamentar revelou que caso Durval não engaje na campanha de Queiroga, ele não será bem-vindo no partido.

“Falo com muita consciência que quem está dentro do PL tem que acompanhar a candidatura de Queiroga. Isso é inconteste. Seja Durval, Fábio Lopes vai acompanhar com naturalidade. Mas é preciso defender a campanha de Queiroga. Então, agora Durval é chamado a estar dentro dessa campanha. Se não abraçar a campanha do Queiroga, não tem porque estar perto. Estou convidando ele para fazer o papel que tem que ser feito apoiar a candidatura de Queiroga. Se não acompanhar a candidatura de Queiroga, não é bem vinda ao PL”, reforçou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Momento inoportuno”, dispara Dinho sobre vereador Guga Pet articular Presidência da CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), atribuiu como “inoportunos” os movimentos já feitos pelo vereador Guga Pet (PP) sobre disputar a Presidência da Casa Legislativa.

Reeleito com o maior número de votos nas eleições do último domingo (06/10), Guga revelou que já conversou com correligionários para tomar uma decisão sobre a disputa.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta terça-feira (08/10), Dinho afirmou que não é o momento para esse tipo de discussão pois o grupo precisa focar na campanha do segundo turno e reeleger Cícero Lucena (PP) como prefeito de João Pessoa.

“Inoportuno. Lógico que quem não está dentro de um jogo político, com certeza, dependendo dos colegas, a gente pode sim colocar nosso nome a disposição. Agora, infelizmente, é um momento inoportuno, porque o meu projeto, projeto do grupo político que eu pertenço, não terminou a eleição”, declarou.

Ouça:

 

Continue Lendo