Nos acompanhe

Paraíba

Unidade Itinerante do Hemocentro da Paraíba coleta 70 bolsas de sangue na UFCG

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemocentro da Paraíba, realizou mais uma Coleta Itinerante. A ação, em parceria com Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Biblioteca Central, campus Campina Grande, mobilizou a comunidade acadêmica. Mais de 100 candidatos participaram da campanha, sendo que 70 pessoas efetuaram a doação de sangue; e 43 realizaram o cadastro para doação de medula óssea.

A Coleta Itinerante foi um verdadeiro sucesso. “Levamos a Unidade Itinerante do Hemocentro da Paraíba para a UFCG, ampliando a visibilidade da ação e facilitando o acesso à coleta de sangue e cadastro de medula”, pontuou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, acrescentando que “tivemos um significativo número de doadores jovens e de primeira vez e, para tornar o dia ainda mais especial, até cantamos ‘Parabéns’ para uma doadora que nos emocionou com seu gesto de solidariedade”.

Além disso, o clima festivo contou com a presença de um trio de forró pé de serra que animou os presentes durante toda ação, trazendo o espírito nordestino e a alegria ao evento.

A coordenadora da Biblioteca Central da UFCG, campus Campina Grande, Itapuana Dias Gonçalves, falou da satisfação em contar com a adesão de estudantes, professores e funcionários, além da comunidade externa da universidade. “Essa campanha é muito importante, pois, além de ajudarmos a abastecer o hemocentro incentivamos a doação de jovens em um ato de solidariedade e amor ao próximo”, afirmou.

A professora da UFCG Marília Leal elogiou a iniciativa de levar a unidade móvel à instituição de ensino.  “O Hemocentro vindo até as pessoas é uma forma de democratizar a doação de sangue, é muito mais fácil dos alunos doarem. Temos muitos alunos de fora de Campina Grande que não têm essa oportunidade e o Hemocentro estando aqui, no nosso campus, é uma forma de facilitar a doação”, observou.

A acessibilidade da Unidade Itinerante também foi um destaque. Uma doadora com deficiência conseguiu, com facilidade, acessar o ônibus e fazer sua doação com conforto e segurança. “Esse é um passo importante para garantir que todos possam contribuir e salvar vidas, independentemente de suas limitações físicas”, pontuou Shirlene Gadelha.

Os doadores também elogiaram o novo equipamento que dispensa a temida “furadinha” do dedo – o dispositivo de leitura de bioparâmetros usado para medir e exibir sinais vitais como a hemoglobina (Hgb), frequência cardíaca, saturação de oxigênio, pressão arterial e hematócrito.

A funcionária da UFCG Marília Maci ficou muito satisfeita com a nova tecnologia “Sem a furadinha não fico mais tensa e não tem risco da pressão subir e não doar. Antes, ficava preocupada e a pressão saía do limite para doação. Agora, ficou muito bom sem a furadinha”.  Nilton Silva, também da UFCG, compartilhou o mesmo sentimento. “Quando vinha doar a pressão subia, mas hoje foi tudo fantástico, não tem mais furadinha”, comemorou.

Os universitários Gabriel Rodrigues, Daniel Keane e Renaldo Franca estavam entusiasmados pela facilidade em doar sangue. “Foi tudo muito rápido e fácil. O ambiente é confortável e a equipe acolhe o doador muito bem”, comentou Franca.

A jovem Ane Fernandes, integrante da equipe de voluntários que trabalhou na divulgação da campanha na UFCG, estava empolgada. “O Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) voltado às mulheres da área de Exatas da UFCG convidou seus integrantes para participarem da doação de sangue, com o objetivo de incentivar a todas as mulheres a fortalecerem essa corrente de bem”, disse.

A diretora do Hemocentro agradeceu a todos os doadores que compareceram e fizeram parte dessa corrente de solidariedade. “Juntos, fazemos a diferença”, afirmou Shirlene Gadelha.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo