Em alusão ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, levou, nesta quinta-feira (3), os usuários do serviço para uma visita ao Museu do Artesanato Paraibano, localizado no Centro da Capital.
O serviço, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está com uma programação especial durante o mês de outubro para celebrar a data com diversas atividades culturais e de promoção e prevenção à saúde.
De acordo com a diretora da Policlínica da Pessoa Idosa, Maria José Andrade, a programação com passeios culturais proporciona um momento diferente aos idosos que associada aos serviços clínicos garante o cuidado amplo com a saúde desse público.
“Atividades de campo, passeios externos quebram a rotina do idoso, inclusive a rotina que muitos deles têm de ir à policlínica para as consultas ou grupos terapêuticos e, essa quebra de rotina, é essencial para trabalhar o processo de envelhecimento ativo e saudável, além de que eles ficam ansiosos e felizes com a mudança da rotina e isso é muito bom, pois conseguimos ofertar um cuidado mais amplo, que vai além da parte clínica e que foca, sobretudo, na promoção da saúde com qualidade de vida”, destacou Maria José Andrade.
“Eu amei o passeio, vir ao museu está sendo incrível e um dia totalmente diferente. Sou atendida na policlínica há mais de oito anos, participo de vários grupos existentes lá e hoje está sendo um dos melhores dias, já estou ansiosa para o próximo passeio também que iremos andar de trem”, comenta Ivanilda Santana, de 78 anos.
Além da visita ao Museu, a programação conta também com palestras sobre envelhecimento ativo e saudável e, visita ao Forte Santa Catarina com passeio de trem, no município de Cabedelo. Participam das atividades diversos profissionais que atuam no serviço como fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, educador físico e nutricionista.
Policlínica da Pessoa Idosa – É o serviço especializado voltado às pessoas com 60 anos ou mais. No local, os idosos têm acesso às consultas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, neurologia, psiquiatria e reumatologia, além dos atendimentos de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, assistência farmacêutica e assistência social.
O serviço também oferece a seus usuários grupos temáticos, que estimulam o bem-estar e o interesse em atividades do dia a dia. Os temas desses grupos são memória, convivência, postura, autonomia e independência e homens em ação. Também é possível fazer o exame de eletrocardiograma, teste de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.
Para acesso aos serviços ofertados pela Policlínica, o idoso pode ser encaminhado pela USF em que é atendido ou ir diretamente ao local, que está localizado na Praça Caldas Brandão, em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 3214 4817.