O projeto Viva do Centro com Música apresentará uma programação variada para quem gosta de música lírica, clássica, canto, jazz, blues, regional e internacional. As apresentações acontecem na quarta (2), quinta (3) e sexta-feira (4), a partir das 17h30, no Centro Cultural de São Francisco. O evento é gratuito e aberto ao público.
Nesta quarta-feira (2), na nave central da Igreja de São Francisco, se apresenta o dueto curto com a soprano e tenor Izadora França & Leonardo Domingos, conduzidos pelo pianista Vinícius Sales. A partir das 18h, o público poderá apreciar a performance de “Ave Maria” com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio.
Em seguida, no lastro do CCSF, se apresenta o grupo instrumental composto por integrantes da Big Band Rubacão Jazz com Sabiano Araújo no trombone, Diego Rafael na guitarra, Hermano de Paula no baixo) e Caio Bertazzoli na bateria. No repertório muita música brasileira e jazz contemporâneo.
Na quinta-feira (3), na nave principal da igreja de São Francisco, no mesmo horário, haverá um dueto curto de ópera com o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, com acompanhamento do pianista Hamurabi Ferreira. Em seguida se apresenta a Rubacão Jazz, uma orquestra em formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo.
Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos e músicas de compositores e arranjadores locais.
Na sexta-feira (4) haverá uma curta ópera com os cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados ao piano por Hamurabi Ferreira. Em seguida se apresenta o grupo JPiston, com formação composta pelos trompetistas: Eudes Nascimento, Maurílio Souza, Geilson Nascimento e Lucas Ferreira.
O JPiston é formado pelo naipe de trompetes da Big Band Rubacão Jazz, com o intuito resgatar músicas de compositores nordestinos sobre um enfoque inovador, elaborado e popular. A apresentação do JPiston tem como principais características a descontração, alegria e a interação com o público, a fim de apresentar músicas de compositores locais e demais gêneros musicais brasileiros.
Público – A fotógrafa, Angélica Gouveia, presente no evento na semana passada, comentou que o projeto Viva o Centro com Música é muito importante para a população, uma vez que ele aproxima a arte e a cultura para a vida das pessoas. “Eu sou de Recife, e acho o projeto muito importante para os pessoenses e para os turistas também, pois aproxima a arte da gente e traz mais música boa para nossa vida”, comentou Angélica.
Sobre o projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Inovatec JP) em parceria com o governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o centro histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.
O projeto Viva o Centro com Música também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.
Serviço
Projeto Viva o Centro com Música
Dias: 2, 3 e 4 outubro 2024
Hora: a partir das 17h30
Local: Centro Cultural de São Francisco, centro histórico
Entrada gratuita para todos os públicos.
Estacionamento também gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Róger.
Quarta-feira (2)
Canto lírico Izadora França & Leonardo Domingos, conduzidos pelo pianista Vinícius Sales.
Instrumental: Combo Instrumental da Rubacão Jazz
Quinta-feira (3)
Canto lírico: Dueto ópera Sopranista e Barítono – Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima. Pianista: Hamurabi Ferreira.
Instrumental: Big Band Rubacão Jazz.
Sexta-feira (4)
Canto lírico: Ópera curta com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima. Pianista: Hamurabi Ferreira
Instrumental: Grupo de trompetistas JPiston .