Nos acompanhe

Paraíba

Saúde da Paraíba alerta para baixa procura da segunda dose da vacina contra a dengue

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nesta segunda-feira (30) uma Nota Técnica para os 24 municípios prioritários na vacinação contra a dengue, destacando a baixa procura pela segunda dose. Atualmente, 30.386 adolescentes ainda não receberam a D2, que é essencial para completar o esquema vacinal e assegurar a proteção contra a doença.

O foco principal é a população adolescente de 10 a 14 anos, que deve retornar aos postos de saúde para completar o ciclo de imunização contra a dengue. A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, faz um apelo: “É fundamental que aqueles que já tomaram a primeira dose busquem a unidade de saúde após 90 dias para receber a segunda. Sem essa dose, a proteção contra a dengue não é total. Precisamos da colaboração de todos para evitar que mais adolescentes fiquem vulneráveis à doença.”

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023 e está sendo aplicada prioritariamente em 24 municípios da Paraíba, selecionados devido à alta incidência da doença, especialmente do sorotipo DENV-2. Inicialmente, 14 municípios da 1ª Região de Saúde foram contemplados: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

Posteriormente mais 10 municípios foram contemplados sinalizados pelo Ministério da Saúde: Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal. Ao todo, foram distribuídas 84.058 doses em duas etapas.

Para garantir a eficácia da campanha, as doses administradas estão sendo monitoradas diariamente pelo Núcleo Estadual de Imunizações junto aos 24 municípios. A SES reforça a importância da mobilização nas comunidades, realizando mobilização, busca ativa e estratégia para aumentar a adesão à segunda dose.

Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter orientações por meio dos canais de comunicação da SES, como o telefone (83) 3211-9052 e os e-mails [email protected] e [email protected].br. Além disso, a mobilização continuará em todos os municípios envolvidos, assegurando que os adolescentes completem seu esquema vacinal e estejam protegidos contra a dengue.

Continue Lendo

Paraíba

Cantor da banda Limão Com Mel reforça apoio à candidatura de Mô Lima em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e músico de profissão, Mô Lima (PP), recebeu um importante apoio a sua candidatura no projeto de reeleição à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (01/10), o cantor da banda Limão Com Mel, Edson Lima, endossou o nome do colega na disputa eleitoral.

“Passando aqui pra dizer a vocês que meu vereador em João Pessoa com certeza é Mô Lima”, enfatizou.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caso Fernando Cunha Lima: Justiça paraibana marca primeira Audiência de Instrução; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça paraibana marcou a primeira Audiência de Instrução do caso do médico pediatra Fernando Cunha Lima para o dia 29 de outubro de 2024, na 4ª Vara Criminal de João Pessoa. O agendamento foi assinado pelo juiz José Guedes Cavalcanti.

Fernando Cunha Lima, que tem 80 (oitenta) anos de idade, é acusado de abusar sexualmente de diversas crianças em seu próprio consultório instalado na Capital paraibana. Até o momento sabe-se que, pelo menos, oito pessoas deporão em favor do pediatra. A defesa, porém, chegou a indicar 38 (trinta e oito).

O médico já teve os bens imóveis bloqueados para garantir indenizações às vítimas caso sejam determinadas pela Justiça.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

 

Continue Lendo

Paraíba

Matuta Fest: comício de Rúbia leva multidão às ruas de Princesa Isabel; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata de oposição em Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), promoveu na noite desta terça-feira (01/10) o ‘Matuta Fest’. O evento arrastou uma multidão de apoiadores e populares pelas ruas do município até a concentração no Centro da cidade.

Na oportunidade, Rúbia reafirmou a força política que tem conquistado com os princesensses e comprovando na prática o que dizem as últimas pesquisas de intenção de votos na qual mostra ela com o apoio da maioria da população.

“Princesa já resolveu! Quer mudança, quer transformação, quer o melhor para a nossa cidade, quer o pra melhorar a vida do nosso povo”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo