Nos acompanhe

Paraíba

Prazo para prefeitos responderem questionários de avaliação das gestões termina nesta 3ª, diz TCE

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) prorrogou o prazo para resposta aos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), relativos ao ciclo 2024. Os jurisdicionados terão até o dia 02 de outubro para enviar as respostas. O prazo original se encerraria no dia 30 de setembro.

O IEGM é uma ferramenta essencial para avaliar os resultados das ações da gestão pública municipal em sete áreas fundamentais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Com base nos resultados obtidos, o TCE pode direcionar suas ações fiscalizatórias e oferecer suporte técnico aos gestores municipais. Este indicador é essencial para a avaliação da gestão municipal e será coletado por meio de questionários referentes ao ano base de 2023.

O TCE-PB já encaminhou aos prefeitos os links para acesso aos questionários via e-mail, acompanhados do “Manual de Orientação Geral 2024”, além dos formulários em PDF de cada um dos sete questionários.. Link para acessar documentos para preenchimento dos questionários https://tce.pb.gov.br/iegm/iegm-1.html/

Além disso, o TCE-PB facilitará o acesso às informações por meio do site oficial, onde um ícone específico intitulado “IEGM” permitirá aos gestores encontrar o material de apoio necessário para a realização do trabalho.

Com essa iniciativa, o Tribunal de Contas reafirma seu compromisso em promover a transparência e a eficiência na administração pública, contribuindo para o aprimoramento da gestão municipal em todo o estado da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Bolsonaro, Carlão Pelo Bem destaca esforços para ampliar base conservadora em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), utilizou as redes sociais para destacar seus esforços na luta para promover e ampliar a base da direita conservadora na Capital.

Aliado do principal cabo eleitoral do grupo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlão detalhou projetos e pautas que têm promovido na Câmara Municipal que buscam proteger as principais pautas defendidas pelo conservadorismo.

“Um outro grande pilar do meu mandato foi lutar pelo conservadorismo, pela direita conservadora da cidade. Por Deus, pela pátria, pela família, pela liberdade e pelo bem. Assim foi o nosso trabalho. Como conservador, foi eu o vereador que apresentou o Título de Cidadão pessoense ao nosso capitão Jair Messias Bolsonaro e ao nosso general Braga Netto. Visa proteger as nossas crianças e isso se tornou lei, é a Lei 1995 que dispõe sobre a proibição de publicidade através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão ao gênero. Tivemos um outro projeto, foi a proibição da resignação sexual para os nossos jovens. É com isso que eu quero dizer a vocês da direita: contem comigo, contem com o meu mandato”, afirmou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Candidata da oposição em Princesa Isabel denuncia perseguição e intimidação por parte do prefeito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata pela oposição à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), utilizou as redes sociais nesta terça-feira (01/10) para denunciar que está sendo perseguida e intimidada por apoiadores do atual prefeito, Garrancho (PSB).

De acordo com Rúbia, há dias ela está sendo perseguida por pessoas ao sair de casa e sofrendo intimidação durante visita aos eleitores da cidade. Ela enfatizou a importância da segurança e ambiente de paz durante o período de campanha eleitoral.

“Foi um dia muito triste pra mim. Foi um dia que ao sair de casa, isso já está acontecendo há uma semana, só que ontem foi muito forte. Ao sair de casa eu estou sendo seguida, sendo intimidada, e eu quero pedir a vocês que não aconteça mais esse fato porque essa atitude não vai mudar o sentimento, não vai mudar o voto do povo. Então vamos trazer conforto para os nossos eleitores. Quero convidar o candidato Garrancho para reunir todos os seus apoiadores para conversar e pedir paz”, apontou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios paraibanos por estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em 23 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Portaria nº 3.265

Portaria nº 3.267

Portaria nº 3.268

Portaria nº 3.270

Estiagem

Afetados pela estiagem, os municípios de Inhapi e São José da Tapera, em Alagoas; Borba, Iranduba, Japurá, Manicoré e Tapauá, no Amazonas; Aveiro, no Pará; Encruzilhada e Mirante, na Bahia; Carrapateira, Pombal e Santana dos Garrotes, na Paraíba; Belo Jardim, Riacho das Almas e Tocaratu, em Pernambuco; Luís Gomes e São Tomé, no Rio Grande do Norte; Frei Paulo, em Sergipe; Roncador, no Paraná, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal.

Vendaval e Seca

Clevelândia, no Paraná, entrou na lista devido aos impactos causados por vendavais e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, devido ao período de seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo