Nos acompanhe

Paraíba

Cine Bangüê: Mostra da Cinemateca Brasileira tem clássicos como ‘Os fuzis’ e ‘Terra em transe’

Publicado

em

Localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, o Cine Bangüê inicia a programação de outubro nesta terça-feira, dia 1. Na lista de exibições, ‘Quando eu te encontrar’, ‘O dia que te conheci’, ‘O pergaminho vermelho’ e ‘Fernanda Young – Foge-me ao controle’. Este mês também haverá a mostra ‘A Cinemateca é Brasileira – Resistências cinematográficas’, com clássicos como ‘Os fuzis’ (de Ruy Guerra), ‘Terra em transe’ (de Glauber Rocha) e ‘Eles não usam black-tie’ (de Leon Hirszman). As exibições serão em formato H.264.

O filme de estreia na programação de outubro será nesta terça-feira, dia 1, a partir das 19h: ‘Fernanda Young – Foge-me ao controle’. É um documentário de Susana Lira sobre a escritora feminista punk Fernanda Young (roteirista da série ‘Os normais’). Classificação indicativa: 16 anos. Já na quarta-feira, dia 2, também às 19h, entra em cartaz ‘Quando eu me encontrar’, drama dirigido por Amanda Pontes e Michelline Helena. Após a sessão haverá debate com as realizadoras do longa (mediação da cineasta Ana Bárbara Ramos). Classificação Indicativa: 16 anos.

Na quinta-feira, dia 3, o cinema exibirá ‘O dia que te conheci’, drama/comédia de André Novais Oliveira. No elenco, Grace Passô (a mesma do longa-metragem ‘Levante’). Classificação indicativa: 12 anos. A programação de outubro do Cine Bangüê tem ainda ‘O pergaminho vermelho’, animação/fantasia de Nelson Botter Jr. Brasil. Classificação Indicativa: 10 anos.

O Cine Bangüê fica no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com a bilheteria abrindo uma hora antes das sessões. É possível efetuar o pagamento via Pix. Datas e horários podem ser verificados através do perfil do Instagram @cinebangue.

A Cinemateca é Brasileira – No período de 13 a 22 deste mês, o Cine Bangüê recebe filmes da mostra ‘A Cinemateca é Brasileira – Resistências cinematográficas’. Serão exibidos clássicos como ‘Os fuzis’ (com direção de Ruy Guerra) e ‘Terra em transe’ (de Glauber Rocha). Também ‘Pra frente Brasil’ (de Roberto Farias), ‘Eles não usam black-tie’ (de Leon Hirszman), ‘O que é isso, companheiro’ (de Bruno Barreto), ‘ABC da greve’ (de Leon Hirszman), ‘O caso dos irmãos Naves’ (de Luiz Sérgio Person), ‘A opinião pública’ (de Arnaldo Jabor) e ‘Cabra marcado para morrer’ (de Eduardo Coutinho). Ainda os curtas ‘Greve’ (de João Batista de Andrade), ‘Manhã cinzenta’ (de Olney São Paulo) e ‘Libertação de Inês Etienne Romeu’ (de Norma Bengell).

Confira a programação

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo