Homem Aranha, Mulher Maravilha, Capitão América e muitos outros personagens visitaram o Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena na tarde deste domingo (29). É que o projeto Tardezinha Inclusiva, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), apresentou o tema ‘Magic Pop Cosplay’, um momento pensado para que as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pudessem se fantasiar de seus personagens favoritos para aproveitar várias atividades.
“A Tardezinha Inclusiva é um projeto extremamente de sucesso e que nos deixa muito contentes, porque a gente conseguiu trazer para a agenda de João Pessoa a inclusão social das crianças autistas por meio da arte e da cultura. Todos os meses a gente faz esse encontro aqui e as crianças se expressam, dançam, cantam, pintam, se divertem, mostrando que elas têm potencialidade. Esse é um projeto consolidado que a Funjope faz com muita alegria em parceria com as mães, com os pais das crianças autistas, mas que não se resume a isso aqui porque a gente tem diversos outros eventos e atividades para esse público”, destaca o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O evento contou com a participação da Turma Tá Blz dos personagens Kika Baba Baby, Nay, além de apresentações culturais de Lucas Edwards, Luiz Felipe, Michael Júnior, Grupo Difers, Grupo Nix. Também foram ofertados serviços como corte de cabelo com barbeiro, atendimento odontológico em parceria com a Dental Center, mini feirinha para adoção de animais, além de atividade lúdicas para as crianças como pintura e desenho, oficina de slime, pula pula, cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e pipoca.
Para Carla Alves, mãe de Manu, de 4 anos, o projeto já faz parte da programação mensal da família. “Todo mês a gente vem porque é algo que amamos, tanto para mim quanto para Manu, é uma experiência muito boa, ela fica super feliz, eu acho o projeto incrível. Amo vir com Manu e ela também ama estar aqui”, relata a moradora de Mangabeira II.
Homenagem – Durante o Tardezinha Inclusiva, o diretor executivo da Funjope foi homenageado pela Associação Paraibana de Autismo (APA). “Marcus Alves tem uma sensibilidade diferenciada para a inclusão das pessoas com deficiência dentro dos projetos culturais da cidade de João Pessoa. Antes, não tínhamos projetos inclusivos e nos últimos anos a prefeitura tem tido essa sensibilidade que traz visibilidade, traz oportunidade. E nada melhor do que a gente homenagear nesse dia para que ele entenda o quão importante é essa ação na vida das famílias dos autistas”, disse Hosana Carneiro, presidente da APA.
“Eu fico sempre muito emocionado porque as mães, as famílias das crianças autistas, elas são muito verdadeiras, assim como as próprias crianças, então uma homenagem como essa aqui, a gente carrega no peito com orgulho”, agradeceu Marcus Alves.
Tardezinha Inclusiva – Idealizada para crianças com TEA, a Tardezinha Inclusiva tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das crianças através da arte e da cultura, proporcionando um espaço de inclusão e um ambiente acolhedor onde o afeto e a igualdade são pilares centrais.
A iniciativa é realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA) e a Turma Tá Blz. O evento acontece uma vez ao mês, de forma gratuita, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.