Nos acompanhe

Paraíba

Orquestra de Violões da Paraíba será atração desta sexta-feira no projeto Viva o Centro

Publicado

em

O projeto Viva o Centro com Música terá excepcionalmente, nesta sexta-feira (27), no Centro Cultural São Francisco (CCSF), a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), que promete trazer para o público um repertório com grandes sucessos. As apresentações têm início às 17h30, na nave central, com um dueto curto de ópera com a cantora lírica Izadora França, o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, acompanhados do pianista Vinícius Sales. A entrada é gratuita, com estacionamento por trás do CCSF.

A Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta em seguida, com um repertório dedicado aos compositores, arranjadores e músicos paraibanos, com obras de Vital Farias, ‘Saudade de Ocê’; Pinto do Acordeon, ‘Neném Mulher’; Nanado Alves, ‘Lápis de cor’; Gláucia Lima, ‘Leveza na alma’; Bruno Miranda, ‘Dunas de Sal’; e dos pernambucanos Luiz Gonzaga e Zé Dantas, ‘Olha pro céu meu amor’, entre outras canções.

Carla Santos, regente da OVPB, disse que a orquestra conta atualmente com 25 integrantes e a proposta do grupo sempre foi interpretar clássicos e misturar com a música nordestina e brasileira. “A orquestra mescla a sonoridade das cordas com demais instrumentos de sopro, percussão e vozes”.

A Orquestra foi criada em maio de 1992, pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CDs. Um deles foi relançado pela editora Paulinas e tem sido vendido pelo Brasil e pela Europa, divulgando, assim, o nome e o potencial artístico-cultural da Paraíba.

Projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com o Governo do Estado. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O projeto também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, ele explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

SERVIÇO:
Projeto Viva o Centro com Música
Dia: sexta-feira (27)
Horário: a partir das 17h30
Local: Centro Cultural São Francisco (CCSF)
Atração (nave central): Ópera curta com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e Vinícius Sales (pianista).
Atração (lastro): Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), regida pela maestrina Carla Santos.
Entrada gratuita e estacionamento interno por trás do CCSF

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio assina pedido de urgência para votação de projeto que regula uso de celulares em escolas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), assinou pedido de urgência na votação do Projeto de Lei 5913/2023, da deputada Laura Carneiro, para regulamentar o uso de celulares nas escolas. Estudos da Unesco mostram que o uso descontrolado desses dispositivos em sala de aula, fora do contexto pedagógico, causa distração e atrapalha o processo de ensino-aprendizagem. Educadores têm enfrentado desafios para garantir a atenção dos alunos e promover um ambiente de ensino produtivo.

O projeto proíbe o uso de celulares em momentos que exigem concentração e foco, como durante as explicações do professor e trabalhos em grupo, exceto em situações autorizadas para fins pedagógicos. Além disso, abre exceções para alunos que dependem desses dispositivos por motivos de saúde ou deficiência. Essa medida visa alinhar a prática educacional com diretrizes de organismos internacionais, como a OMS, que já alertaram sobre os efeitos do excesso de tempo de tela nas crianças.

Para Gervásio, a regulamentação proposta é um passo importante para reforçar a disciplina e o bom andamento das aulas.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto comanda agenda de Queiroga no bairro São José

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e coordenador de campanha do PL na Região Metropolitana, Cabo Gilberto, comandou comício nesta quinta-feira (26/09) do candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL).

O compromisso, que ocorreu no bairro São José, também contou com a presença do candidato a vice, Sérgio Queiroz (Novo), apoiadores e da população. Na oportunidade, os candidatos ouviram demandas dos moradores e apresentaram propostas que pretendem implementar na gestão caso assumam a chefia do Executivo municipal.

Continue Lendo

Paraíba

MPT, MPF, PRF e PM atuarão em conjunto para combater assédio eleitoral e garantir o voto na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley (MPT) se reuniu com o procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, Renan Paes Félix e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, na quinta-feira (26/09), para discutir atuação conjunta dos órgãos no Plantão Eleitoral do fim de semana das Eleições Municipais. O MPT anunciou que terá Plantão nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), véspera e dia do pleito, das 8h às 17h.

O MPT pediu o apoio do MPF e das polícias da Paraíba para que os órgãos possam atuar de forma coordenada para combater o Assédio Eleitoral e assegurar o direito ao voto livre no dia do pleito, no próximo dia 6 de outubro. Durante a reunião, o MPT reforçou os seus canais de denúncias, que estão disponíveis no site da instituição.

“Estamos recebendo muitas denúncias de Assédio Eleitoral, apurando e adotando as providências necessárias, mas um dado está nos preocupando: a Paraíba é o Estado do País com o maior número de denúncias, atrás apenas da Bahia e São Paulo. Mas, se formos somar as denúncias recebidas desde as eleições passadas, a Paraíba aparece como o 1º Estado do Nordeste com mais casos. Então, o assédio está disseminado aqui no nosso Estado e precisamos, mais do que nunca, unir forças para combater essa prática”, ressaltou Rogério Sitônio.

O procurador Regional Eleitoral do MPF, Renan Paes Félix, fez um panorama das Eleições no Estado, informando que existem 68 zonas eleitorais na Paraíba, com 68 promotores eleitorais, atuando de forma efetiva. Ele informou sobre as principais ações, crimes, prisões e até os casos mais recentes de assédio e coação de eleitores por facções do tráfico de drogas. O procurador da República reforçou que o assédio e a coação eleitoral são crimes previstos no Código Eleitoral. Ele também informou que, recentemente, um novo crime foi incluído no Código Eleitoral, que é a “Violência Política de Gênero à candidata a cargo eletivo (artigo 326 B).

Participaram também da reunião o agente da PRF, José Geraldo Alves Júnior, representando o superintendente da PRF, Pedro Ivo; o sargento da Polícia Militar da Paraíba, Sharley Faber Oliveira Souza e o capitão da Polícia Militar Bruno Alves Dutra. A Polícia Militar informou que estará com mais de 8,8 mil homens atuando em todo o Estado para garantir a segurança no fim de semana das Eleições.

O que diz a Lei

Artigo 301 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965

Institui o Código Eleitoral.

Art. 301. Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos:

Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Confira alguns Canais de Denúncias do MPT:

DENUNCIE:

– Pelo Aplicativo MPT Pardal

– Pelo Site nacional do MPT: www.mpt.mp.br

– Pelo site do MPT-PB, no link:

www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

– Pelo WhatsApp Denúncias do MPT Paraíba: (83) 3612-3128

– Pelo telefone: (83) 3612-3100 (João Pessoa)

Continue Lendo