Nos acompanhe

Paraíba

Museu do Rádio Paraibano anuncia ações de acessibilidade durante a 18ª Primavera dos Museus

Publicado

em

O Museu do Rádio Paraibano recebeu na manhã desta quinta-feira (26) a visita técnica da Imprensa Braille A União, com o objetivo de traçar estratégias de acessibilidade para pessoas com deficiência. A ação fez parte da 18ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que está acontecendo de 23 a 29 deste mês e tem como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Tanto o Museu do Rádio Paraibano quanto a Imprensa Braille integram a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

Participaram da visita a presidente da EPC, Naná Garcez; o diretor de Rádio e TV da EPC e responsável pelo Museu, Rui Leitão; a professora da UFPB e colaboradora do Museu, Bernardina Freire, além das equipes da Imprensa Braille e do Museu do Rádio. Foi definida a colocação de piso tátil no local, transcrição em Braille das placas informativas, colocação de QR Code para áudio-descrição das imagens e textos mais longos. Também foi verificado que as dependências do Museu já apresentam rampas e dimensões necessárias para o acesso de pessoa cadeirante.

Segundo Rui Leitão, “foram tomadas providências com o propósito de atender a recomendação do Instituto Brasileiro de Museus, priorizando a adequação para permitir o uso público, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. As legendas serão colocadas também em sistema Braille, estimulando assim a inclusão social, alcançando um público mais amplo de visitação ao equipamento que contém um rico acervo que resgata e preserva a memória do Rádio Paraibano”.

Hanna Pachu, gerente operacional de Braille e transcritora Braille da EPC, comentou que “para um museu, enquanto instituição dedicada a conservar e expor objetos de valor histórico, artístico e cultural, é importante a promoção da acessibilidade para a efetivação da inclusão, possibilitando a todos uma experiência completa, com autonomia, para que possam, verdadeiramente, imergir na história ali contada em textos, imagens e objetos”.

A 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições. É aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.

Museu do Rádio Paraibano – Localizado na sede da Rádio Tabajara, em João Pessoa, o Museu do Rádio Paraibano reúne a história radiofônica do estado. Inaugurado em abril de 2023, o equipamento  visa preservar a memória do rádio e de seus agentes, os profissionais que atuaram e atuam ao longo desses 87 anos da Rádio Tabajara no estado da Paraíba, mostrando os avanços, as vozes e papel social da emissora. O espaço físico foi pensado para enfatizar o percurso e avanços tecnológicos da radiodifusão composto por itens históricos, dentre eles: discografias, transmissores antigos e aparelhos telefônicos, que estão dispostos de forma rotativa, oferecendo uma exposição dinâmica aos visitantes.

É resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), liderado pela professora Bernardina Freire de Oliveira.

O Museu do Rádio Paraibano tem visitação aberta para escolas, universidades e público em geral. O espaço funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e o agendamento pode ser feito por meio do telefone 3218-7903e pelo e-mail [email protected].gov.br. Fica na Av. Dom Pedro II, 3595, em João Pessoa-PB.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais municípios paraibanos; confira a lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (26/09), a situação de emergência em 41 municípios afetados por desastres. A lista traz, pelo menos, mais 04 (quatro) cidades paraibanas. Confira mais detalhes nos links abaixo:

Portaria nº 3.223 

Portaria nº 3.224

Portaria nº 3.225

Portaria n° 3.226 

Portaria nº 3.227 

Portaria nº 3.228

Do total, 34 cidades enfrentam um período de estiagem. São elas: Jaramataia, Minador do Negrão, Piranhas e Traipu, em Alagoas; Caapiranga, Canutama, Ipixuna, Maraã, Novo Aripuanã e Urucurituba, no Amazonas; Igaporã, Marcionílio Souza e Poções, na Bahia; Caridade e Quixadá, no Ceará; Jacareacanga, no Pará; Picuí, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé, na Paraíba; Iretama, Nova Tebas e Xambrê, no Paraná; Bom Jardim, Cachoeirinha, Ouricuri, Santa Filomena, São José do Belmonte e Tabira, em Pernambuco; Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte; Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia; Indiana, em São Paulo, e Carira, em Sergipe.

A cidade de Prata, em Minas Gerais, registrou seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido a incêndios florestais os seguintes municípios: São José do Rio Claro, no Mato Grosso; Ourilândia do Norte, no Pará; Valentim Gentil, em São Paulo, e Mateiros, Pequizeiro e Talismã, em Tocantins.

Agora, todas as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Brasil registra 1.460 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 403 por estiagem, 146 por incêndios florestais e 270 por seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Acelera Curral de Cima: Adjamir apresenta Plano de Governo com foco na geração de emprego e renda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), ressaltou em publicação feita nas redes sociais o Plano de Governo ‘Acelera Curral de Cima’, voltado com ações prioritárias à geração de emprego e renda na cidade.

Adjamir aposta no incentivo para a abertura de novos comércios e apoio aos microempreendedores locais, reforçando a compra pela Prefeitura dos produtos confeccionados na cidade. Além disso, ele destacou outras ações que pretende adotar nas diversas áreas importantes à população:

  • Construção de novas escolas e creches além de ampliar o ensino integral;
  • Na saúde a criação de novas Unidades Básicas de Sáude (UBS), garantindo consultas especializadas em exames e cirurgias;
  • Programa de habitação popular;
  • Instalação de barragem para solucionar a falta d’água na cidade

“A união de trabalho com o governador João Azevêdo vai garantir as conquistas e os avanços para Curral de Cima”, frisou Adjamir.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Harrison visita advocacia em Sousa, debate temas da classe e recebe apoios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e pré-candidato à reeleição, Harrison Targino, esteve no município de Sousa conversando com a advocacia sobre temas relacionados à profissão e à valorização da classe. Ao lado de Osmando Formiga Ney, presidente da OAB de Sousa, Harrison foi recepcionado por advogadas e advogados, visitou escritórios e recebeu apoios importantes pelo trabalho que vem fazendo pelo fortalecimento da OAB-PB e defesa da advocacia.

“Estamos trabalhando na construção de uma OAB-PB ainda mais forte e na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia. Estaremos sempre unidos, pois quanto mais unidos estivermos, mais forte será a advocacia, mais forte será a OAB, que não pertence a um ou outro. A OAB é de todos nós. Quero agradecer a cada advogada e a cada advogado pela recepção e pelo apoio nessa caminhada”, disse Harrison Targino.

Osmando Formiga Ney, agradeceu a presença do presidente e afirmou que a advocacia sousense estará unida na caminhada que se inicia para a recondução de Harrison à presidência da Ordem.

“Damos início a uma nova caminhada e teremos um grande apoio da advocacia de Sousa. É um orgulho estar ao lado de Harrison Targino nessa jornada, pela sua ética, amor, trabalho e dedicação à advocacia paraibana. Vamos caminhar pelos escritórios, visitaremos todos os advogados e advogadas buscando apoio e, consequentemente, ainda mais valorização para a advocacia”, destacou Ney.

Continue Lendo