Nos acompanhe

Paraíba

Nutrição do HSGER orienta pacientes bariátricos sobre a importância dos hábitos saudáveis

Publicado

em

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em João Pessoa, promove hábitos que garantem qualidade de vida aos pacientes com obesidade atendidos pelo programa de cirurgia bariátrica e metabólica, realizado por meio do Opera Paraíba.

Para que o procedimento cirúrgico seja executado, é necessário que o paciente seja avaliado por uma equipe multiprofissional, incluindo a de Nutrição. As consultas com os nutricionistas do HSGER são realizadas antes e após as cirurgias para possibilitarem melhorias nos hábitos alimentares e ocasionar a perda de peso.

De acordo com o coordenador de Nutrição do HSGER, Felipe Lundgreen, a equipe faz uma avaliação do estado nutricional do paciente, verificando se há alguma deficiência ou excesso de nutrientes. Também são checados os exames bioquímicos realizados no próprio hospital, como glicemia ou de função hepática para saber se há gordura no fígado. A partir daí, é traçado o plano alimentar individualizado.

“Calculamos o consumo de macronutrientes, que são carboidratos, proteínas e lipídios, para que o paciente possa perder peso e ter mais qualidade de vida. Nós temos o bom senso de considerar as possibilidades econômicas de cada um, de modo que seja possível adquirir os alimentos necessários”, afirmou Felipe Lundgreen.

Para ingresso no programa de cirurgia bariátrica, é preciso ter índice de massa corpórea (IMC) superior a 40 – ou superior a 35, quando há alguma comorbidade associada à obesidade e já tenha havido tentativa prévia de tratamento por pelo menos dois anos. A meta para que o paciente seja operado é a perda de 10% do peso corporal, mas há quem não alcance o índice rapidamente. É o caso da paciente Maria Aparecida, residente na cidade de Santa Cruz, no Sertão paraibano.

Ela trabalha na perda de peso desde março, mas ainda faltam quatro quilos para ser liberada pela equipe de nutrição para a cirurgia. “A gente tenta perder peso, mas é preciso mudar hábitos alimentares. Ainda não consegui atingir meu objetivo, mas sigo em frente. A gente não é gordo à toa, é porque tinha hábitos não saudáveis. Eu gosto de massa, pizza e sanduíche, mas já não como mais. Já me matriculei na academia para ser mais saudável, mas ainda não deixei o churrasco”, brincou.

A nutricionista Mirela Barreto destacou que a mudança dos hábitos é um dos grandes desafios dos pacientes. Segundo ela, o problema não é o churrasco, mas a quantidade consumida. “Se o paciente comer moderadamente, não haverá problemas. No caso de Maria Aparecida, vamos ajustar a dieta para que ela possa aderir melhor e perder mais peso, o que é importante para a cirurgia”, explicou. Satisfeita com o tratamento no programa de cirurgia bariátrica, Maria Aparecida também inspirou a irmã e a prima a ingressarem.

Acompanhamento – Felipe Lundgreen ressaltou que o pós-cirúrgico é a etapa mais importante para o paciente. Depois do procedimento, o nutricionista orienta o paciente e prescreve um protocolo a ser seguido, iniciando com uma dieta líquida, passando pela fase líquida e pastosa, pastosa e branda, em um processo evolutivo. “Fazemos um plano alimentar simples, que pode ser seguido em casa. Na fase líquida, indicamos o consumo de suco de caju coado e caldo de legumes, por exemplo. Na pastosa, é possível consumir purê de inhame ou de macaxeira, que são menos calóricos do que o de batata”, exemplificou.

Segundo o coordenador de Nutrição, o consumo de calorias deve ser baixo, mas de modo que seja atingido um nível satisfatório de proteínas. Para isso, é prescrito o consumo de suplemento alimentar, como whey protein. As avaliações nutricionais ocorrem a cada 30 dias, até um período de 90 dias. “Nas consultas, verificamos se há déficit de vitaminas e minerais, por exemplo, o que pode ocasionar queda de cabelo ou afetar o crescimento das unhas e até a dentição”, apontou.

A partir das avaliações dos pacientes, a equipe consegue estimar se o tratamento está sendo cumprido. Ao perceber situações de compulsão, seja alimentar ou por bebida alcoólica, é acionada a equipe de Psicologia ou de Psiquiatria. Normalmente, os pacientes perdem de 15% a 20% do peso, após a cirurgia, mas não há uma meta. “Cada organismo reage de um jeito, considerando o funcionamento do metabolismo e o fator genético”, afirmou Felipe Lundgreen.

A recepcionista Marcela Araújo foi operada em maio deste ano e vem retornando ao hospital para as consultas de acompanhamento. Desde que ingressou no programa de cirurgia bariátrica, em fevereiro, já perdeu mais de 30 quilos, tendo passado de 127 quilos para 93 quilos. Para ela, todo o processo foi tranquilo, o que foi possibilitado pelo apoio dos profissionais envolvidos no programa e dos pacientes.

“Assim que cheguei ao Edson Ramalho, as portas se abriram. Nunca fui tão bem recebida em um local público, do SUS, como aqui no hospital. É nota mil! Recebi um tratamento humanizado por cada profissional, me senti abraçada. Hoje, os considero como da minha família, incluindo os outros pacientes do programa porque criamos um vínculo. A gente se doa e se ajuda, tanto para quem já está, quanto para quem está chegando”, contou.

No HSGER, a cirurgia bariátrica é realizada mediante um processo de avaliação multiprofissional, que inclui cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e odontólogo. A unidade hospitalar integra um seleto grupo de instituições públicas que realizam o procedimento. O acesso é por meio da Central de Regulação Estadual.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com propositura de Carlão, CMJP concede ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao bispo Alcivan Tadeus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta sexta-feira (27/09), sessão solene para entrega do ‘Título de Cidadão Pessoense ‘a Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

De propositura do vereador Carlão Pelo Bem (PL), a honraria teve o objetivo de destacar as iniciativas e ações feitas pelo pároco na promoção do bem-estar, inclusão e o apoio às comunidades mais vulneráveis de João Pessoa por meio da Santa Igreja.

“Vem fazendo um trabalho brilhante na cidade de João Pessoa. Ao lado do nosso arcebispo metropolitano Dom Delson, vem construindo e contribuindo com a fé do povo católico e cristão. Ajudando muito nas obras de caridade da igreja, estendendo o braço de misericórdia que a igreja faz, defendendo o evangelho de Cristo. É isso que ele vem fazendo na cidade de João Pessoa. Com esses meses que ele já está aqui, fazendo um brilhante trabalho visitando comunidades, visitando paróquias”, afirmou o parlamentar.

O Monsenhor Alcivan foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023, por solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que, na oportunidade, manifestou o desejo de poder contar com a colaboração de um auxiliar. À época, o padre Alcivan pertencia ao clero da diocese de Caicó (RN), como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN). Na Arquidiocese da Paraíba, ele atua como administrador.

Continue Lendo