Na mesma data em que se comemorou o Dia Nacional do Trânsito – 25 de setembro – o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, encerrou as celebrações em torno da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que teve início no último dia 18. Nessa quarta-feira, no município de Patos, a solenidade contou com mais um dia de entrega das premiações de notebooks para alunos do ensino médio da rede estadual, vencedores do Concurso de Redação Desafio Nota 1000.
O tema da SNT 2024 foi o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “Paz no trânsito começa por você!”, escolhido de forma inédita por votação popular. Faz alusão à necessidade de se pensar no cuidado com os mais vulneráveis, na harmonia no tráfego, na acessibilidade e sustentabilidade, a fim de promover um trânsito mais seguro e humano entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Na Paraíba, a Semana Nacional de Trânsito destacou o Desafio Nota 1000, uma edição especial sobre trânsito, com o propósito de fortalecer e disseminar uma cultura de paz, valorizando a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos.
Com base nisso, o Desafio Nota 1000 (Edição SEE/Detran) adotou como tema da redação “A cultura de paz no trânsito: desafios e possibilidades da mobilidade urbana no Brasil”. Os textos produzidos pelos alunos do ensino médio da rede estadual foram enviados no período de 1º a 5 de setembro e os autores das melhores redações foram contemplados com notebooks concedidos pelo Detran-PB, sendo premiados dois estudantes em cada Gerência Regional de Educação (GRE). No total, foram beneficiados 32 educandos.
Nessa solenidade, foram contemplados os seguintes estudantes: 1º lugar – Rutty Sobral (EEEFM Felix Daltro, 6ª GRE, Taperoá); 2º lugar – Adriano Santos (ECI Prof. Odilon de Figueiredo, 6ª GRE, Várzea); 1º lugar – André Buriti (ECIT Nobel Vita, 7ª GRE, Coremas); 2º lugar – Estella Paulino (ECIT Nobel Vita, 7ª GRE, Coremas); 1º lugar – Maria Andrielly Silva (ECIT São Bento, 8ª GRE, São Bento); 2º lugar – Jamilly Maia (ECIT São Bento, 8ª GRE, São Bento); 1º lugar – Walisson Santos (ECI José Nominando, 11ª GRE, Água Branca; 2º lugar – Eunice Almeida (ECI José Nominando, 11ª GRE, Água Branca; 1º lugar – Jiovanna Araújo (ECI Maria Soledade Assis Freitas, 13ª GRE, Cajazeirinhas, e 2º lugar – Maria Eduarda Silva (ECI Monsenhor Vicente Freitas, 13ª GRE, Pombal).
A solenidade contou com a participação do superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, acompanhado pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e pela chefe da 4° Ciretran, Danúzia Ramos, além do secretário Executivo da Educação, Edilson Amorim; do coordenador do Programa Desafio Nota 1000, José Carlos Ribeiro; da gerente da 6ª GRE, Genilucia Medeiros; de representantes da Polícia Militar, da Companhia de Policiamento de Trânsito (4ª CPTran), da Superintendência de Transporte e Trânsito de Patos (STTrans), de escolas privadas, de servidores e agentes da Operação Lei Seca do Detran-PB.