Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo entrega reforma de escola beneficiando mais de 1.500 estudantes de Bayeux

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta terça-feira (22), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes, no Mário Andreazza, em Bayeux. A escola foi inaugurada há mais de 35 anos e nunca havia passado por uma reforma, inclusive, ela já foi interditada pelo Ministério Público da Paraíba por causa da precariedade das instalações. Mais de 1.500 estudantes foram beneficiados com a obra, que representa investimentos superiores a R$ 1,8 milhão na educação.

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho comentou que a Escola Professor Antônio Gomes estava em condições deploráveis, mas com a grande reforma feita pelo Governo do Estado ela se transformou em um grandioso equipamento para servir da melhor maneira aos estudantes de Bayeux.

“Agora essa escola tem a estrutura adequada, com professores qualificados, o que representa nosso esforço para trazer um avanço estrutural e também pedagógico para as escolas. A rede estadual está melhorando e já temos bons resultados, como os estudantes aprovados no Enem. Este ano, foram mais de 1.800 estudantes aprovados, sendo 60 primeiros lugares. Ou seja, estamos dando um salto positivo na educação da Paraíba”, garantiu Ricardo Coutinho.

A unidade de ensino possui 16 salas de aula, sala de professores, sala de vídeo, sala para banda, laboratórios, biblioteca, recreio coberto, cozinha, banheiros, passarelas, ginásio com arquibancadas e outras dependências à disposição da comunidade escolar.

Na escola foram feitos serviços como pavimentação; movimento de terra; estrutura; alvenaria; cabeamento estruturado; revestimento cerâmico em alguns ambientes; substituição de esquadrias; substituição do piso do ginásio; pintura, entre outros. “Aqui fizemos uma reforma geral em toda a escola que foi praticamente reconstruída. O Governo atendeu a demanda destes alunos e hoje a unidade de ensino está completamente renovada”, falou a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.

O prefeito de Bayeux, Mauri Batista, conhecido como Noquinha, agradeceu ao governador por todas as ações feitas na cidade e reforçou a importância de investimentos na educação. “Venho parabenizar e agradecer ao Governo do Estado por esta grandiosa obra. A Escola Antônio Gomes está com uma estrutura da melhor qualidade e pronta para oferecer tudo o que os estudantes precisam. É um grande avanço na educação”, disse.

“Hoje, na rede estadual de ensino a educação é de outro nível. As escolas têm estruturas enormes, professores qualificados e mais oportunidades para os estudantes, que podem, por exemplo, ir estudar fora do país com o Gira Mundo. Investir em educação é investir no futuro dos jovens”, observou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia.

De acordo com a diretora Zaira Monteiro, antes da reforma, a escola estava com o teto e as paredes das salas caindo, banheiros inadequados e outros problemas estruturais. “Ver a escola hoje e lembrar como ela estava antes, me dá uma satisfação muito grande. Temos uma nova escola e agradecemos por essa estrutura que veio trazer entusiasmo e orgulho para todos que fazem parte dessa unidade escolar”, falou.

“Não se trata somente de uma mudança na estrutura, mas também na forma como o estudante vê a escola. Essa nova escola faz com que os alunos se sintam mais motivados a estudar e tenham uma visão mais ampla das oportunidades que podemos ter no futuro, através da educação”, disse a aluna do 3º ano, Ana Gabriely.

A estudante Missilene Francisca demonstrou ao governador experimentos que os estudantes aprendem no laboratório de ciências, química e física e comentou que, após a reforma, a escola ganhou mais qualidade no ensino. “Com a conclusão da reforma, a nossa escola possui uma nova realidade, com equipamentos modernos, bons professores e uma grande estrutura ao nosso alcance”, comemorou.

Continue Lendo

Paraíba

Paulo Maia não tem proposta para mulher advogada e promete “educar as vítimas de violência na OAB”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à presidência da OAB Paraíba, Paulo Maia, surpreendeu a advocacia com sua carta de propostas, na qual não consta nenhum item voltado para o fortalecimento da mulher advogada, ele trata as ações para o público feminino apenas como alvo de violência e assédio.

Mesmo tendo sua gestão condenada por assédio, Paulo afirma que pretende implementar um programa para combater a violência de gênero. Ele promete criar um programa de combate à violência de gênero para “educar tanto as vítimas como os agressores”. A proposta não menciona acolhimento nem punição.

“Criar um programa de combate à violência de gênero, política e institucional promovido pela Escola de Direitos da OAB/PB, com o objetivo de abordar a prevenção e enfrentamento da violência, educando tanto as vítimas quanto os agressores, por meio de reeducação e conscientização”, é o que diz o texto da sua carta proposta.

As advogadas são maioria, mas sofrem com salários mais baixos que os homens e ocupam menos cargos de liderança. Entretanto, entre as propostas do candidato não há nenhum item sequer que faça menção a alguma tentativa de corrigir essa realidade, com a implantação de políticas específicas.

Lei da mordaça – A proposta apresentada por Paulo Maia causa indignação, não só entre as advogadas, mas perante a sociedade paraibana, pois se levar em consideração o assédio que aconteceu durante sua gestão na OAB-PB, a proposta reafirma a conduta de exigir o silêncio da vítima, caso contrário, pune com demissão.

Caso de assédio – A gestão de Paulo Maia foi marcada por um grande escândalo envolvendo assédio contra uma funcionária que trabalhou há 20 anos na OAB paraibana. Mesmo sendo vítima, ela foi demitida. O caso resultou na condenação da gestão de Paulo, em última instância, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por assédio.

Continue Lendo

Paraíba

“Nós iremos colocar a mesma chapa”, revela Galdino caso ocorra disputa para presidência da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa de Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a afirmar nesta terça-feira (05/11) que a reeleição para o biênio 2025/2026 da Casa está assegurada, mas em uma eventual nova disputa, ele lançará nome à reeleição.

“Se por acaso acontecer, você não tenha dúvida. A minha chapa será exatamente a chapa que foi eleita por todos nós há dois anos. Nós iremos colocar a mesma chapa para podermos, mais uma vez, ratificar a eleição do segundo biênio”, afirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em abril , a Executiva Nacional do PSDB, liderada pelo presidente Marconi Perillo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. O PSDB questionou a eleição interna que resultou na escolha do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da ALPB para o período entre 2023 e 2026.
Agora, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a reeleição antecipada de Galdino.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou-se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo