Nesta última semana de setembro o projeto Viva o Centro com Música leva para o público uma programação diferenciada com canto lírico, ópera, jazz, internacional, nacional e regional. As apresentações acontecem na quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27), com início às 17h30, no Centro Cultural São Francisco. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 17h30.
A programação desta quarta-feira (25) tem início às 17h30 na nave central da igreja de São Francisco, com execução de óperas interpretadas pelos cantores Izadora França (soprano), Kleiton D’Araújo (soprano), Leonardo Domingos (tenor), Eduardo Cunha Lima (barítono), e o pianista, Vinícius Sales.
Às 18h, o público poderá apreciar a performance da música Ave Maria com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio. Izadora França canta a Ave Maria de autoria de Franz Schubert, composta em 1885, como parte de uma de suas obras, mas, que se tornou uma oração hoje propagada por várias religiões e espiritualidades.
Em seguida, no lastro do Centro Cultural São Francisco, o combo instrumental da Big Band Rubacão Jazz, se apresenta com melodias clássicas e regionais. Os músicos Rodrigo Alves (sanfona), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo), Fábio Lima (bateria) e Daniel Araújo (percussão), farão uso de improvisos e variações do jazz contemporâneo e música popular brasileira, com características típicas da linguagem do jazz.
Na quinta-feira (26), na nave principal da igreja de São Francisco, às 17h30, haverá um dueto curto de ópera com o sopranista e barítono, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, sendo conduzidos pelo pianista Vinícius Sales. A apresentação da Ave Maria de Franz Schubert será cantada pelo músico soprano Kleiton D’Araújo. Às 18h15, a Big Band Rubacão Jazz, se apresenta com um repertório variado.
Programação especial – Na sexta-feira (27), haverá uma programação especial com uma curta ópera com os cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, que serão acompanhados pelo pianista Vinícius Sales.
Em seguida, a Orquestra de Violões da Paraíba, conduzida pela professora e maestrina Carla Santos, fará uma apresentação dedicada especialmente aos compositores, arranjadores e músicos paraibanos, com obras de Vital Farias (“Saudade de Ocê”), Pinto do Acordeon (“Neném Mulher”), Nanado Alves (“Lápis de cor”), Gláucia Lima (“Leveza na alma”) Bruno Miranda (“Dunas de Sal”) e dos pernambucanos Luiz Gonzaga e Zé Dantas (“Olha pro céu meu amor”).
Público – A massoterapeuta, Karla Dourado destacou que o projeto Viva O Centro com Música é muito importante para a cultura paraibana. “Ver um projeto como este em plena atividade faz com que mais pessoas conheçam a nossa vasta cultura”, ressaltou.
Sobre o projeto – O Projeto Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Inovatec JP) em parceria com o governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que iniciou em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto visa revitalizar o centro histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.
O Música no Centro também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.
Programação do Projeto Viva o Centro com Música
Quarta-feira (25)
· Atração da nave central: Izadora França (soprano), Kleiton D’Araújo (soprano), Leonardo Domingos (tenor), Eduardo Cunha Lima (barítono), e o pianista, Vinícius Sales.
· Atração do lastro: Combo instrumental da Rubacão Jazz; Rodrigo Alves (sanfona), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo), Fábio Lima (bateria) e Daniel Araújo (percussão).
Quinta-feira (26)
· Atração da nave central: Dueto curto de ópera com o sopranista e barítono, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, e o pianista Vinícius Sales.
· Atração do lastro: Combo instrumental da Rubacão Jazz.
Sexta-feira (27)
· Atração nave central: curta ópera com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e Vinícius Sales (pianista).
· Atração lastro: Orquestra de Violões da Paraíba (OVP), regida pela maestrina Carla Santos.