A manhã desta terça-feira (24) foi marcada pela realização do II Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat), que entre diversos temas, discutiu levantamentos técnicos e projetos, tanto da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), quanto de outros órgãos municipais, estaduais e federais, visando desenvolver ainda mais políticas públicas para uma mobilidade urbana mais humanizada e segura.
Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, destacou a importância do evento para a redução dos sinistros de trânsito e preservação de vidas. “Esse evento é muito importante para difundir o trabalho de tantos órgãos parceiros de áreas como segurança pública, atendimento de urgência, fiscalização de trânsito, saúde, engenharia de tráfego e outros, compartilhando suas experiências e conhecimentos bastante qualificados, buscando soluções inteligentes para a prevenção dos sinistros de trânsito e preservação de vidas. Vamos continuar investindo no trabalho integrado e compartilhamento de experiências”, destacou.
Este é o segundo ano do encontro que, desta vez, foi realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O seminário também faz parte da programação da edição municipal da Semana Nacional de Trânsito (SNT), lançada no último dia 18 de setembro e que seguirá até esta quarta-feira (25), com uma programação diversificada e com ações de educação no trânsito.
Das 9h às 13h, representantes de órgãos de mobilidade, segurança e saúde, debateram vários temas, como: mortalidade no trânsito e desafios para alcançar a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que contou tanto com palestra do superintendente do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto e, ainda, do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina-PR (CMTU), Gentil Franco de Almeida Neto.
O ortopedista e traumatologista, Matheus Marinho Enomoto, médico-gerente do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, enalteceu o evento. “Muito importante o seminário do Cemat, que reúne profissionais de áreas diversas, com o objetivo de debater as causas e, principalmente, encontrar soluções para reduzir os índices de sinistros de trânsito, que deixam muitas pessoas em idade produtiva com sequelas permanentes, inabilitadas para o trabalho e até mortas. Estou grato pela oportunidade de expor o trabalho do Hospital de Emergência e Trauma”, disse.
Parceiros – Participaram representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado da Saúde, Instituto de Polícia Científica (IPC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina-PR, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande e Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) de Recife-PE.
SNT – Nesta quarta-feira (25), será realizada a última atividade da edição municipal da Semana Nacional de Trânsito de João Pessoa. Na ocasião, educadores de trânsito e agentes de mobilidade da Semob-JP estarão realizando um comando educativo, às 15h, no cruzamento entre as vias Epitácio Pessoa e Vandick Filgueiras, também com a participação de representantes dos demais órgãos de mobilidade, segurança e saúde.