Nos acompanhe

Paraíba

Justiça mantém condenação de construtora por danos morais e estéticos

Publicado

em

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba confirmou a sentença da Vara Única da Comarca de Boqueirão em uma ação, que condenou uma construtora ao pagamento de indenização por danos morais e estéticos. A autora do processo relatou que estava como passageira em uma motocicleta quando o condutor tentou acessar uma estrada vicinal, como de costume. No entanto, devido à falta de sinalização, não percebeu que a entrada havia sido removida, resultando em uma queda de cerca de 9 metros de altura, na estrada entre São Domingos do Cariri e o Sítio Porteiras, zona rural do município.

Na primeira instância, a construtora foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais e R$ 20 mil por danos estéticos. A empresa recorreu, argumentando que a culpa era exclusiva da vítima, alegando que a motocicleta trafegava em velocidade inadequada para o local, o que teria sido o principal fator para o acidente. Além disso, a construtora afirmou que havia sinalização no local da obra, responsabilizando a autora pelo ocorrido.

Contudo, o relator do processo nº nº 0800997-66.2020.8.15.0741, desembargador Aluizio Bezerra Filho, rejeitou os argumentos da empresa, concluindo que as provas demonstravam a responsabilidade da construtora. Segundo ele, se a obra tivesse sido corretamente sinalizada e as condições de tráfego fossem adequadas, o acidente não teria ocorrido. Ele destacou que a falta de sinalização foi a causa determinante do acidente, configurando o nexo causal necessário para a condenação.

O relator também ressaltou que o acidente não foi causado pelo excesso de velocidade, mas pela inacessibilidade da via, que estava em obra e sem sinalização. Ele concluiu que a responsabilidade da construtora era evidente devido à omissão em garantir a segurança no local, incluindo a ausência de placas informando sobre as obras, medidas que poderiam ter evitado o acidente.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Partido Agir 36 vai à Justiça contra candidata a vereadora Leila Fonseca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Agir 36 na Paraíba apresentou uma notícia crime no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra a candidata a vereadora em João Pessoa, Leila Fonseca (Republicanos). A representação ocorre após uma suposta tentativa de cooptação feita pela assessora de Leila a uma candidata do Agir por meio de vantagens financeiras para que ela desistisse da disputa.

A denúncia feita pelo corpo jurídico do partido consta diversos arquivos de áudio e capturas de tela de conversas que comprovariam a acusação.

De acordo com a candidata Pastora Raminha, uma pessoa que de prenome “FRAM”, identificando-se como assessora da candidata noticiada Leila Fonseca, fez contato com intuito assediador, com inúmeras mensagens e aliciamentos.

Leia mais: Flávio Moreira denuncia tentativa de cooptação de candidata do Agir 36 por parte de assessora de Leila Fonseca; confira prints e áudios

“Portanto, o noticiante, traz ao conhecimento do judiciário eleitoral, a notícia destas condutas claramente criminosas, que visavam alterar fortemente o resultado do pleito eleitoral, causando a exclusão do partido representante do pleito eleitoral”, reforçam os advogados na denúncia.

Clique AQUI e leia o processo na integra

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito recebe apoio de Aguinaldo Ribeiro e Eduardo Carneiro e eleva força política em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante comício realizado no último sábado (21/09), o candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), recebeu importantes apoios na corrida eleitoral pela disputa da chefia do Executivo da cidade.

Ao marcarem presença no evento que levou uma multidão à Praça da Juventude, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) reforçaram o nome de Brito para Mamanguape.

“Estou aqui ao lado de um homem comprometido, que conhece profundamente as necessidades de Mamanguape e que é raiz desta terra. Pouca gente sabe, mas minha história aqui vai além da política. Meu compromisso com Mamanguape é de longa data, estou firme ao lado de Eduardo Brito porque acredito que ele é a mudança que Mamanguape precisa. Vamos juntos garantir um futuro melhor para nossa cidade, e é hora de unirmos forças para levar Eduardo à vitória”, afirmou Aguinaldo.

Já Eduardo Carneiro destacou a força do povo nas ruas: “Quem conhece essa cidade é Eduardo Brito, que sempre esteve ao lado de vocês. Ele cuidou do nosso povo durante a pandemia, de graça, enquanto outros estavam distantes. Agora é a nossa vez de dar a resposta e eleger quem realmente tem amor por Mamanguape.”

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Medicinando: a necessidade da ética e tecnologia estarem em sintonia na prática da medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta quarta-feira (25/09), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância de conceitos importantes estarem em sintonia na prática da medicina, como a ética e tecnologia. Para o gestor, a pertinência médica deve ser alicerçada em evidências científicas robustas; na busca incessante por benefícios para o paciente; na proteção ética, promovendo dignidade humana e preservando a autonomia do paciente; e na boa relação custo-beneficio, com enfoque na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Além disso, Gualter elencou diversas novas ferramentas que são utilizadas em procedimentos médicos e que trazem inovação e otimizam as técnicas aplicadas na medicina moderna.

Veja mais:

Continue Lendo