Nos acompanhe

Paraíba

Saúde realiza ultrassonografias guiadas para mapeamento de endometriose

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Maternidade Frei Damião, iniciou, neste mês de setembro, a oferta de ultrassonografias guiadas para mapeamento de endometriose. Trata-se de uma ultrassonografia transvaginal com um preparo intestinal que permite uma investigação mais completa da pelve feminina, permitindo localizar os focos da endometriose com mais facilidade. Os exames são realizados no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, aos sábados, para as pacientes previamente agendadas por meio da regulação.

De acordo com a diretora-geral da Frei Damião, Marcela Tárcia, o exame vem para compor o fluxo de atendimento às pacientes portadoras de endometriose. “Desde março, estamos realizando as cirurgias para tratamento de endometriose, incluindo os casos profundos da doença. Mas para que esse processo de diagnóstico e tratamento fosse mais rápido, era necessário um exame completo e especializado. Por esse motivo, a implantação do primeiro serviço de ultrassonografia guiada para mapeamento da endometriose no SUS da Paraíba é um marco tão importante para a saúde da população”, afirmou.

A ginecologista e especialista em ultrassonografia avançada em ginecologia e endometriose, Liliane Saraiva, é uma das médicas responsáveis pela realização do procedimento. Ela conta que a doença acomete cerca de 10% das mulheres e pode levar à infertilidade. “A endometriose se apresenta com uma dor pélvica que pode ser incapacitante e algumas mulheres podem até ficar inférteis. Essa ultrassonografia guiada para mapeamento da endometriose permite um diagnóstico mais preciso para que o tratamento seja conduzido da maneira adequada. Realmente é um grande avanço do SUS poder oferecer esse exame para a população paraibana”, explicou.

Ana Paula dos Santos reside no município de Serraria. A jovem de 26 anos sofre há três com a doença e foi uma das pacientes atendidas nesse sábado (21). “A endometriose tornou minha vida muito difícil. Eu tenho receio de sair de casa, porque nunca sei quando vai ocorrer um sangramento, e também sinto muitas dores. Meu diagnóstico demorou porque os médicos diziam que era normal sentir dor, mas eu sempre desconfiei que não era. No mês passado, eu fiz uma consulta no ambulatório da Maternidade Frei Damião e já agendaram meu exame para hoje, até achei que ia demorar. Agora meu sentimento é de alegria, pois sei que estou sendo bem cuidada e vou ter acesso a todo tratamento”, finalizou.

O acesso aos exames de ultrassonografia guiada para mapeamento de endometriose ocorre por meio da regulação e a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde as pacientes são avaliadas e encaminhadas para o serviço de referência, neste caso, o ambulatório da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, onde realizam consultas, acompanhamento e podem ser direcionadas para a cirurgia, quando necessário.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison e Janny recebem carta proposta assinada por 500 mulheres advogadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Mulheres advogadas participaram nesta quarta-feira (13/11), em João Pessoa, de um ato para declarar apoio à candidatura de Harrison Targino e Janny Milanês à presidência e vice-presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB). Durante o encontro, foi entregue uma carta com reivindicações e propostas, assinada por 500 advogadas.

As participantes destacaram a necessidade de evitar situações de assédio dentro da OAB, mencionando um caso ocorrido durante a gestão de Paulo Maia, ex-presidente da entidade. Uma funcionária, com 20 anos de serviço, denunciou o assédio e foi posteriormente demitida. O caso resultou na condenação de Paulo Maia, já em última instância.

Harrison Targino destacou que as mulheres desenvolvem papel de protagonismo na sua gestão, são maioria na diretoria e hoje comandam 64% das comissões. Lembrou do processo de formação da lista sêxtupla para o Quinto Constitucional da advocacia junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba contou com a paridade de gênero. “Continuaremos na mesma direção, enfatizando que a OAB deve ser um espaço para todos, sem retrocessos, com mais respeito e participação”, disse.

Janny Milanês também defendeu o papel da mulher na OAB e na advocacia. Ela afirmou que a representatividade feminina é essencial para que a OAB seja plural e para que as vozes das advogadas sejam ouvidas. Falou da importância da inclusão, da equidade de gênero e do combate à violência de gênero no sistema jurídico. “O papel das advogadas vai além de suas carreiras individuais; é parte de uma luta por uma OAB mais justa e democrática, refletindo uma sociedade que busca ser mais inclusiva. Precisamos ter coragem para enfrentar o machismo e garantir que mulheres ocupem espaços de decisão”, disse.

Proposta – Para o próximo mandato, Harrison vai desenvolver o programa ‘OAB sem Assédio’, que visa reforçar os controles internos da instituição, com canais sigilosos de denúncia para assegurar que denúncias de assédio possam ser feitas de forma segura, sem represálias ao denunciante, garantindo apuração séria e punições para os responsáveis.

Continue Lendo

Paraíba

“Escala de trabalho mais humana”: Flávio Moreira defende fim da escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (13/11) para defender o debate pelo fim da escala 6×1 aos trabalhadores brasileiros.

“Sou a favor da concessão de uma escala de trabalho mais humana e que permita a todos os trabalhadores terem mais saúde mental. Dias de trabalho a mais não significam mais produtividade, o que se deve olhar é o resultado produzido e certamente com mais saúde mental os resultados serão melhores”, destacou o gestor.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais recebeu nesta quarta-feira (13/11) o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados.

Para se tornar uma matéria em tramitação na Câmara, a proposta precisava de, no mínimo, 171 assinaturas de apoio, parcela do total de 513 deputados.

O protocolo da proposta é apenas o início da discussão, que precisará passar por comissões especiais na Câmara e no Senado até a aprovação.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

PF realiza operação para desarticular grupo que operava na PB com fraudes em instituições bancárias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 14/11, a Operação Falsioloquium, que visa desarticular um grupo criminoso responsável pela obtenção de valores indevidos por meio da abertura de contas bancárias com documentos falsos. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.

O grupo operava em várias localidades nos Estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, realizando fraudes em instituições financeiras por meio do uso de documentos falsificados. Outros dois indivíduos, também com histórico criminal, foram identificados como membros dessa organização.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte/CE, após solicitação da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte.

As investigações começaram em junho deste ano, quando um suspeito foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, no município de Mauriti/CE, usando documentos falsos. Com o avanço das investigações, foi identificado que o suspeito possuía uma extensa lista de antecedentes criminais e supostamente era membro de uma facção criminosa.

Os envolvidos poderão responder por crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.

Continue Lendo