Nos acompanhe

Paraíba

Gabarito das provas do concurso do Instituto de Previdência do Município serão divulgados nesta 2ª

Publicado

em

O gabarito das provas do concurso do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa IPM-JP, realizadas neste domingo (22), na Capital, só serão disponibilizados nesta segunda-feira (23) no site da bancada organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) – www.idecan.org.br. Após a divulgação, os candidatos terão dois dias para entrar com recurso.

Se inscreveram para este concurso com 26 vagas imediatas e ainda para cadastro de reserva, 3.956 candidatos. Segundo a superintendente do IPM-JP, Caroline Agra, também ficou para esta segunda-feira a divulgação do total de faltosos, seja porque não compareceram ou porque não chegaram a tempo. “O certame não registrou nenhuma intercorrência nos locais de provas. Foi tudo muito tranquilo nos dois turnos, correspondendo as nossas expectativas”, frisou.

As provas compostas por 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, foram aplicadas nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h nas escolas públicas João Paulo VI (Cruz das Armas), Orlando Cavalcanti Gomes (Cristo), Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez (Gramame), Maria do Carmo Miranda (Jaguaribe), Zulmira de Novais (Cruz das Armas), Duque de Caxias (Costa e Silva), Violeta Formiga (Mandacaru), Darcy Ribeiro (Funcionários II) e Argentina Pereira (Centro).

O estudante João Felipe, morador do bairro do Rangel, participou do processo em busca de uma vaga no IPM no cargo de Assistente de Tecnologia e disse que gostou da prova. “Achei boa, gostei e estou com fé de conseguir passar desta vez. Além disso, achei tudo muito tranquilo, a organização está de parabéns”, confessou.

Outra candidata que também está na disputa por uma vaga no órgão da Prefeitura, na função de Assistente de Analista Previdencial, é a design Vivian Ribeiro. Moradora do bairro de Jaguaribe, ela fez provas na Escola Argentina Pereira, localizada no Centro, e afirmou que, de um modo geral, foi tudo muito tranquilo. “Me preparei bem para este concurso, não fiquei nervosa nenhum instante e tenho esperança de conseguir uma boa colocação”, completou.

O certame, voltado para os níveis de escolaridade superior, técnico e médio, tem salários entre R$ 1.827,79 e R$ 3.201,06 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais. As vagas são para os cargos de assistente de suporte de administração de finanças (11 vagas), assistente de suporte de previdência (3 vagas), assistente de suporte de tecnologia da informação (2 vagas), assistente de suporte em transporte (3 vagas), técnico em informática (2 vagas), analista previdenciário administrador (1 vaga), analista previdenciário contador (1 vaga), analista de redes e comunicação (1 vaga), e analista previdenciário economista (1 vaga).

Os candidatos aprovados e classificados neste concurso, dados os critérios de oportunidade e conveniência, serão convocados através de publicação no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/, obedecida rigorosamente a ordem de classificação. Mais informações podem ser consultadas no edital do concurso: https://anexos.cdn.selecao.net.br/uploads/756/concursos/56/anexos/VhvCsAMPSusPMlTSA1ob215Vf9T5V6NPPLKTYQNS.pdf

Além desta etapa, o concurso do IPM ainda compreende prova de títulos de caráter classificatório para cargos de nível superior e avaliação biopsicossocial aplicada aos candidatos inscritos na condição de pessoa com deficiência e que optaram por concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, no ato de inscrição do concurso.

Serviço: O Instituto de Previdência do Município (IPM) é a autarquia responsável por gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A sede está localizada à Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, n°166, Centro. Mais informações pelo telefone 3213.4647 ou WhatsApp 3222.1005.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo

Paraíba

Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional por se tratar da indicação de Gustavo da Costa Dantas, um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira. O rapaz, além de ter se formado apenas em 2021, possui pós-graduação em Geoprocessamento pela Prominas, uma faculdade de ensino a distância.

As outras experiências profissionais que constariam no currículo do rapaz, segundo uma matéria publicada pelo Metrópoles, seriam a de um estágio em uma consultoria ambiental chamada Nordeste Reflore, a vice-presidência no centro acadêmico “Ariano Vilar Suassuna”, do curso de Engenharia Ambiental da UFCG, campus de Pombal, a de agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, desde agosto de 2022 ele seria técnico em hidrografia em uma empresa de Engenharia, Arquitetura, Construções e Consultoria instalada na Paraíba.

Na carta aberta, Yuri Teixeira Amaral, diretor-administrativo da Asibama, com apoio dos servidores da Superintendência na Paraíba, manifestou a preocupação de todos em ver ser nomeado pela gestão Lula III uma pessoa sem a menor experiência no setor para o comando principal de toda uma estrutura que é praticamente desconhecida para ele.

Diante da emergência climática e dos incêndios que têm assolado grande parte do território brasileiro, a indicação de uma pessoa sem conhecimento prévio sobre a política ambiental e a administração pública para o mais alto cargo do Ibama no estado da Paraíba tem o potencial de fragilizar e precarizar a execução das suas competências legais, comprometendo, assim, o atendimento ao interesse público”, diz um trecho do ofício encaminhado.

As primeiras informações divulgadas pela mídia nacional dá conta de que a indicação do recém-formado teria sido feita pelo gabinete do deputado estadual Chió (Rede).

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Machado e Jaceline Marques são demitidos do Sistema Correio durante programa ao vivo; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os comunicadores Emerson Machado e Jaceline Marques foram demitidos, na manhã desta segunda-feira (23/09), do Sistema Correio de Comunicação. A demissão aconteceu, surpreendentemente, durante o programa que eles apresentaram até hoje, o Correio da Manhã, na 98 FM.

A alegação é de que a empresa mudará o perfil do radiofônico matutino. A notícia do desligamento foi feita pelo jurídico da emissora, por meio do advogado Ricardo Pacheco, às 7h30. O programa foi ao ar até às 8h. Machado e Marques aproveitaram os minutos finais do programa para se despedir dos ouvintes. Jaceline também deixa a TV Correio, onde ocupava o cargo de repórter.

Confira em publicação feita pelo jornalista Hyldo Pereira:

Continue Lendo