Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e combate ao suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Cirandar, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira (19), uma palestra sobre a saúde mental na Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, no Grotão.
Durante a atividade os profissionais falaram sobre temas relacionados à saúde mental, como ajudar uma pessoa que está precisando e quando buscar ajuda, além de realizar uma dinâmica com os estudantes e apresentar a rede de apoio mantida pela Prefeitura de João Pessoa.
“Ir às escolas e poder dialogar com os adolescentes é super importante e uma oportunidade de falar sobre as dificuldades, os sofrimentos emocionais de forma assertiva, levando a reflexão que o ato de autodestruição, automutilação não resolve os conflitos ou problemas do dia a dia, que a vida vale a pena e que existem várias formas de solucionar as dificuldades e não tirar a vida”, destaca o psicólogo do Capsi, Vimario Lacerda.
Cerca de 150 alunos, com idades entre 11 e 14 anos, participaram do evento. Para o diretor pedagógico da escola, Júlio César Lima, a palestra foi muito significativa, pois reforça a escola como um espaço seguro para os alunos.
“Tem sido crescente o número de crianças e adolescentes com ansiedade nas turmas de sextos e sétimos, então temos buscado trabalhar cada vez mais a saúde mental e emocional dessas crianças para que elas saiam desses quadros e também que entendam que a escola é um lugar bom. Grande parte dessas crianças e desses adolescentes encaram a escola como um ambiente seguro em que elas se sentem bem, confortáveis e que, muitas vezes, desabafam sobre seus sentimentos e, essa relação de confiança deles na escola, com base na manutenção da saúde mental, influencia diretamente na aprendizagem”, explica Júlio Cesar.
Os psicólogos do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil estão realizando palestras sobre a saúde mental nas escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa até o final do mês de setembro.