A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) está realizando, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), um treinamento com as equipes, para implantação de um novo sistema de fiscalização para a Divisão de Fiscalização. A capacitação faz parte do Programa Papel Zero, da Prefeitura de João Pessoa
Desde 2021 que a Prefeitura modificou os processos, reduzindo o uso do papel, viabilizando praticamente todas as operações de forma online. Na Semam é possível, entre tantas outras ações, dar entrada no Licenciamento Ambiental e fazer denúncias sem precisar do uso de papéis.
A capacitação tem o objetivo de atualizar o sistema, utilizado pelos técnicos da Divisão de Fiscalização, que terão mais agilidade no dia a dia, na abertura de denúncias, lavratura dos termos de infração e notificação, bem como diversas outras atividades inerentes ao trabalho dos fiscais ambientais.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o objetivo do novo sistema é tornar os processos mais ágeis. “Nossos fiscais poderão dar entrada nos processos utilizando tablets e celulares e toda a tramitação continuará sendo acompanhada pelos setores jurídico e administrativo. O novo sistema reforça a política ambiental do programa Papel Zero, já utilizado pela Prefeitura desde 2021”, destacou.
O chefe da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Jocélio Araújo, destacou que o treinamento está sendo acompanhado por todos os servidores do setor. “O treinamento permite que a gente unifique e agilize os processos, tornando o trabalho de fiscalização de nosso patrimônio ambiental mais qualificado e seguro”, concluiu.