Idealizado pela Fundação Casa de José Américo (FCJA), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), e com a Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social), o projeto ‘Acesso Cidadão, ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura’ realiza neste, sábado (21), a partir das 9h, atividade especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O ‘Acesso Cidadão’ tem como objetivo principal promover a inclusão social e permitir a acessibilidade das pessoas com deficiências ou mobilidades reduzidas às atividades simultâneas de esporte, cultura e lazer na praia, mais especificamente nas areias da Praia do Cabo Branco, em frente à FCJA, na capital paraibana. Mesmo em datas não especiais, todos os sábados pela manhã usuários se encontram para um momento de lazer, que inclui atividades de esporte e cultura.
Durante todo o mês de setembro, o Governo da Paraíba realiza, por meio da Funad, várias atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovendo ações que contribuam para a inclusão e o respeito pelos direitos das PCD (sigla que identifica as pessoas que tenham algum tipo de deficiência).
Com o tema ‘Unidos pela Inclusão’, as atividades deste sábado também têm a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). No decorrer da próxima semana, outros eventos acontecerão na Funad. Na segunda-feira (23), pela manhã, haverá um debate sobres as pessoas com deficiência no contexto atual.
No dia 24, ocorre o encerramento do curso de profissional de apoio, em parceria com a Alpargatas. Na quarta-feira (25), haverá uma ação de cidadania com alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB), Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e Casa da Cidadania, no pátio da Funad. Nos dias 26 e 27 ocorrem, respectivamente, o seminário em alusão ao Dia do Surdo e uma ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da instituição.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei 11.133/2005, com o objetivo de alertar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.
As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos. Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.