Nos acompanhe

Paraíba

Resultado da 2ª etapa do concurso da PM e Corpo de Bombeiros sairá em três semanas

Publicado

em

A segunda etapa do concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar foi concluída nesse fim de semana, com o registro de 76 eliminações por falta de documentação, atraso ou mesmo ausência ao local de prova. O resultado do exame psicotécnico deve sair até o dia 11 de junho. A comissão do certame informou que foram 47 faltas no sábado (19) e 29 no domingo (20). Os testes foram aplicados no Liceu Paraibano, no Centro da Capital.

Passarão para a terceira etapa os candidatos considerados indicados no exame psicotécnico, que, entre outras coisas, teve o objetivo de verificar a compatibilidade dos concorrentes a uma das vagas com o cargo de militar estadual. A próxima fase do concurso é o exame de saúde, previsto para ser realizado a partir do dia 18 de junho, no Centro de Educação da PM, em João Pessoa. A convocação com horários e outros detalhes, sairá na data da divulgação do resultado do exame psicotécnico.

Os candidatos devem observar atentamente o item 9 do edital do concurso para saber os exames exigidos e também o aditivo Nº 002, referente a modificações no exame. Os dois documentos estão disponíveis no linkhttp://www.pm.pb.gov.br/portal/informacoes/concursos/concursos-publicos/

Na etapa de saúde, os candidatos vão apresentar os 15 exames laboratoriais exigidos, que devem ter, obrigatoriamente, o nome e o número de identidade do candidato no exame, e passarão por uma inspeção para verificar a altura, capacidades visuais e auditivas, bem como a parte bucal e clínica.

Foco no exame de aptidão física – A preparação para o teste de aptidão física entrou na reta final para os candidatos. É que falta menos de um mês para o teste, que será realizado a partir do dia 20 de junho. São cinco provas cobradas.

Para os candidatos do sexo masculino, são cobradas cinco flexões de braços na barra fixa (com duas tentativas); corrida de 100 metros (tem que fazer em até 16 segundos, com duas tentativas); corrida longa de 2.400 metros, em 12 minutos (só admite uma tentativa); 35 abdominais em 1 minuto (com duas tentativas); e salto em altura de 1, 20 metros (com três tentativas).

Para as candidatas do sexo feminino, são cobradas suspensão em barra fixa por 10 segundos (com direito a duas tentativas); corrida de 100 metros em 20 segundos (duas tentativas); corrida longa de 2.100 metros em 12 minutos (com apenas uma tentativa); 30 abdominais em 1 minuto (com duas tentativas); e salto em altura de 1,00 metro (com três tentativas).

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou -se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Pleno do TJPB realiza sessão nesta terça-feira para escolha de novos desembargadores

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, nesta terça-feira (5), uma sessão administrativa às 15h, sob a presidência do desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte estadual.

Na pauta, estão as promoções de juízes ao cargo de desembargador, obedecendo aos critérios de merecimento e antiguidade. Também será formada uma lista tríplice da OAB/PB, para ser enviada ao governador do Estado que escolherá um novo desembargador.

O primeiro item da pauta é o edital de vacância nº 11/2024, que trata da promoção de um magistrado por merecimento. Ao todo, 18 magistrados se inscreveram para concorrer.

Outro item é o edital de vacância nº 12/2024, referente à promoção de um desembargador por antiguidade. Para essa vaga, apenas o magistrado José Guedes Cavalcanti Neto, o mais antigo, concorre.

Além disso, os desembargadores irão definir uma lista tríplice de advogados para o cargo de desembargador. Segundo o edital de vacância nº 13/2024, estão inscritos os advogados Anna Carla Lopes Correia Lima, Bruno Augusto Albuquerque da Nóbrega, Breno Wanderley César Segundo, Thiago Leite Ferreira, Nevita Maria Pessoa de Aquino Franca Luna e Flávia de Paiva Medeiros de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho conversado”: George Morais revela articulações com governistas insatisfeitos na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado George Morais (União Brasil), disse nesta segunda-feira (04/11), em entrevista à Rádio CBN Paraíba, que a oposição pode se fortalecer com a possibilidade de criação de um bloco ‘independente’ na Casa.

De acordo o parlamentar, esse grupo seria formado a partir de insatisfações de deputados da base governista após desentendimentos com o governador João Azevêdo (PSB) em disputas municipais de algumas cidades.

Sobre quais são os sinais dessas insatisfações, o deputado citou conversas com as deputadas Jane Panta (PP), Doutora Paula (PP), além de Eduardo Brito (Solidariedade), cujos grupos enfrentaram candidatos do governador e saíram vitoriosos nas campanhas.

“Tenho conversado sim com alguns deputados e deputadas que mostram sinais de insatisfação em razão de posições do governador. Há rumores de que esses parlamentares poderão formar um grupo independente, um grupo com autonomia, e caberá a cada um o posicionamento definitivo”, disse.

Continue Lendo