A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), concluiu nesta terça-feira (10) as atividades de promoção da adequação dos moradores do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias. As ações aconteceram por 3,5 anos, desde o processo de seleção dos moradores do residencial, depois no período de acomodação nos apartamentos e no dia a dia com atividades físicas, recreativas e passeios. O trabalho envolveu a prestação de serviços e a promoção de atividades integradas com outras secretarias que compõem a estrutura administrativa municipal.
A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, disse que a Semhab vai continuar acompanhando os moradores, apenas vai diminuir a frequência de atividades dentro do residencial, adiantando que o trabalho com os jovens e as atividades físicas vão continuar. Ela lembrou que o trabalho de assistência aos moradores também teve a parceria com outras secretarias e outros órgãos da Prefeitura, além de parceiros da iniciativa privada.
Socorro Gadelha disse que nessa última atividade no Residencial Vista do Verde foram oferecidos vários serviços. “Por exemplo: os integrantes do posto de saúde da família estiveram presentes e fizeram a verificação de pressão arterial, glicemia, aplicação de vacinas. Já a Faculdade Internacional da Paraíba levou uma equipe de estagiários de fisioterapia e enfermagem e ofereceu massoterapia, ventosa, verificação de pressão arterial”, elencou.
A secretária completou pontuando outras presenças. “Também teve uma equipe da Defensoria Pública para dar orientação jurídica e uma equipe do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, que realizou exames e limpeza odontológica. Esteve presente uma equipe Centro de Referência e Atendimento Social e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano para encaminhar os jovens ao mercado de trabalho, além de serem oferecidos serviços de embelezamento”.
A professora de Fisioterapia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Gladiadora Feliz, ressaltou que a parceria com a Secretaria de Habitação tem sido muito importante, pois oferece aos alunos a possibilidade de colocar em prática o que eles aprendem na teoria, na sala de aula. “Essa é uma parceria que é boa para todos nós, pois os alunos aproveitam como estágio e com toda certeza isso vai ajudar na atuação profissional deles no futuro. E é bom para a comunidade que pode utilizar os serviços que nós estamos oferecendo”, comentou.
Como parte da programação de encerramento das atividades sociais, teve a apresentação de uma enquete teatral com as meninas que participam do Grupo de Teatro do Vista do Verde, que fazem parte do projeto Arte e Cultura Florescer, organizado pelas técnicas sociais da Semhab. As quatro jovens participaram do espetáculo ‘O Mágico de Oz’, montado pelo grupo do Teatro Ednaldo do Egyto e, na enquete, elas fizeram um retrospectiva das atividades sociais desenvolvidas no residencial durante três anos.
Ana Evelin, de 14 anos, lembrou que era uma garota tímida e acanhada e agora não tem mais vergonha de interagir com outras pessoas, ressaltando que foi uma oportunidade ímpar que outras meninas nunca tiveram.
A dona de casa que disse que vai sentir saudades foi dona Eva Maria que sempre participou das atividades junto com o filho Alan Tardeli, um garoto especial. Ela garante que hoje tem mais segurança ao interagir com outras pessoas. “Vou ter saudade dos passeios que nós participamos e da convivência com a equipe técnica da Semhab, mas aproveito para agradecer a todos pela dedicação e agradeço também porque as atividades físicas vão continuar e isso vai ser muito bom para a nossa saúde”, declarou.