Nos acompanhe

Paraíba

“Defender a liberdade do povo”, diz paraibano sobre pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Publicado

em

Congressistas da oposição ao governo do presidente Lula (PT) apresentaram, nesta segunda-feira (09/09), um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento conta com mais de 150 assinaturas de deputados e foi entregue ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), mas ainda não foi oficialmente protocolado na Casa.

O requerimento ocorre após a decisão de Moraes de bloquear o uso do X (antigo Twitter) no Brasil.

A lista também conta com a assinatura do deputado paraibano e vice-líder da oposição, Cabo Gilberto (PL). Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (10/09), ele justificou o pedido como uma forma de defender o Estado Democrático de Direito, atribuindo ao ministro Moraes ações inconstitucionais e ilegais.

“Primeiro deixar claro à população que deveríamos estar discutindo outros problemas do Brasil, mas infelizmente temos a obrigação de defender a Constituição, defender a liberdade do povo brasileiro, sobretudo a nossa democracia, que está sendo atacada. Estamos hoje, literalmente numa ditadura da toga. Falamos e provamos reiteradas vezes. Já contamos com o maior número de assinaturas da história do nosso país 153 assinaturas de deputados federais. Já contamos com 32 votos de senadores. Vejam só, faltam nove votos para termos maioria absoluta no Senado Federal. Então, é importante que a população brasileira pressione os senadores para o reestabelecimento. O que dá é a imprensa rasgando a Constituição reiteradas vezes e espero que ele faça valer a vontade do povo brasileiro. Toda vez que eu vejo qualquer senador do Brasil, inclusive da Paraíba, eu peço para que defendam a Constituição e o Estado democrático. Que seja reestabelecido. Eu vou pedir, né? Agora eu só respondo pelo meu voto. Só respondo pelo meu mandato”, afirmou.

Ouça:

O presidente do Senado destacou que a Casa tem atuado para combater as interferências do Judiciário no Legislativo.

“Não devemos participar do orçamento. Eu tenho defendido muito, inclusive junto ao Supremo Tribunal Federal, esta prerrogativa do Parlamento de poder participar do Orçamento. Assim como faço críticas também ao Poder Judiciário. Todos aqui são testemunhas disso. Em alguns momentos recentes, eu fiz as minhas críticas de interferência no Poder Legislativo, como quando houve a decisão sobre o marco temporal e a decisão sobre a legalização de drogas e a pauta sobre o aborto. Em todos esses três temas eu pude não só discursar, mas tomar providências efetivas em relação ao marco temporal com a derrubada do veto presidencial, fazendo valer a lei. Em relação às drogas, com a apresentação de uma PEC sobre a questão das drogas no Brasil e o aborto acabou sendo retirado de pauta. Eu subi à tribuna do Senado Federal no dia 1 de fevereiro de 2023 e destaquei que alguns pontos mereceriam, de nossa parte, o nosso dever de legislar. Um deles era a questão das decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal, que não podem reconhecer a inconstitucionalidade de uma lei votada nas duas Casas e sancionada por um Presidente da República e um único ministro desconstituir esta realidade política de dois poderes. Então eu defendi essa PEC das decisões democráticas. Ela foi aprovada aqui com uma apertada maioria no final do ano passado e hoje está na Câmara dos Deputados, né? Atualmente, na Câmara dos Deputados para haver essa análise”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo