O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) empossou, nesta segunda-feira (9), a nova Comissão de Ética Médica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Composta pelos médicos Isabel Gomes Nogueira, Mariana Gama Costa e Antônio Tibério Fernandes (membros titulares), e Keila Araújo de Oliveira, Frederico Augusto Ribeiro e Adriano Rodrigues, (suplentes), a comissão é responsável por fiscalizar a conduta dos profissionais no âmbito hospitalar, contribuindo para um ambiente cada vez mais seguro para os pacientes.
A nova Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Isabel terá um mandato de 30 meses a partir da posse. Uma das empossadas, a médica Mariana Gama, explicou a importância e funcionamento do colegiado na unidade.
“As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina. Aqui dentro do Santa Isabel nós vamos acompanhar toda a rotina, os atendimentos, como uma espécie de guardiões”, disse Mariana Gama.
A nova Comissão de Ética Médica do Hospital Municipal Santa Isabel foi eleita no dia 26 de agosto em um processo eleitoral que contou com a participação dos médicos que integram o quadro de profissionais da unidade, todos aptos a participarem da votação.
Além dos novos membros da Comissão de Ética, participaram da solenidade de posse, realizada pelo presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, a diretora-geral do Santa Isabel, Adriana Lobão, o diretor técnico Fagner Dantas e o diretor administrativo, Mileno Rodrigues. A solenidade contou ainda com a participação do primeiro vice-presidente do CRM-PB, Walter Azevedo e da segunda vice-presidente, Débora Cavalcanti.