Mais de 60 profissionais de Marketing se reuniram ontem (17), no auditório 5 do Espaço Cultural para discutirem as tendências do Marketing Digital. A 2ª edição do Encontro de Gestores de Marketing (EGM), promovido pela Sin Comunicação, pela Gráfica JB, pela Marketing e Valor e pelo Campus Festival, teve como tema “Marketing Digital não é só Rede Social” e contou com a participação de professores e profissionais do mercado de Recife e Natal.
O encontro foi realizado dentro da programação do Campus Festival e, de acordo com Will Fonseca, diretor e fundador do Campus, agregar o EGM à programação de seu evento foi uma oportunidade muito rica, já que esse tema ainda não estava presente no conteúdo. “O Campus é um evento que a cada ano se completa e agrega cada vez mais assuntos e pessoas. Nosso objetivo é sempre adicionar conteúdo, conhecimento e promover muita discussão que venha acrescentar cada vez mais experiências aos participantes. Gostei muito do resultado e espero que no próximo ano estejamos juntos novamente”, disse.
Para a gerente de Marketing da Sin Comunicação, Thaisa Bogoni, esse encontro foi uma excelente oportunidade para expandir ainda mais os contatos e o relacionamento do mercado local. “É muito bom ver que nosso encontro está sendo um vetor de aproximação dos profissionais, além de gerar conhecimento e aprimoramento. Espero que os participantes tenham levado para suas empresas um pouco do conteúdo apresentado e que tenham a oportunidade de aplica-lo na prática”.
O gerente de Marketing da Gráfica JB, Alessandro Pinon, disse que saiu do encontro com a sensação de missão cumprida. “Conseguimos reunir um grande número de profissionais e mostrar para cada um sua a importância e a necessidade de estarmos juntos para fomentar um mercado cada vez mais unido e aprimorado”.
A consultora da Marketing e Valor, Maeve Nóbrega, acredita que o Encontro de Gestores de Marketing é um projeto pioneiro, pois, além de ser o primeiro no estado, ainda contou com profissionais de outros estados que atuam em empresas especializadas na área de Marketing Digital e que realizaram um debate de alto nível técnico.
DEBATE
O debate contou com a mediação do professor Nelsio Abreu, doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e professor do programa de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que comandou o grupo composto por Renata Baldanza, doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também professora do programa de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ubirajara Carratu, fundador da Carratu Digital; e por André Nunes, Head de Negócios da Jogga Digital.
Nelsio abriu as discussões lembrando da necessidade da aproximação da academia com o mercado, pois a compreensão que essa união pode trazer sobre o comportamento do consumidor, será de imensa colaboração para o crescimento e aprimoramento do mercado.
Para Renata, esse distanciamento não deveria existir já que a academia subsidia o mercado com informações que podem mudar qualquer estratégia. “A academia consegue pegar a problemática e avaliar qual o processo que precisa ser resolvido. O mercado não tem esse tempo, e nós podemos ajudar com muitas soluções”.
André Nunes acredita que envolver a academia no processo para entender como funciona a jornada de compra do consumidor é de extrema importância. “Hoje o consumidor participa ativamente da vida das marcas. Entender o que ele quer e o que busca, seria o mundo perfeito para nós”.
Por isso, os especialistas acreditam que processo de venda vai muito além de levar um produto para casa. “A venda não termina no ato da compra, nesse momento ela acaba de começar. Um consumidor fidelizado não é aquele que compra da mesma marca, mas aquele que indica uma marca”, disse Renata.
Segundo o fundador da Carratu Digital, Bira Carratu, uma ferramenta que é muito eficaz para gerar esse encantamento, que vai permitir que o consumidor indique uma determinada marca, é o Inbound Marketing. “Hoje tudo é baseado em experiência. Não temos a certeza do que nosso consumidor deseja, precisamos aprimorar nossos produtos para entender o que ele busca e ai sim, oferecer algo que proporcione uma experiência inesquecível a ele”.
Para Bira o Inbound Marketing é uma ferramenta de construção de imagem e seus resultados não são de curto prazo. “Infelizmente o Inbound ainda não é bem utilizado no mercado já que é preciso saber o que quer e onde se quer chegar”, enfatiza.
Bira conclui afirmando que Marketing Digital é teste, e como todo teste é preciso fazer e colocar em prática para ver se vai dar certo. “Somente assim é que veremos o que funciona e o que não funciona em seu mercado”.
Renata acrescenta que as empresas precisam se atentar que o consumidor de hoje é muito esperto e sabe o que quer. “Não adianta a empresa se propor a entregar uma boa flor se ele não planta uma boa semente”, refletiu.
“Sem realismo não há engajamento”, afirmou André da Jogga Digital. Para o especialista as pessoas preferem ter contato com o produto real e não com aquele que é uma coisa na foto e outra na realidade.
Para finalizar, o mediador do debate acrescentou: “Quando entendemos a informação sabemos o que podemos e como devemos usá-la.”
Ao final do encontro ainda aconteceu um “happy hour” com o objetivo de promover um networking entre os participantes. Realizado pelo Campus Festival e por parceiros do EGM, o destaque ficou por conta da cerveja “Campus Festival” criada exclusivamente para a ocasião, uma edição especial em parceria com a cervejaria Turmalina.