Nos acompanhe

Paraíba

Mães de recém-nascidos em recuperação recebem acolhimento na Casa de Apoio do Edson Ramalho

Publicado

em

O nascimento de um filho é um momento de muita alegria, mas pode gerar preocupações e vulnerabilidades, quando o recém-nascido precisa ficar internado para tratamento de saúde. Para amenizar a situação, a Maternidade do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) disponibiliza às genitoras a Casa de Apoio às Mães, um ambiente de acolhimento, amor e cuidado. A unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, possui o selo Amigo da Criança, concedido por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher.

Quem reconhece a importância de um acolhimento durante o puerpério são as hóspedes da Casa de Apoio, entre elas, Thalia Bento, mãe de Samuel Gael, que está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal da Maternidade do HSGER. Thalia está em sua quarta gestação, mas as duas primeiras foram ectópicas (condição que ocorre quando o embrião se implanta fora do útero. A gravidez ectópica não pode ser levada até o fim, pois o feto não consegue sobreviver por muito tempo fora do útero). Na terceira, o filho faleceu com um mês de vida por complicações da gestação. Nos últimos dias, ela tem passado por turbulências desde o nascimento de Samuel, com 36 semanas.

Thalia contou que, durante a gestação, ela teve pico de hipertensão e infecção urinária, o que não foi detectado a tempo e comprometeu a saúde do seu filho, que foi acometido por pneumonia. Entre idas e vindas a hospitais na cidade de Queimadas, onde reside, indicaram que ela o levasse para o Edson Ramalho, onde receberia melhor tratamento. “Eu estando forte, ele vai estar forte. Minha força vem de Deus e do meu filho. Quando estou com ele, é um sentimento sem explicação, é o paraíso”, contou emocionada. Thalia ainda não pode colocar Samuel no colo, mas ela o toca com um dedo, que fica envolvido pelas mãozinhas dele.

O pequeno ainda não consegue mamar, mas a cada três horas, a mãe faz a ordenha do leite para alimentá-lo. Enquanto isso, ela tem passado seus dias na Casa de Apoio às Mães e, segundo a hóspede, tem sido uma experiência ótima. “As meninas são maravilhosas. Eu tinha receio porque estou longe de casa, mas aqui foi o lugar que mais se aproximou da minha casa. Acho que o diferencial é o cuidado. A equipe só falta pegar a gente no colo. Quando estamos pra baixo, elas nos acalmam e nos transmitem paz”, contou.

A gestora de Práticas Multiprofissionais do HSGER, Railda Gomes, apontou que a assistência às mães é realizada por equipe multiprofissional, contemplando diversos eixos assistenciais. “As equipes de Psicologia e Assistência Social dão o suporte social e emocional e realizam acolhimento das mães e familiares, neste momento delicado e de fragilidade. Já os profissionais de Fonoaudiologia atuam com orientações e fortalecimento das boas práticas do aleitamento materno, entre outras. Além disso, há os atendimentos em Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição para uma assistência global e humanizada”, pontuou.

Todas as refeições das mães são prescritas pelos nutricionistas do hospital. Diariamente, são disponibilizadas seis refeições. Segundo a gestora, o atendimento multiprofissional ainda inclui a realização de atividades interativas, oficinas, momentos de cinema, momentos de beleza, rodas de conversa e passeios. Também há o trabalho de incentivo à doação de leite para os bebês cujas mães não conseguem fazer a ordenha. O Posto de Coleta de Leite Humano do HSGER é vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral.

Acompanhamento – A técnica de Enfermagem Paula Lima acompanha as mães em sua rotina diária e dá o seu melhor para fazer com que o nome do alojamento se torne presente na vida delas. “As mães chegam abaladas porque os bebês não estão bem, então, proporcionamos momentos de conversas, dinâmicas e rodas de diálogo, por exemplo. Aqui somos todas iguais, todas mães, e estamos aqui para dar força, abraçar e falar da palavra de Deus”, comentou.

Retorno – A jovem Rayssa Bezerra, de 22 anos, é a mais antiga da Casa de Apoio às Mães, hospedada há um mês e 15 dias. Seu bebê, Adrian Rafael, nasceu de 29 semanas e ficou internado na UTI, mas já foi transferido para a unidade de cuidados intermediários (Ucin). Esta é a segunda vez que Rayssa é acolhida na Casa de Apoio, já que em sua primeira gestação seu filho também nasceu prematuro, no mesmo local. Naquela ocasião, foram 27 dias à espera de ir para casa com seu filho.

“Desta vez, está sendo menos difícil porque já tenho experiência. Nesse período de um mês e meio, muitas mães já saíram e outras chegaram, então, meu maior desejo é poder levar meu filho para casa. Mas enquanto o dia não chega, as profissionais são muito amorosas”, contou Rayssa. Segundo ela, há uma troca de histórias de vida entre as mães. Inclusive, ela busca acolher quem chega. “Aqui, uma sabe da história da outra, e uma vai dando força à outra”, destacou.

Quem também acompanha de perto o dia a dia na Casa de Apoio às Mães é a copeira Geovana Aparecida. Ela tem bem clara sua missão: “servir com excelência e, através do amor, curar a alma”. Geovana está sempre fazendo um agrado, seja servindo um cafezinho, penteando o cabelo das mães ou contando histórias. “É emocionante vê-las chegando, precisando do colo da mãe, apesar de serem mães. Aqui nós fazemos um ambiente maternal porque quando a gente passa por aflições, a gente quer ir para casa da mãe. Então, o nome do alojamento é muito propício”.

A Casa de Apoio às Mães tem dois quartos com seis camas, cada um. O local dispõe de sala de estar, sala de jantar, banheiro e recepção. Nesta semana, cinco mães estão hospedadas, enquanto esperam a recuperação dos seus filhos.

Continue Lendo

Paraíba

Sheyner Asfóra destaca avanços para advocacia criminal na gestão de Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A gestão de Harrison Targino como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) se destaca pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e pelo trabalho desenvolvido para beneficiar as mais diversas especialidades. Na advocacia criminal, por exemplo, suas ações são reconhecidas e elogiadas por profissionais de todo o estado.

O advogado Sheyner Asfóra afirmou que seu apoio a Harrison na eleição da OAB decorre do trabalho realizado e da valorização da advocacia criminal paraibana.

Entre as ações realizadas pela OAB Paraíba, Sheyner destacou as visitas institucionais à Secretaria de Segurança Pública, à Secretaria de Administração Penitenciária, às Polícias Militar e Civil e ao Ministério Público, com o objetivo de estreitar e resgatar as relações institucionais. “Essa aproximação é importante para estabelecer um canal de contato direto, evitando assim possíveis tensionamentos em situações que envolvam advogados e advogadas no exercício da profissão”, disse.

Sheyner também lembrou que a gestão de Harrison Targino foi responsável pela realização da plenária da Advocacia Criminal, pela criação e implementação do parlatório virtual e por ações junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba para discutir a criação da Vara de Organização Criminosa e da Vara do Juiz de Garantias, além de atender demandas de advogados e advogadas que buscaram o apoio da Ordem.

Entre outras ações, destacam-se: o evento realizado na OAB Paraíba com a presença do Corregedor de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde foram apresentadas pautas de interesse da advocacia criminal, e o evento na OAB com a presença de um desembargador da Câmara Criminal, onde foram discutidas questões de interesse da advocacia criminal.

A gestão de Harrison Targino também se sobressaiu pela realização de diversas atividades voltadas a advogados e advogadas criminalistas na Escola Superior da Advocacia (ESA), como o curso de iniciação na Advocacia Criminal, entre outros temas focados no aprimoramento da atuação na área.

Sheyner também destacou a importância de eleger a chapa encabeçada por Alberto Jorge e Jarlany Vasconcelos, que é advogada criminalista, para presidente e vice da subseção da OAB de Campina Grande. “Precisamos eleger candidatos comprometidos com a advocacia e que defendam também a área criminal. Alberto e Jarlany têm sido defensores incansáveis da Advocacia Criminal em Campina Grande, e o reconhecimento ao trabalho deles é mais do que merecido. Juntos de Harrison, eles formam uma equipe comprometida com o fortalecimento da advocacia criminal”, disse.

Sheyner Asfóra é advogado criminalista com mais de 20 anos de atuação profissional. Foi presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, presidiu o Conselho da Comunidade vinculado à Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa como representante da OAB-PB, foi Conselheiro Federal entre 2016 e 2018 e concorreu ao cargo de presidente da OAB-PB no ano de 2018.

Continue Lendo

Negócios

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (11), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 691 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 241, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Cajazeiras.

O maior número de vagas em João Pessoa será para os cargos de operador de caixa, operador de acabamento, auxiliar de limpeza, auxiliar de linha de produção e ajudante de carga e descarga de mercadoria (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para armador de ferros – fundamental completo (5), cumim (5), recepcionista de mercadorias (5), soldador (4) e para técnico em fibras ópticas – possuir veículo próprio (3), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 92 vagas, com destaque para empacotador, a mão – fundamental completo (8), consultor de vendas, repositor de mercadorias (6 vagas cada), açougueiro, auxiliar de cozinha e garçom (4 vagas cada), e ainda oportunidades para motorista entregador, instalador fotovoltaico e supervisor de vendas no varejo – médio completo (3 vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 186 vagas de emprego, entre as quais ajudante de carga e descarga de mercadoria, eletricista de inst.de veículos automotores, (30 vagas cada), auxiliar de linha de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), operador de caixa (18), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 32 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador, vendedor de comércio varejista e costureiro, a máquina na c. em série (5 vagas para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de linha de produção (2  vagas para cada), desenhista industrial gráfico, soldador, auxiliar de seguros, motorista de carro de passeio e motorista de caminhão (1 vaga para cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as 17 vagas contemplam funções como vigia noturno, mecânico de automóvel, ferreiro armador na construção civil, carpinteiro – fundamental completo, armador de ferra. na construção civil e ajudante de carga e descarga de mercadoria (2  vagas para cada), estoquista, cozinheiro geral, motorista de caminhão, servente de obras e auxilia de cozinha (1 vaga para cada).

Em Guarabira, o Sine-PB vai oferecer 99 vagas para diversas funções tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 vagas para cada), atendente de padaria – médio incompleto (15), auxiliar de estoque (10), fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3). Em Sapé, serão duas vagas para balconista de açougue (médio completo).

Em Bayeux, serão 13 vagas – quatro para auxiliar de logística – fundamental completo, vendedor interno – superior completo (3), operador de caixa, motorista carreteiro, gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista (1 cada). No Conde, serão oferecidas duas vagas para supervisor de logística – médio completo.

No município de Mamanguape, serão ofertadas duas vagas – retificador de motores de veículos (1) e outra para supervisor de operações de logísticas (médio completo). No Sine estadual de São Bento, serão três vagas – assistente administrativo, promotor de vendas e vendedor – no comércio de mercadorias (1 vaga para cada). Em Cajazeiras, serão duas vagas, sendo uma de auxiliar de mecânico diesel e outra para técnico mecânico – máquinas.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Enem 2024: candidatos têm gratuidade no transporte público em João Pessoa e Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorrerá neste domingo (10/11), e os candidatos das cidades de João Pessoa e Campina Grande contarão com transporte público gratuito para facilitar o acesso aos locais de prova.

Em João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) garantirá o benefício da gratuidade aos candidatos que apresentarem o cartão de confirmação do ENEM 2024 e um documento de identificação com foto. A operação especial envolverá 150 ônibus em 54 linhas, reforçando a circulação com mais viagens em rotas que passam pelos locais de exame. Além disso, 50 agentes de mobilidade estarão nas ruas desde as 6h para orientar o trânsito e facilitar o fluxo nas áreas de prova.

Em Campina Grande, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), estenderá o Programa Tarifa Zero para todos os passageiros, não apenas os candidatos. O transporte gratuito será disponibilizado entre 5h e 20h, com um aumento de 30% na frota nas linhas que atendem os pontos de prova, buscando garantir a todos a facilidade de transporte, especialmente aos candidatos que têm baixa renda.

Neste domingo os alunos realizam as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Horários da prova:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída, mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30

Saída com o caderno de questões: a partir das 18h

Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30

Continue Lendo